Era uma vez, em um lugar muito distante daqui, num país chamado Índia, uma princesinha que vivia no seu reino com sua família. Darah era seu nome e tinha um grande sonho de conhecer o que havia além das muralhas do seu reino.
Darah esperou o seu aniversário de 13 anos para fazer um pedido ao seu pai, o Rei. Pediu que a deixasse conhecer o que existia além do que seus olhos pudessem alcançar, disse que gostaria de ir passear nas terras além das muralhas do reino.
O pai que a amava muito concedeu o seu pedido. Chamou então o sábio da corte e ordenou que fosse aos seus aposentos reais e pegasse o seu tesouro mais precioso, o seu tapete voador.
E assim o sábio obedeceu a ordem do Rei. E quando o sábio voltou com o tapete voador, o rei ordenou que ele levasse a princesa Darah para uma pequena viagem que a deixasse conhecer o que havia além das muralhas do reino.
E assim foi feito, Darah e o sábio subiram no tapete voador e percorreram as terras que ficavam além das muralhas do reino da princesinha curiosa.
Darah, porém não ficou feliz com o que viu, pois nunca havia visto tamanha pobreza. As pessoas que lá viviam eram desprovidas de toda a sorte, não existia alegria e parecia um outro mundo tão triste e tão pertinho do seu.
Darah ao voltar ao castelo fez mais um pedido ao seu pai, o Rei. Pediu que fossem abertos os portões do seu reino para que as pessoas que viviam além das muralhas pudessem entrar e conviver com as pessoas do reino. O Rei mais uma vez concedeu o pedido da filha e ordenou que todos os moradores do reino ensinassem o seu ofício aos que vinham de fora.
E assim foi feito, muitas escolas se formaram no reino, e aquelas pessoas tristes de antes, de além das muralhas, se transformaram em padeiros, carpinteiros, sapateiros, costureiras, cozinheiros, enfim, até a princesa Darah ensinava às moças a arte dos bordados, da música. O tempo passou, o reino cresceu e prosperou. E dizem que quando a princesinha Darah, foi coroada Rainha, depois de muitos anos, ficou conhecida por todos como a Rainha da esperança, pois todos tiveram uma vida melhor no reino de Darah e também além das muralhas.
Guacira Machado