Corpo - instrumento do Espírito III


         Objetivos da aula: identificar no corpo físico uma dádiva de Deus, um instrumento sublime para progredirmos e exercitar o bem aqui na Terra. Reconhecer a bondade de Deus ao nos conceder um corpo físico e com ele sermos úteis e bons a todos, sem distinção.

         Prece inicial

         Primeiro momento: falando de Jesus para os evangelizandos.

         Clique aqui para ver o texto.

         Sugestão de perguntas para trabalhar o texto:

         O evangelizador devera providenciar desenhos ou recorte de revista que demonstrem as atitudes das respostas das perguntas abaixo, que foram formuladas a partir do texto citado acima. As figuras deverão estar espalhadas em cima de uma mesa, para que os evangelizandos apresentem como respostas ao evangelizador de acordo com as perguntas que forem feitas.

          Como Jesus ajudou com seu corpo físico, nosso planeta quando esteve na terra?

          Como as crianças podem cooperar para que o nosso planeta seja mais feliz?

          Quais atitudes demonstram gratidão a Deus pelo meu corpo físico? Amando o nosso corpo físico do jeito que Deus nos deu, pois ele é instrumento de nosso aprendizado na Terra. Tendo bons pensamentos: os bons pensamentos nos propiciam bons sentimentos que nos farão realizar boas ações.

          Citar exemplos de boas ações: ser amigo, falar sempre a verdade, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da Evangelização Infantil, ser pacífico (não brigar), ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo, compartilhar as coisas boas, falar palavras bonitas.

          O que acontece conosco quando praticamos boas ações? Quando praticamos boas ações nós nos sentimos bem, fazendo com que estejamos sempre em harmonia, trazendo bem estar e saúde para o nosso corpo físico.

         Segundo momento: contando uma história. Nesta aula foi escolhida a história O Carneiro Revoltado do livro Alvorada Cristã, Neio Lúcio/Francisco Cândido Xavier, cáp. 21. Muitas outras histórias, separadas por assuntos, estão neste site no link HISTÓRIAS (DESENHOS).

         Clique aqui para ver os desenhos da história.

         Retirados do site: http://picasaweb.google.com/dij.ceeak/OCarneiroRevoltado# - não consta o autor.

         Terceiro momento: realizando atividades.

         Sugestão:

         Atividade de pintura - desenhos das etapas da historia: O Carneiro Revoltado.

         Neste momento enquanto as crianças pintam, o evangelizador poderá dialogar com os vangelizandos sobre o que aprendeu com a história:

         Sugestão de Perguntas:

          Como o carneiro ajudava as pessoas com o seu corpo?

          Ele gostava de fazer isso? Porque? (egoísta, arrogante, indisciplinado, orgulhoso, ingrato... ) – Perguntar e explicar se preciso for, o significado de cada adjetivo.

          Por que será que ele era revoltado? Porque ainda não conhecia os ensinamentos de Jesus.

          Alguém sabe me dizer algum ensinamento de Jesus? Amar ao próximo, ser obediente, ser humilde....

          O carneiro revoltado era feliz antes de conhecer os ensinamentos de Jesus? Por quê? Por que vivia insatisfeito com tudo e com todos.

          Qual a lição que ele aprendeu? Que não se dever querer ser melhor que ninguém, que Deus nos deu o corpo físico adequado para o nosso aprendizado na Terra e que devemos aprender primeiro ajudar.

          Como fica nosso corpo físico e espiritual quando seguimos os ensinamentos de Jesus? Muuuuuuuito Felizes! Quando o nosso sentimento e as nossas atitudes mudam para as coisas boas, até o nosso rosto muda. O que há no nosso interior se reflete no corpo físico. A fraternidade, a cooperação, o carinho e muitos outros sentimentos bons, nos fazem mais bonitos e agradáveis.

         Quarto momento: teatro.

         Quinto momento: dinâmica – colocando em prática o que aprendeu.

         Nesse momento o evangelizador poderá escolher alguma dinâmica em que todos possam participar para posteriormente após o termino da mesma, conversar com as crianças sobre a conclusão que chegaram sobre o assunto da aula.

         Sugestão usada nessa aula: carinhas felizes e tristes pregadas na ponta de palitos de churrasquinho.

         O evangelizador deverá formular frases que sugestione o comportamento do evangelizando através da apresentação das carinhas. O evangelizador também deverá pedir que cada evangelizando diga uma frase para os demais colegas.

         Cada evangelizando deverá escolher duas carinhas: uma feliz, outra triste e ir apresentando como respostas para as perguntas do evangelizador.

         Clique aqui para ver modelos de carinhas.

         Sugestão de perguntas:

         Quando ajudo minha mãe nos afazeres domésticos fico...

         Quando estudo para tirar notas boas na prova fico...

         Quando brigo com meu irmão(a), fico...

         Quando divido meus brinquedos com meus colegas fico...

         Quando ajudo alguma pessoa que esta precisando de ajuda fico...

         Quando falo mentiras fico...

         Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS para ler dicas sobre a aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]