Preconceito, Diga Não! III


Lei de Igualdade - O Livro dos Espíritos, cap. IX


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar o inicio da história Os Grãos de arroz, do livro A Vida Ensinou, da autoria de Maria Ida Bachega Bolçone.

         Clique aqui para ver a história e a parte que contamos.

         Segundo momento: dizer aos evangelizandos que vamos fazer com eles a mesma técnica que a professora de Pedrinho fez com os seus alunos.

         Pedir que eles observem a sala onde se encontram por alguns momentos. Após solicitar que fechem os olhos e respondam as perguntas do evangelizador: (adaptar as perguntas de acordo com o ambiente de sua sala de encontros).

          Quantas janelas têm a sala?

          Tem algum cartaz da sala? Quantos?

          Qual a cor da camisa do evangelizador?

          Tem uma vassoura da sala? Onde se encontra?

          Viram alguma coisa de diferente, que não haviam percebido antes?

         Terceiro momento: pedir que eles abram os olhos e vejam se acertaram as perguntas. Salientar que eles, mesmo já conhecendo a sala, não acertaram todas as respostas. Na seqüência, mostrar um grande cartaz com imagens de pessoas de várias idades, nacionalidades, estilos de roupas, raças, limitações físicas.

         Solicitar que observem as pessoas e escolham uma que lhes chamou mais a atenção. Solicitar que alguns ou todos, de acordo com o número de evangelizandos e o tempo da aula, descrevam o personagem que escolheram, explicando porque aquela imagem chamou mais a sua atenção.

         Quarto momento: estabelecer um diálogo com os evangelizandos a respeito do cartaz:

          As pessoas tem alguns aspectos físicos semelhantes e outros diferentes: alguns são altos, baixos, negros, brancos, índios, amarelos; podem ser de diversas classes sociais, com idades diferentes.

          Moram no mesmo país? A pele tem a mesma cor? São todos iguais fisicamente? Não.

          Moralmente? Tem o mesmo grau de evolução espiritual? Provavelmente não.

          Em que todos são iguais? São Espíritos. O que o corpo representa para o Espírito? É uma vestimenta.

          Reencarnamos sempre em corpos semelhantes? Não, reencarnamos em corpo com as características necessárias ao nosso aprendizado e evolução naquela reencarnação.

          Vamos ser sempre homem, mulher? Podemos reencarnar como homem ou como mulher, dependendo do que precisamos vivenciar.

          Qual a raça que nascemos em outras existências? Podemos ter nascido em diferentes raças, em diferentes locais do mundo.

          Podemos já ter nascido com alguma deficiência física ou mental ou ter no futuro? Sim, dependendo dos nossos comprometimentos morais e das provas que escolhemos para evoluir.

          Não devemos avaliar as pessoas pela aparência, pois o verdadeiro valor não está na aparência, mas sim nas qualidades morais que já possui.

          Todas as pessoas são importantes e possuem valor, independente de serem ricos, pobres, amarelos, índios, negros, brancos, desta ou daquela religião. Devemos respeitar todas as pessoas. Algumas pessoas pensam que as outras tem menos valor, seja porque são mendigos, índios ou ladrões, esquecendo-se que somos todos irmãos, evoluindo, rumo à perfeição.

          Ler a questão 803 de O Livro dos Espíritos.

         Subsídio ao evangelizador: nosso corpo é planejado na Espiritualidade, e muitos de nós ajudam no planejamento do seu corpo, de acordo com as características que são necessárias para nossa reencarnação: seja o olho de tal cor, o cabelo, a altura, a cor da pele, da mesma maneira que escolhemos a família e o local (o país) que vamos reencarnar. Não lembramos se já reencarnamos como homens ou mulheres, brancos, pretos, amarelos e de várias outras raças. Podemos já ter dito limitações físicas ou mentais ou vir a ter. Todos já vivemos várias existências e viveremos muitas outras, sempre evoluindo, até nos tornarmos Espíritos perfeitos como Jesus e aí continuaremos evoluindo somente no mundo espiritual.

         Quinto momento: concluir a história.

         Clique aqui para ver a adaptação do final da história.

         Sexto momento - sugestões de atividades:

         Atividade 1: distribuir xérox ou recortes de revistas de pessoas diferentes para cada evangelizando e juntos montarem um único cartaz.

         Atividade 2: levar um cartaz com um círculo bem grande simbolizando o planeta Terra e uma frase, na medida que eles foram pintando colar os desenhos dentro do círculo.

         Atividade 3: distribuir xérox de pessoas ou recortes de revista e pedir que colem no caderno ou em uma folha de ofício, solicitar que escrevam como imaginam que seja aquela pessoa (características físicas e espirituais). Se for folha de ofício podem ser colocadas todas em um varal na sala de encontros.

         Podemos enviar vários desenhos de pessoas. Mande-nos um e-mail.

         Sugestões de frases para os cartazes:

         Somos todos Espíritos em evolução. Reencarnamos para evoluir, nosso destino é a felicidade.

         Clique aqui para conhecer o nosso cartaz.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]