Colaboração II

Clique aqui para ver uma apresentação sobre o tema da aula.

         Prece Inicial

         Primeiro momento: aplicar a “Técnica do pirulito”. Pedir que as crianças estendam os braços, ficando sem dobrar os cotovelos. O evangelizador deve entregar na mão de cada evangelizando um pirulito e pedir que, sem dobrar os cotovelos e os punhos, eles abram e comam os pirulitos. Como os cotovelos não podem ser dobrados, eles somente vão conseguir comer os pirulitos com a ajuda de um colega, pois deverão alcançar o pirulito na boca uns dos outros. É importante o evangelizador fazer a técnica junto, pois se eles não conseguirem descobrir sozinhos como comer os pirulitos o evangelizador deverá iniciar a brincadeira.

         Segundo momento - perguntar: como conseguiram comer o pirulito? Com a ajuda do colega. O que foi necessário acontecer? Pedir a ajuda e ajudar. Foi importante ajudar? Sim. Por quê? Sem a ajuda do colega não teriam conseguido comer os pirulitos. Qual o objetivo da brincadeira? Perceberem a importância de se ajudarem mutuamente.

         Terceiro momento: explicar que colaborar é ajudar o outro nas tarefas, é auxiliar a realizar algo. Citar exemplos de colaboração: ajudar alguém a carregar os livros, ajudar nas tarefas domésticas, ajudar alguém a atravessar a rua, ensinar um colega determinada matéria. E quem tem preguiça de colaborar? É necessário força de vontade, disposição e querer fazer a tarefa. Depois que começamos a auxiliar a preguiça vai embora.

         Quarto momento: perguntar em que locais podemos colaborar. Podemos auxiliar alguém a realizar algo na família, na escola, no bairro, no trabalho, com os amigos, no Centro Espírita, na rua, no trânsito, na natureza. Em vários lugares diferentes.

         Quinto momento: dividir os evangelizandos em duplas e distribuir pequenos pedaços de papel colorido para que cada dupla escreva situações e atitudes de colaboração nos seguintes locais (determinar apenas um local para cada dupla):

          na família

          na escola

          no bairro

          no trabalho

          com os amigos

          no Centro Espírita

          na rua

          no trânsito

          na natureza

         Realizada a tarefa, cada dupla irá ler para o restante do grupo as situações que escreveu.

         Obs.: dependendo do tempo disponível para a aula de evangelização, neste momento também podem ser utilizados fantoches para encenar algumas das situações descritas, fixando a atitude positiva. Se não houver fantoches, as situações podem ser encenadas pelas duplas.

         Sexto momento: contar a história em que Chico Xavier parou para auxiliar uma senhora, explicando sobre os fluidos que emitimos e recebemos quando auxiliamos alguém (adaptação livre).

         Obs.: história "Vá com Deus", retirada do livro Lindos casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama, editora Lake.

         Clique aqui para ver a história.

         Terminar a história perguntando:

          Como se sente quem colabora?

          Como se sente quem recebe?

          Lembrar que emite boas vibrações, tanto quem auxilia como quem recebe a ajuda.

         Sétimo momento: colar no caderno um pequeno texto com o resumo da aula.

         Veja sugestão de texto:

COLABORAÇÃO

         Colaborar é ajudar os outros nas tarefas. Para colaborar é preciso estar disposto a auxiliar e ter boa vontade. Tudo de bom que você fizer para os outros voltará para você.


         Oitavo momento - atividade: elaborar um cartaz com a colaboração de todas as crianças. Colar os pedaços de papéis coloridos em que eles escreveram as situações de colaboração e decorar com desenhos coloridos ou adesivos. É importante que todos colaborem na execução do cartaz e ao final o evangelizador evidencie que, com a colaboração de todos, foi realizado um lindo trabalho. Poderá ser escrita uma frase sobre o tema da aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo ciclo.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]