Bons Espíritas III


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a primeira parte da história Aproveitar a vida.

         Segundo momento: perguntar aos evangelizandos: Como é que você está aproveitando a vida? Anotar as respostas no quadro.

         Terceiro momento: distribuir um anagrama (um quebra-cabeça de palavras) para pequenos grupos, a fim de que descubram as duas palavras: VERDADEIRO ESPÍRITA.

         Clique aqui para ver o quebra-cabeça.

         Quarto momento: escrever no quadro as palavras encontradas, solicitando aos evangelizandos que digam o seu significado.

          Verdadeiro: que fala verdade; real; autêntico; que não é fingido; sincero.

          Espírita: aquele que segue a Doutrina Espírita, que é uma doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações entre encarnados e desencarnados.

         Quinto momento: solicitar que um dos evangelizandos leia, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a frase: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (Capítulo XVII, item 4) O evangelizador deverá escrever no quadro a frase e pedir que todos os evangelizandos a escrevam no caderno.

         Sexto momento: distribuir as questões abaixo – uma para cada dupla de evangelizandos. Pedir que leiam e comentem acerca da resposta. Posteriormente, conversar no grande grupo sobre as conclusões que chegaram. O evangelizador pode complementar as repostas, se for necessário.

         Clique aqui para ver sugestões de frases.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Sétimo momento: contar a segunda parte da história Aproveitar a vida.

         Oitavo momento - indagar: Como o verdadeiro espírita deve aproveitar a vida? A conclusão deve ser que ele deve aproveitar a vida para aprender e evoluir, selecionando seus interesses e atividades de acordo com este propósito. O evangelizador deve reportar-se as respostas dadas pelos evangelizandos no início da aula, aproveitando os exemplos positivos que foram ditos.

         Nono momento - indagar: Como o jovem espírita deve aproveitar a vida? Abaixo escrevemos algumas colocações que foram feitas pelos evangelizandos e pelo evangelizador.

         *Não divulgando notícias ruins, piadas de mal gosto/imorais;

         *Acolher a todos sem preconceitos;

         *Procurar saber a verdade dos acontecimentos, não julgar;

         *Não mentir ("a pior verdade é mais fácil de perdoar que uma mentira");

         *Agir sempre com honestidade;

         *Expor e não impor suas ideias;

         *Colaborar onde for necessário;

         *Falar apenas se for útil/benéfico para o outro;

         *Não usar álcool e outras drogas;

         *Dar bons conselhos quando solicitado;

         *Utilizar a prece em seu benefício e em benefício dos outros;

         *Não fazer fofocas;

         *Aplicar a caridade: benevolência, perdão, indulgência;

         *Procurar colocar em prática no dia-a-dia o que aprende nas aulas de evangelização.

         Obs.: lembrá-los que para agirmos como verdadeiro Espírita, não depende de idade e sim de esforço pessoal e vontade de se melhorar.

         Décimo momento: distribuir o Teste Bons Espíritas para ser respondido individualmente. Cada pergunta poderá ter mais de uma resposta.

         Após as respostas, o evangelizador deverá ler e comentar cada pergunta e resposta com os evangelizandos, eles não precisarão dizer suas respostas e sim refletirem sobre suas atitudes. Lembrando que devemos nos comparar a nós mesmos a algum tempo e não com outras pessoas. Este material poderá ser utilizado como uma aula individual ou complementar a esta.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         


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