Espírito – existência e sobrevivência II


         Prece inicial

         Primeiro momento: dividir a turma em grupos e distribuir, para cada grupo, uma estrofe da música Meu lugar é aqui – do CD Cancioneiro Espírita, vol. 2, site www.cancioneiro.com.br (não dizer que é uma música).

         Obs.: As estrofes podem ser escritas em folhas de ofício, com canetinhas coloridas e letra maior. E deverão ser numeradas (no verso) na seqüência na música para as apresentações.

         Segundo momento: solicitar que os evangelizandos conversem entre si, sobre o pedaço da música que receberam a fim de apresentarem aos demais. As crianças poderão anotar o que entenderam da estrofe. É importante que o evangelizador oriente os grupos e esclareça as dúvidas que poderão surgir.

         Terceiro momento: solicitar que os evangelizandos façam um círculo para as apresentações dos grupos. À medida que os evangelizandos forem lendo a sua estrofe e dando suas explicações, o evangelizador deverá ir reforçando/complementando as respostas de modo que todos possam entender. Ir colando em um cartaz as estrofes apresentadas na seqüência da música.

         Aspectos a serem abordados/reforçados:

          Sou Espírito imortal, criado por Deus;

          Universo é a casa de Deus;

          Nunca estamos sós;

          Deus está conosco, através do nosso Espírito protetor e dos amigos espirituais;

          A família correta escolhi e nasci;

          Vivemos prá progredir;

          França, São Paulo, Brasil, a esperança de novo surgiu: surgimento do Espiritismo;

          Trabalho e vontade é assim que se faz;

          Perdoando e amando, eu também sou capaz;

          Meu trabalho de caridade e de evolução é aqui na Terra, neste momento.

          Concluir que somos Espíritos em evolução e evoluímos através de boas atitudes. E para se melhorar é preciso se dedicar, se esforçar para mudar. Exemplificar, com a ajuda das crianças, atitudes que podemos ter e que significam que estamos progredindo espiritualmente: não brigar com os irmãos, perdoar, ajudar nas tarefas de casa, ser mais amigo, ser mais amoroso, respeitar os professores, estudar mais, conversar com os vizinhos, cuidar com mais carinho dos animais e das plantas, participar das aulas de evangelização, auxiliar as pessoas.

         Quarto momento: explicar que, principalmente quando somos adultos e o ano está iniciando, costumamos traçar metas que deverão ser conquistadas ou trabalhadas durante o ano. Ex.: exercitar mais o perdão, ser mais amigo, cuidar melhor dos animais, fazer um trabalho voluntário. Posteriormente distribuir pequenos pedaços de cartolina e solicitar que eles desenhem um coração e escrevam dentro do coração as frases: Sou Espírito em evolução. Este ano minha meta é... E convidar as crianças a escolherem uma atitude positiva que querem desenvolver/exercitar durante o ano. Pedir que guardem o coração em um envelope (previamente distribuído e colado no caderno, para que confiram, no final do ano, se cumpriram/se esforçaram para atingir a meta). Durante o ano o evangelizador poderá solicitar que olhem o coração para relembrarem a meta.

         Quinto momento: distribuir a todos os evangelizandos a letra completa da música Meu lugar é aqui. Se o evangelizador possuir o CD com a música poderá perguntar se as estrofes não dão uma música legal. Ouvir e cantar a música.

         Prece de encerramento.

         Sugestão: segundo ciclo.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]