Prece Inicial
Primeiro momento: estabelecer um diálogo com os evangelizandos sobre o tema da aula anterior: Espírito – existência e sobrevivência II.
Sugestões de perguntas:
Todas as pessoas são Espíritos?
Eu sou Espírito? E meus pais? E meus irmãos, parentes, avós, bisavós? E meus amigos?
Aquelas pessoas que temos alguma dificuldade de relacionamento, que não gostamos muito, também são Espíritos?
Quem tem avó, bisavó vivos? E se eles já desencarnaram, o que são? São Espíritos.
Onde moram esses Espíritos desencarnados? No Mundo Espiritual.
O que acontece com o Espírito depois da morte do corpo físico? O Espírito continua vivo e mora no Mundo Espiritual.
Segundo momento: continuar o diálogo, entrando no assunto da aula: corpo físico.
Sugestão de pergunta:
Se somos Espíritos, qual a utilidade do corpo físico? É morada do Espírito. O Espírito precisa do corpo para realizar a sua evolução na Terra. Devemos cuidar muito bem do nosso corpo, pois ele é um presente de Deus para nós. Cada parte do corpo é importante e tem uma função.
Conclusão: cada pessoa é um Espírito e tem um corpo físico para viver na Terra e evoluir.
Terceiro momento: fazer a atividade “Nosso corpo é importante?” Dividir a turma em pequenos grupos; distribuir para cada grupo uma folha colorida com o desenho/gravura de uma parte do corpo, para que escrevam como podemos utilizar ou para que serve aquela parte do corpo. O evangelizador poderá auxiliar os grupos, se necessário, principalmente fazendo a criança pensar sobre como é maravilhoso o corpo físico.
Sugestões:
Mãos: comer, bater palmas, segurar coisas, escrever...
Pés: caminhar, pular, correr, dançar...
Olhos: aprender a ler, olhar a natureza, ver as coisas boas nas pessoas, dormir...
Boca: comer, cantar, falar, beijar, fazer silêncio...
Braços: abraçar, bater palmas, pegar objetos, fazer gestos...
Após essa etapa solicitar que eles façam um círculo, e cada grupo deve apresentar as anotações que fez. Para iniciar a apresentação, o grupo ou um membro do grupo pode fazer uma mímica para que os outros grupos adivinhem que parte eles pegaram. Ex.: imitar uma mastigação, dar um pulo.
Entre as respostas, apresentadas pelos grupos, podem aparecer coisas que não são boas que fazemos com o corpo ou o evangelizador pode dar algum exemplo (falar mal dos outros, dar um tapa). Concluir que cada um é responsável pelo uso que faz do corpo que recebeu como presente de Deus, escolhendo suas atitudes diárias (que podem ser boas ou más).
Quarto momento: ainda em círculo, o evangelizador poderá complementar o aprendizado através do diálogo.
Quem escolhe o nosso corpo?
Muitos Espíritos escolhem o próprio corpo no Plano Espiritual. Os nossos irmãos que trabalham no Mundo dos Espíritos escolhem o corpo físico daqueles Espíritos que não estão em condições de escolher as características de seu próprio corpo. Cada um tem o corpo físico mais adequado para a missão que tem nesta reencarnação, para o que tem que aprender ou consertar. Por isso pode não ser um corpo perfeito.
O que não é um corpo perfeito? É o corpo que necessita de algum cuidado especial. Normalmente é um espírito corajoso, que vem com alguma necessidade, para não cometer os mesmos erros. Mas também pode ser que o Espírito tenha pedido/escolhido passar por determinadas necessidades para evoluir mais rapidamente.
Não devemos julgar ninguém. Cada Espírito (cada um de nós) tem o corpo mais adequado para a missão que tem que desenvolver na Terra: evoluir.
Quinto momento: perguntar se alguém já teve vontade de mudar alguma coisa no seu corpo físico. Alguém quis ser mais alto, mais baixo ou ter o cabelo de outra cor? Contar a história “Deus responde sempre”, retirada do site www.momento.com.br.
Sexto momento: levar uma folha de cartolina em branco. Recolher as respostas formuladas pelos grupos sobre a utilização das partes do corpo e montar, com os evangelizandos, um cartaz respondendo à pergunta: Nosso corpo é importante? Poderá ser colocada uma frase no cartaz resumindo a aula.
Sugestões de frases para o cartaz:
Nosso corpo físico é importante porque é a morada do Espírito.
Usamos nosso corpo físico para evoluir na Terra.
Cada um é responsável pelas atitudes que realiza utilizando seu corpo físico.
Prece de encerramento.
Sugestão: segundo ciclo.