Páscoa: significa passagem. Antigamente, antes de Jesus, as pessoas comemoravam a passagem pelo mar Vermelho realizada por Moisés e pelo povo que ele guiava, a fim de libertá-los da escravidão. Depois que Jesus encarnou na Terra, os cristãos lembram, durante a Páscoa que Jesus, depois da morte do corpo físico, reapareceu em espírito aos apóstolos e para alguns amigos. Ele ensinou, mais uma vez, que a vida continua após a morte do corpo material, em espírito, no Mundo Espiritual.

         O Espiritismo não tem rituais, nem datas especiais. Mas os espíritas não vivem alienados, nem fazendo de conta que ninguém comemora a Páscoa, o Natal ou outras datas. Porém não deve haver, no Centro Espírita, chocolates ou coelhos nesta época do ano.

         É interessante que os evangelizandos saibam que a Páscoa é um momento em que as pessoas aproveitam para trocar abraços, afeto e bons sentimentos, reforçando o amor fraternal que deve haver entre os filhos de Deus. Se necessário o evangelizador deverá esclarecer o assunto; poderá contar a história da vida de Jesus e o Seu aparecimento em espírito, após a morte do corpo físico. Atividades relacionadas com troca de afeto (como um cartão para um amigo), são sempre bem-vindas. Outra sugestão é o evangelizador narrar uma história e outros fazerem a dramatização através de fantoches. Após a história cada evangelizando desenhará sua mão em um papel branco (recortar) e colará em um papel pardo formando um grande cartaz com a palavra PAZ. Sugestão da história você poderá encontrar neste site: "Lição na Floresta". Clique aqui para ver e montar os desenhos que fazem parte da história, enviados pela evangelizadora Marcia Silva, DIJ - Centro Espírita Perdão e Caridade - Lisboa - Portugal.

          Clique aqui para ver texto de esclarecimento que poderá ser estudado pelos evangelizadores em grupo ou individualmente.

         PPS do Projeto 1868 sobre o texto acima.

         No Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia da Criança: pode-se desenvolver temas como Família, Respeito, Caridade no Lar, Obediência, Laços Familiares, Liberdades e Limites na Família ou Colaboração no Lar, conforme a idade, a realidade e a proposta do currículo do Ciclo.

         [Clique aqui] para ver a atividade enviada pela evangelizadora Tania Stidwill, do Centro Espírita Allan Kardec, Winterthur/Suíça. Outras sugestões você encontra no site www.ceeak.ch.

         Abaixo sugestões de atividades enviada pela evangelizadora Adriana Timón da União Espírita de Peruíbe – Peruíbe/SP.

         [Atividade 1]

         Atividade 2:

Cartão para as mães

         Objetivo: fazer o evangelizando refletir sobre a importância da pessoa que exerce o papel de mães na vida deles. Lembrar de Maria, mãe de Jesus, que foi uma grande mulher, escolhida por Deus para trazer ao mundo, o Espírito mais perfeito que já existiu em nosso planeta, que nos serve de guia e modelo. Quando necessitarmos de nossa mãe e ela não estiver por perto, podemos elevar nosso pensamento a Maria, nossa mãe espiritual e pedir que ela nos auxilie, que com certeza receberemos a ajuda necessária para as nossas dificuldades.

         Sugestão de como fazer um cartão para as mães adaptado de modelo retiro do site http://www.edicoesgil.com.br/educador/maes.html de Rita Foelker.

         Para o cartão, poderá ser usado papel DUPLEX (ou semelhante). Dividir ele em quatro, para fazer quatro cartões.

         Para fazer a semente, recortar um círculo de papel camurça, de tamanho pequeno.

         Para confeccionar a flor, colar um papel camurça sobre o outro (de modo que fique aparecendo a camurça nos dois lados, frente e verso.). Desenhar a flor e recortar. Depois recortar mais uma flor, mas sem ser frente e verso, e colá-la no cartão.

         Utilizar pequenos pedaços de imã, recortando dois círculos: um grande (4cm) que vai atrás da flor (frente e verso) e um círculo menor (2,5 ou 3cm) para o miolo da flor do cartão.

         Pedir que os evangelizandos tragam uma foto (3x4 cm) que será colada em um círculo de 4cm de diâmetro. No caso de não ter a foto, escrever o nome do evangelizando no meio da flor (frente e verso). Outra sugestão é tirar fotos com antecedência dos evangelizandos.

         [Clique aqui] para ver modelo de flor.

         [Clique aqui] para ver as fotos.

         [Clique aqui] para ver sugestões de mensagens.

         Na época do Natal: é importante ressaltar o exemplo de vida do aniversariante. Lembrar a missão do Cristo, falar de sua família, de sua humildade, fazendo desse período um momento de reflexão e ações para um mundo melhor. Sugerimos alguns textos que poderão ser adaptados para peças teatrais, a ser apresentado pelas crianças, jovens e evangelizadores.

         [Clique aqui para ver os textos]

          Sugerimos que seja utilizado com os evangelizadores, a título de esclarecimento e informação o texto de Suely Caldas Schubert "Práticas Exteriores".

         Outro aspecto que podemos abordar para se trabalhar o tema Natal é o Amor ao próximo ensinado por Jesus, é uma data em que as pessoas se tornam mais solidárias e amorosas, procuram auxiliar a muitos irmãos praticando a caridade. As famílias se reúnem, todos se desejam coisas boas, nosso planeta recebe mais energia positiva e muitos Espíritos vem para nos auxiliar no despertar de nossos sentimentos; tornamo-nos mais receptíveis ao auxilio e intuição da espiritualidade amiga.

         Apresentamos como sugestão a história A Princesinha Darah, enviada pela evangelizadora Guacira Machado, do Centro Espírita Missionários do Mestre, Curitiba/ PR, para se trabalhar o tema.

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO (EVOLUÇÃO).

         A caridade é o amor em ação. A caridade moral, como a entendia Jesus, é elucidada na questão 886 de O Livro dos Espíritos, como sendo benevolência (boa vontade) para com todos, indulgência (tolerância) para com as imperfeições alheias e perdão das ofensas.

         Também podemos classificar a caridade em:

         Material: doação de alimentos, roupas, dinheiro, remédios.

         Mental: pode ser exercida através da prece, vibrações, perdão sincero, sentimentos de amor e carinho, coisas boas que desejamos aos outros.

         Verbal: expressa-se por palavras que expressam amor, consolo, falar suave, sem gritar.

         Passiva: é o silêncio diante da ofensa, atenção diante de um desabafo de alguém que sofre.

         Gestual: são as atitudes como um abraço, carinho, sorriso, aperto de mão.

         Mediúnica: quando em uma sessão mediúnica os desencarnados são ouvidos e auxiliados.

         Canto de Natal enviado pela evangelizadora Guacira Machado, do Centro Espírita Missionários do Mestre, Curitiba/PR.

         Clique aqui para ver a música Noite Feliz, adaptada para crianças e jovens. Sugestão enviada pela evangelizadora Marcia Silva, DIJ - Centro Espírita Perdão e Caridade, Lisboa - Portugal

         Clique aqui para ver sugestão de aula sobre o tema Natal.





[Inicial]    |    [Evangelizadores]    |    [Imprimir]