Carnaval e outras festas


         Prece inicial

         Primeiro momento - sugestões de técnicas:

         1 - Distribuir aos evangelizandos diferentes papéis coloridos (de celofane ou outro material transparente), com diferentes tonalidades. Pedir que andem pela sala com papel escuro na frente dos olhos, colocar uma música pesada, com ritmo como o de rock pesado. As crianças devem observar os objetos e prestar atenção no que vêem e sentem. Depois pedir que façam o mesmo, mas com um papel de cor clara, e colocar uma música suave, orquestrada.

         Sugestões de perguntas:

             O que eles sentiram e viram com cada experiência? Explicar que assim como eles sentiram a diferença da música e da cor que os acompanhava enquanto percebiam a sala, cada pessoa está imersa em vibrações, está rodeado de energias, como um peixe em um aquário (a água seriam as vibrações a que estamos sujeitos). Lembrar que os bons e os maus pensamentos influenciam e que influenciamos pelos pensamentos que emitimos e pelas atitudes que temos, bem como somos influenciados pelos pensamentos e ações dos que conosco convivem.

             Que tipo de vibração/energia há na sala naquele momento? Depois das respostas das crianças, complementar (se necessário) que o ambiente (como todos os outros lugares) tem a soma da vibração e da energia de todos os que ali estão, encarnados e desencarnados.

             Que tipo de influência (pensamentos e ações) há em um lugar onde existe muita bebida alcoólica, drogas e desrespeito? Um lugar onde todo mundo se pisa, se empurra e só pensa em si e em se divertir ao máximo?

             Que tipo de espíritos vão a lugares em que o objetivo é sambar, dançar até a exaustão (até não agüentar mais), beber muito e depois contar aos outros o que fez (quando lembra)?

             Quais são os reais propósitos de quem vai pular o Carnaval? Ir porque todo mundo vai?

             Quais os motivos que levam alguém a ter atitudes impensadas durante o Carnaval, se não as tem no resto do ano? Qual o motivo de beber até cair, se vestir de mulher, dançar até cansar? É construtivo? Essas atitudes trazem coisas boas para nossa vida?

             O que é extravasar? No dicionário, extravasar é derramar, fazer transbordar, sair fora dos limites. Há outras maneiras mais inteligentes e mais saudáveis de aproveitar o feriado, como o repouso, a leitura, a brincadeira sadia com os amigos, a visita a familiares e amigos, conviver em família, estreitando os laços de carinho...

             Lembrar que podemos escolher que tipo de música queremos ouvir. E ao escolher a música, escolhemos também as companhias espirituais (que tipo de espíritos nos acompanham ao ouvirmos uma música que fala de sensualidade, vícios, que não acrescenta nada de útil a nossa vida, ou cuja letra não entendemos e faz tanto barulho que até dá dor de cabeça? O evangelizador deverá esclarecer sobre alguma música que possa ser citada pelos evangelizandos, levando-os a reflexão. Comentar também que se vamos a um lugar com música agitada, como um baile de Carnaval, uma boate ou uma festa, temos que estar atentos às nossas companhias encarnadas e desencarnadas, aos pensamentos que temos e às nossas atitudes, pois influenciamos e somos influenciados. Além disso, ressaltar (é muito importante) que a escolha de onde ir, o que beber e o que fazer é de cada um, assim como a responsabilidade pelas conseqüências.

             Ressaltar que há música no Mundo Espiritual, mas é uma música calma, bonita, que tranqüiliza e eleva as vibrações dos espíritos e do lugar. E que a música pode ser algo positivo na nossa vida, se soubermos escolher a música e o volume (música muito alta faz mal aos ouvidos, ensurdece). Encerrar a aula com uma música calma, em que a letra tenha uma mensagem positiva. Sugerimos a música "Cantar", CD de Música da FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul, que fala sobre a importância da música e de cantar. Clique aqui para ver a letra.

         2 - Distribuir o criptograma abaixo para os evangelizandos descobrirem a frase.

         Clique aqui para ver o criptograma.

         Após os evangelizandos descobrirem a frase, escrevê-la no quadro dividindo-a em duas partes. Conversar sobre o significado de cada frase, citando exemplos.

             Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me convém.

         Deus nos deu o livre-arbítrio, ou seja, podemos fazer o que quisermos e pensar com liberdade. Porém, devemos ter consciência de que nem tudo o que existe (ou nos oferecem) é bom para nós. Citar como exemplo de coisas negativas as drogas, a bebida, os jogos de guerra, os pensamentos pessimistas; exemplificar também atitudes e pensamentos positivos: uma música suave, a companhia dos amigos, a prática de esportes saudáveis.

             Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me edificam.

         Edificar é construir, neste caso seria a construção do ser imortal, com valores éticos e morais. Existem coisas, atitudes e pensamentos que não favorecem a nossa evolução espiritual, moral e intelectual. Mas cabe a cada um fazer suas próprias escolhas. Ninguém escolhe pelo outro, cada um é responsável pelas escolhas que faz todos os dias.

             Concluir que temos o livre-arbítrio para escolher, lembrando sempre que somos responsáveis pelas nossas escolhas. Que quando os nossos pais disserem que não podemos ir a tal lugar, com certeza é para o nosso bem, pois eles nos amam e querem o melhor para nós. À medida que formos crescendo em idade e espiritualmente, vamos compreendendo que selecionamos os lugares para freqüentarmos conforme a nossa sintonia espiritual e evolução.

         3 - Para crianças menores pode-se contar uma história que fale sobre a paz, Lei de Causa e Efeito, infância. Neste site há muitas histórias que podem ser utilizadas. O objetivo é mostrar à criança a importância de se desenvolver valores positivos, a sintonia com o anjo guardião, bem como a influência dos espíritos em nossa vida. Lembrar que o propósito do lugar que freqüentamos determina as companhias encarnadas e desencarnadas, pois cada lugar também é freqüentado por espíritos desencarnados que se ligam ao local e as pessoas através das energias do ambiente. Ex.: um templo religioso, um centro espírita, uma boate, um baile de carnaval.

         Clique aqui para ver modelo de caça-palavras dos sentimentos positivos.

             Para crianças menores poderão ser distribuídas folhas coloridas para que elas desenhem como imaginam que seja o seu anjo guardião.


Sugestão de texto para ser enviado aos pais.

         Você já parou para pensar na responsabilidade que tem para com a criança que recebe como filho em sua família? Amar, educar, ensinar a valorizar a vida, a família, a agradecer as coisas que possui... Ensiná-lo a ser uma pessoa honesta, sincera, com valores como responsabilidade, amor, fraternidade, respeito, perdão e paz...

         Ser pai, ser mãe é ter a oportunidade e a responsabilidade de ajudar a criança a crescer intelectual, moral e espiritualmente em sua passagem pela Terra, evoluindo junto com ela...

         Pense nisso neste Carnaval... Que valores e virtudes seu filho aprenderá brincando em matinés de Carnaval? Será que ele tem condições de manter-se harmonizado, sem sintonizar com as vibrações pesadas desses lugares? A música e os propósitos do lugar estão de acordo com o que você ensina ao seu filho? Quando ele crescer você vai continuar incentivando-o a participar das festas de Carnaval? Por quê?

         Lembre-se: os valores desenvolvidos desde a tenra infância e os exemplos vivenciados pelos pais são muito importantes, pois, apesar da forma de criança, o Espírito tem a oportunidade do aprendizado contínuo.



         Obs: esta aula pode ser adaptada para diferentes ciclos, pois o nível de profundidade do assunto abordado depende da maturidade e do conhecimento doutrinário dos evangelizandos.

         Clique aqui para ver subsídios aos evangelizadores.

         PowerPoint publicado com a autorização do Grupo Espírita Allan Kardec, do Recife - Pe, rua Amaro Ribeira, 48 - Tejipió.

         Divaldo Franco fala sobre o carnaval.


         Prece de encerramento



         


[Aulas]    |    [Imprimir]