Prece Inicial
Primeiro momento: aplicar a “Técnica do pirulito”. Pedir que as crianças estendam os braços, ficando sem dobrar os cotovelos. O evangelizador deve entregar na mão de cada evangelizando um pirulito e pedir que, sem dobrar os cotovelos e os punhos, eles abram e comam os pirulitos. Como os cotovelos não podem ser dobrados, eles somente vão conseguir comer os pirulitos com a ajuda de um colega, pois deverão alcançar o pirulito na boca uns dos outros. É importante o evangelizador fazer a técnica junto, pois se eles não conseguirem descobrir sozinhos como comer os pirulitos o evangelizador deverá iniciar a brincadeira.
Segundo momento - perguntar: como conseguiram comer o pirulito? Com a ajuda do colega. O que foi necessário acontecer? Pedir a ajuda e ajudar. Foi importante ajudar? Sim. Por quê? Sem a ajuda do colega não teriam conseguido comer os pirulitos. Qual o objetivo da brincadeira? Perceberem a importância de se ajudarem mutuamente.
Terceiro momento: explicar que colaborar é ajudar o outro nas tarefas, é auxiliar a realizar algo. Citar exemplos de colaboração: ajudar alguém a carregar os livros, ajudar nas tarefas domésticas, ajudar alguém a atravessar a rua, ensinar um colega determinada matéria. E quem tem preguiça de colaborar? É necessário força de vontade, disposição e querer fazer a tarefa. Depois que começamos a auxiliar a preguiça vai embora.
Quarto momento: perguntar em que locais podemos colaborar. Podemos auxiliar alguém a realizar algo na família, na escola, no bairro, no trabalho, com os amigos, no Centro Espírita, na rua, no trânsito, na natureza. Em vários lugares diferentes.
Quinto momento: dividir os evangelizandos em duplas e distribuir pequenos pedaços de papel colorido para que cada dupla escreva situações e atitudes de colaboração nos seguintes locais (determinar apenas um local para cada dupla):
na família
na escola
no bairro
no trabalho
com os amigos
no Centro Espírita
na rua
no trânsito
na natureza
Realizada a tarefa, cada dupla irá ler para o restante do grupo as situações que escreveu.
Obs.: dependendo do tempo disponível para a aula de evangelização, neste momento também podem ser utilizados fantoches para encenar algumas das situações descritas, fixando a atitude positiva. Se não houver fantoches, as situações podem ser encenadas pelas duplas.
Sexto momento: contar a história em que Chico Xavier parou para auxiliar uma senhora, explicando sobre os fluidos que emitimos e recebemos quando auxiliamos alguém (adaptação livre).
Obs.: história "Vá com Deus", retirada do livro Lindos casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama, editora Lake.
Clique aqui para ver a história.
Terminar a história perguntando:
Como se sente quem colabora?
Como se sente quem recebe?
Lembrar que emite boas vibrações, tanto quem auxilia como quem recebe a ajuda.
Sétimo momento: colar no caderno um pequeno texto com o resumo da aula.
Veja sugestão de texto: