Prece inicial
Primeiro momento: contar a primeira parte da história Aproveitar a vida.
Segundo momento: perguntar aos evangelizandos: Como é que você está aproveitando a vida? Anotar as respostas no quadro.
Terceiro momento: distribuir um anagrama (um quebra-cabeça de palavras) para pequenos grupos, a fim de que descubram as duas palavras: VERDADEIRO ESPÍRITA.
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Quarto momento: escrever no quadro as palavras encontradas, solicitando aos evangelizandos que digam o seu significado.
Verdadeiro: que fala verdade; real; autêntico; que não é fingido; sincero.
Espírita: aquele que segue a Doutrina Espírita, que é uma doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações entre encarnados e desencarnados.
Quinto momento: solicitar que um dos evangelizandos leia, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a frase: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (Capítulo XVII, item 4) O evangelizador deverá escrever no quadro a frase e pedir que todos os evangelizandos a escrevam no caderno.
Sexto momento: distribuir as questões abaixo – uma para cada dupla de evangelizandos. Pedir que leiam e comentem acerca da resposta. Posteriormente, conversar no grande grupo sobre as conclusões que chegaram. O evangelizador pode complementar as repostas, se for necessário.
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Sétimo momento: contar a segunda parte da história Aproveitar a vida.
Oitavo momento - indagar: Como o verdadeiro espírita deve aproveitar a vida? A conclusão deve ser que ele deve aproveitar a vida para aprender e evoluir, selecionando seus interesses e atividades de acordo com este propósito. O evangelizador deve reportar-se as respostas dadas pelos evangelizandos no início da aula, aproveitando os exemplos positivos que foram ditos.
Nono momento - indagar: Como o jovem espírita deve aproveitar a vida? Abaixo escrevemos algumas colocações que foram feitas pelos evangelizandos e pelo evangelizador.
*Não divulgando notícias ruins, piadas de mal gosto/imorais;
*Acolher a todos sem preconceitos;
*Procurar saber a verdade dos acontecimentos, não julgar;
*Não mentir ("a pior verdade é mais fácil de perdoar que uma mentira");
*Agir sempre com honestidade;
*Expor e não impor suas ideias;
*Colaborar onde for necessário;
*Falar apenas se for útil/benéfico para o outro;
*Não usar álcool e outras drogas;
*Dar bons conselhos quando solicitado;
*Utilizar a prece em seu benefício e em benefício dos outros;
*Não fazer fofocas;
*Aplicar a caridade: benevolência, perdão, indulgência;
*Procurar colocar em prática no dia-a-dia o que aprende nas aulas de evangelização.
Obs.: lembrá-los que para agirmos como verdadeiro Espírita, não depende de idade e sim de esforço pessoal e vontade de se melhorar.
Décimo momento: distribuir o Teste Bons Espíritas para ser respondido individualmente. Cada pergunta poderá ter mais de uma resposta.
Após as respostas, o evangelizador deverá ler e comentar cada pergunta e resposta com os evangelizandos, eles não precisarão dizer suas respostas e sim refletirem sobre suas atitudes. Lembrando que devemos nos comparar a nós mesmos a algum tempo e não com outras pessoas. Este material poderá ser utilizado como uma aula individual ou complementar a esta.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.