a - Como podemos definir “transformação moral” – referida na frase? É a mudança de atitudes, com ações, palavras e pensamentos no bem, no amor e na caridade, que levam à evolução espiritual e à felicidade.
b - O que são inclinações más? São as más tendências que temos, que podem ter origem em outras encarnações e que nos levam a desrespeitar as Leis de Deus e, por isso, realizar más escolhas.
c - Como podemos identificar nossas inclinações más? Examinando atentamente as nossas atitudes, pensamentos, conversas, compreendendo os nossos gostos e os motivos das nossas escolhas. Esse exame deve ser feito constantemente, e com sinceridade.
d - Costumamos fazer um autoexame para identificar nossas inclinações más? A resposta deve ser pessoal dos evangelizandos, mas o evangelizador pode lembrara que a maioria das pessoas não realiza o autoexame, por motivos diversos como: alegam falta de tempo, desconhecimento da necessidade de fazê-lo, e até desinteresse em sua melhora íntima.
e - A falta de autoexame de nossas más inclinações tem consequências? Quais? Sim. Más escolhas, excesso de interesse pelas faltas dos outros (observar e até comentar), repetição dos mesmos erros e até estacionamento evolutivo. Não fazer o autoexame é deixar de aproveitar uma preciosa ferramenta para a evolução espiritual.
f - Que hábitos podem nos auxiliar a vencer nossas más inclinações? Identificar os erros e aprender com eles, esforçar-se por substituir defeitos por virtudes, participar das aulas de evangelização, orar em qualquer hora e lugar, a caridade, o trabalho honesto, o estudo das Leis Divinas, a determinação e o esforço em tornar-se melhor, a cada dia.
g - É difícil vencer as más inclinações? Por quê? Sim, é difícil. O Orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos à nossa melhora íntima.