Corpo - dádiva divina VI


    

         Prece inicial

         Primeiro momento: vendar, suavemente, os olhos de todos os evangelizandos ou pedir para fecharem os olhos. Fazer barulho com uma sineta ou um sininho, colocar uma música com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo? Fazer cada um cheirar um sabonete e uma maçã. Dar para cada criança uma pitada de sal e depois uma de açúcar para provar. Que cheiros eram? Como identificaram o cheiro da maçã e do sabonete? É bom ou não? Quais os gostos que sentiram? Eram bons, ou não? Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.

         Segundo momento: levar uma caixa grande enfeitada para presente, dentro deverá ter um espelho, deixar a caixa no canto da sala e colocar uma música suave para tocar. Pedir que as crianças, em ordem, uma de cada vez, irem até a caixa, abrir e olhar o que há lá dentro, sentarem em seus lugares e não dizerem o que viram. O evangelizador deverá procurar manter um clima de harmonia na sala.

         Terceiro momento: perguntar o que nos possibilita ver as coisas ao nosso redor, sentir os gostos e os cheiros, mudarmos de lugar na sala de aula, ouvir música, falar, estudar, brincar. Perguntar o que viram na caixa? Conversar a respeito das respostas. Qual o presente que Deus nos dá, em cada encarnação para evoluirmos? O corpo físico.

         Deus nos deu de presente um corpo material. Explicar que somos Espíritos, mas que recebemos um corpo como instrumento de progresso, enquanto estamos na Terra.

         Quarto momento: entregar o texto O corpo - presente de Deus para colar no caderno. Ler o texto e comentar.

         Quinto momento: atividade. Clique aqui para ver sugestão de atividade. Após a conclusão da atividade, o evangelizador deverá ler as perguntas, para que os evangelizandos possam entender bem, não sendo necessário que eles respondam.

         Sexto momento: estabelecer um diálogo com os evangelizandos a respeito dos questionamentos abaixo.

         - Vocês sabiam que Jesus ajudou muito com seu corpo físico, nosso planeta quando esteve na Terra? Sabem de que forma?

         Curava com as mãos, abraçava, falava palavras de carinho, contava histórias (parábolas), fazia sermões (pregações/palestras), escutava aqueles que estavam aflitos, olhava a todos os seres da criação com muito amor e respeito, percorria grandes distâncias a pé, levando o seu Evangelho a muitas pessoas.

         - Como as crianças podem cooperar utilizando seu corpo para que o nosso planeta seja mais feliz?

         Fazendo as mesmas coisas que Jesus fez. Não podemos curar com as nossas mãozinhas como Jesus curava, mas podemos transmitir boas energias através delas e fazer todas as outras coisas boas que Jesus fazia com seu corpo: falar, escutar, abraçar. Podemos, também, ler bons livros, fazer exercícios, estudar, fazer preces, cuidar da natureza, auxiliar em casa, na escola e na evangelização. Repassar o que aprendemos nas aulas de evangelização a outras crianças e convidá-las a participarem.

         Sétimo momento: fazer um cartaz com frases e desenhos de coisas que as crianças podem fazer para auxiliar na evolução de nosso planeta. Distribuir tirinhas coloridas para os evangelizandos escreverem as frases.

         Sugestão para se escrever no cartaz: Vocês sabiam que Jesus ajudou muito com seu corpo físico, nosso planeta quando esteve na Terra? As crianças também podem auxiliar usando o seu corpo físico, veja algumas sugestões:

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro e segundo ciclos.

         Evangelizadoras: Camila, Emanuelle e Juliana – Centro Espírita Caminho da Prece.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]