Prece inicial
Primeiro momento: apresentação de desenhos, com comentários.
Os desenhos foram feitos pela evangelizadora Cristina Chaves, do terceiro ciclo da Infância, da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Bairro Jardim das Palmeiras em Porto Alegre/RS, responsável pelo site http://www.freewebs.com/sementinhasdocaminho.
[Clique aqui] para ver e baixar o PowerPoint sobre o tema da aula.
Figura 1 (tropeçar em uma pedra) - O que são drogas? No caso da figura, o que significa a palavra DROGA? Possui vários significados, mas vamos usar no sentido de coisas desagradáveis, ruins.
Também podemos dizer que droga é uma substância que causa alteração no corpo e na mente. Pode ser inalada (cheirada), ingerida (engolir) ou injetada (na veia).
As drogas também podem ser lícitas (permitidas pelas leis humanas) ou ilícitas (não permitidas pelas leis humanas).
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 2 (aranha gigante) – Drogas causam alucinações, ou seja, ilusões, fantasias. Também podem ocasionar a sensação de ser perseguido ou de ver ou ouvir coisas que não são reais.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 3 (cocaína e crack) – São drogas lícitas? Não. Causa dependência e pode levar a morte. O que vemos na figura? O caixão significa que as drogas levam à morte do corpo físico, seja por uma overdose ou pelo uso contínuo. Cocaína é chamada de crack quando fumada em forma de pedra. O dependente pode ficar agressivo, ter ansiedade, medo, trocar de humor, depressão.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 4 (fumando maconha) – Maconha é uma droga lícita? Não. O que está acontecendo? Será que a pessoa se sente bem? Por quê? Se drogar faz mal ao corpo e ao espírito. Maconha é fumada em forma de cigarro. Deixa a pessoa iludida, e depois vem a tristeza, a falta de memória, prejudica nos esportes, fica com raciocínio lento, pega gripe mais fácil.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 5 (tabaco) – É uma droga lícita? Sim. Faz mal? Sim. A pessoa que fuma fede (roupa, cabelo, corpo, boca). Quem está junto de quem fuma acaba fumando junto. É chamado de fumante passivo e também sofre os efeitos do cigarro, por isso não é mais permitido fumar em muitos lugares públicos ou fechados. O cigarro pode causar problemas no coração, doenças pulmonares, câncer, a doença chamada cancro, que pode atingir a boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero.
Clique aqui para ver o que o cigarro pode ocasionar.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 6 (bebê-fumaça) - Mãe que fuma na gravidez ou na amamentação, o filho fuma junto. O bebê nasce com menos peso, pode ter parto prematuro (nascer antes do tempo), além de outros problemas pulmonares como asma.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Figura 7 (Bebidas alcoólicas) – Álcool é uma droga lícita? Sim. Muitas vezes a pessoa que bebe não sabe parar. O álcool faz mal à saúde, ocasiona vômitos, dor de cabeça, tremores, suor excessivo, aumento da agressividade e ressaca (mal-estar geral). Quem bebe não pode dirigir, porque tem seus reflexos e visão diminuída, podendo atropelar alguém, causar um acidente e até matar alguém ou se matar.
O uso contínuo leva à dependência, doença e morte. O dependente perde os amigos, a família, o emprego, até a própria vida, causando tristeza e sofrimento às pessoas com quem convive. O alcoolismo é uma doença, e deve ser tratada com auxílio médico, psicológico e espiritual.
Jovens com menos de 18 anos não podem beber, inclusive é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Lembrar que, quem usa qualquer tipo de droga, não tem boas companhias espirituais, pois espíritos ainda ligados ao vício se unem a quem se droga para sorver as baforadas de fumo, aspirar o hálito dos embriagados, ou sentir os efeitos alucinógenos das drogas ilícitas. Além disso, as drogas causam lesões no corpo espiritual (perispírito), podendo resultar em problemas físicos nas reencarnações futuras.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Prevenção às drogas: a prevenção começa pelas atitudes dos pais ou responsáveis, no lar, dando bons exemplos, educando à luz dos ensinamentos de Jesus, enaltecendo os valores do espírito, esclarecendo acerca dos malefícios das drogas, acompanhando e vigiando carinhosamente a vida social e escolar dos filhos. Também são importantes os momentos de prece, a realização do Evangelho no Lar em família, e a consciência de que é importante cuidar do corpo físico com exercícios, boa alimentação, pensamentos positivos.
Maneiras de dizer NÃO:
Pode-se...
dizer, simplesmente: - Não, obrigado. (E, se possível, ir se afastando).
dar uma razão ou uma desculpa: - Não, obrigado. Não quero ficar tonto. (Ou vou dirigir depois).
evitar a situação, não freqüentando lugares ou convivendo com pessoas que usam frequentemente drogas.
usar a união, andando com amigos que não usam drogas.
Figura 8 (diga não às drogas): O ideal é nem experimentar as drogas. Drogas levam à dependência, à solidão, à violência, ao assalto, ao roubo, doenças e muitas vezes a mortes prematuras.
Por que se diz que é o caminho das drogas? Porque a pessoa precisa de cada vez mais drogas e mais pesadas para manter a sensação ilusória de felicidade e poder.
Existem pessoas que deram a volta por cima, fazem trabalhos voluntários, auxiliam outras pessoas, porém, o caminho de volta é muito difícil. O ideal é nem começar a traçar esse caminho que só traz dor e sofrimento.
Se temos algum amigo, conhecido ou membro de nossa família que tem algum tipo de vício, devemos fazer preces, conversar com muito amor (quando houver oportunidade), alertando sobre os prejuízos que está causando para si e para os demais membros da família. Além disso, procurar auxílio médico, psicológico e espiritual.
Lembrar que dizer NÃO às drogas é uma atitude inteligente, de amor à vida.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Clique aqui para ver subsídio ao evangelizador.
OBS: O Grupo Espírita Seara do Mestre possui um grupo de apoio para aqueles que desejam se livrar do vício. A equipe de trabalhadores voluntários é formada por médicos e enfermeiros que entendem do assunto (estudaram muito) e que auxiliam na recuperação dos drogados e de suas famílias.
Iniciado em abril de 2002, o "Grupo Apoio Fraterno", de auto-ajuda a drogadição com atendimento a dependentes e co-dependentes, reúne-se todas as quintas às 19 horas. Auxiliam, também, a outras casas da região na implantação de Grupos de Apoio.
Visando reunir informações a respeito do tema, a equipe de trabalhadores, lançou o livro: Apoio Fraterno – Auxiliando almas a vencer a drogadição.
Clique aqui no livro para conhecer e saber como adquiri-lo.
Segundo momento - atividade: distribuir folhas em branco e solicitar que façam um desenho sobre o tema da aula e escrevam uma frase, posteriormente formar um único cartaz com uma frase. Sugestão: SEJA INTELIGENTE, DIGA NÃO ÀS DROGAS E SIM À VIDA.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.