Prece inicial
Primeiro momento: o evangelizador indagará das crianças se no colégio onde estudam existem outras crianças espíritas. Perguntará, ainda, se conhecem nomes de outras religiões, além do Espiritismo.
Comentará, brevemente, que as religiões existem com o objetivo de aproximar a criatura de Deus, e que cada religião apresenta a maneira que acredita ser melhor para se alcançar essa finalidade.
Explicar o que é o centro espírita.
O Centro Espírita é, ao mesmo tempo, “escola”, “templo”, “hospital” e “lar”. É “fonte de aprendizado”, “casa de oração”, “posto de socorro espiritual e material aos necessitados”, e “recanto de paz e fraternidade para os que buscam reconforto”.
O papel fundamental do Centro Espírita na sociedade é ajudar as pessoas no processo de reequilíbrio, levando a mensagem moral de Jesus à luz da Doutrina Espírita. Cabe, portanto, à Casa Espírita, exercer influência na mudança de comportamentos e atitudes dos que a procuram, na vontade de receber ali a cura ou o alívio para seus males.
Segundo momento: explicar as atividades existentes na Casa Espírita.
São atividades desenvolvidas normalmente nos Centros Espíritas:
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: estudo metódico e contínuo da Doutrina feito em grupos;
Palestras Públicas: reunião onde um palestrante espírita expõe assuntos importantes para a nossa vida, a luz da Doutrina Espírita e dos ensinamentos de Jesus;
Assistência Espiritual: trabalho que busca o equilíbrio espiritual das pessoas através do atendimento fraterno, do estudo do Evangelho, da aplicação de passes e da água fluidificada;
Educação Mediúnica: reunião onde as pessoas estudam e educam a mediunidade;
Desobsessão (Atendimento Fraterno): reunião mediúnica que busca auxiliar encarnados e desencarnados envolvidos em processo de obsessão. A obsessão é uma má influência que certos espíritos exercem sobre alguém. Importante lembrar que todos os trabalhos desenvolvidos em uma casa espírita, serve de assistência a encarnados e desencarnados.
Evangelização Infantil: momento em que as crianças aprendem noções do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita;
Mocidade ou Juventude Espírita: reunião de jovens com o objetivo de estudar o Espiritismo;
Assistência e promoção social: práticas de auxílio a pessoas carentes, como visitas a orfanatos, asilos e hospitais, distribuição de roupas e alimentos, realização de cursos e palestras educativas etc.
Todas as atividades realizadas num Centro Espírita são absolutamente gratuitas. Importante lembrar que algumas Casas Espíritas possuem algumas outras atividades.
Terceiro momento: como a casa se mantém.
Se mantêm, normalmente, por meio da contribuição mensal dos sócios que dele fazem parte, não sendo ninguém obrigado, nem constrangido a se tornar sócio. Outra fonte de renda são eventos promovidos (almoço, festival de sorvete, etc), venda de livros, doações.
Quarto momento: o que mais é importante sabermos do Centro Espírita?
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal (padres, bispos, etc.) e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, velas, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopo, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
O Espiritismo respeita todas as religiões, pois reconhece e ensina que somente a prática do bem, da justiça, do amor e da caridade podem elevar espiritualmente o homem, independentemente de qualquer crença ou religião que ele siga.
Quinto momento: e o nosso Centro? (conversa fraterna com os evangelizandos)
1. Você sabe qual é o nome dele
2. Você sabe o que significa esse nome?
3. Há quanto tempo você frequenta?
4. Normalmente, com quem você vai ao centro?
5. Você sabe que tipo de atividades o nosso centro realiza?
6. Você sabe quantos ambientes ou salas ele tem?
7. Você sabe o que se faz em cada ambiente ou sala?
8. Existe algo que você não gosta no nosso centro?
9. O que podemos fazer para que o nosso centro seja cada vez melhor?
Como resultado dessa conversa fraterna (anotar os pontos mais importantes) pode-se criar, em conjunto com os evangelizandos, um documento (carta, cartaz, desenhos, etc) contendo uma mensagem com sugestões a ser entregue aos diretores da casa.
Sexto momento: contar a história a Casa de Deus? e, após comentar. Poderá ser usado imagens para ilustrar a história.
Prece de encerramento
Evangelizador: André Renato – terceiro ciclo – CEOV (Centro Espírita Operários da Verdade) - Jundiai/SP