Jesus - Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho!
(Esta aula poderá ser usada como a primeira aula do ano)



         Prece inicial

         Primeiro momento: cada evangelizador se apresenta e diz algo sobre sua vida. Ex.: evangelizo há 15 anos, sou casada, tenho dois filhos.

         Segundo momento: os evangelizandos se apresentam dizendo o nome e idade.

         Terceiro momento: perguntar se sabem onde estão. Dizer o nome do centro espírita; estão em uma aula de Evangelização Espírita, explicar que Espiritismo é uma religião. Perguntar quem já participava o ano anterior, se gostavam ou não de vir, com quem vem.

         Quarto momento: dando continuidade a conversa com os evangelizandos. Perguntar o que se estudo em uma aula de Evangelização Espírita. Ouvir as respostas. Complementar com os temas que serão estudados durante o ano (prece, corpo físico, Espírito, amor ao próximo, amor aos animais e as plantas, caridade, os 10 mandamentos, anjo da guarda, hábitos de higiene, família, perdão, honestidade, reencarnação (alguém sabe o que significa reencarnar? Morrer e renascer em um corpo novo, de bebê), palavras mágicas (alguém conhece alguma?), Allan Kardec (quem organizou os ensinamentos dos Espíritos em livros), Deus (nosso Pai, nosso criador), Jesus (nosso irmão, histórias/parábolas, milagres, apóstolos). O evangelizador deve citar aqueles itens que entender mais importante, porém deve salientar Jesus e seus ensinamentos.

         Quinto momento: perguntar aos evangelizandos se sabem o que significa a palavra virtude. Virtudes são qualidades (coisas boas) que devemos nos esforçar por conquistar ou já conquistamos, com relação as nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Levar uma lista com alguns exemplos (fé, amor, esperança, paciência, perdão, amizade, caridade, bondade, honestidade, carinho, alegria, paz, confiança, humildade, respeito, calma, coragem, perseverança). Virtudes são conquistas do nosso Espírito (nossas), através do trabalho no bem, dos pensamentos positivos e das boas atitudes.

         Obs.: o evangelizador deverá explicar o significado das virtudes que eles não souberem e ler com eles citando exemplos.

         Sexto momento: distribuir um coração em cartolina colorida, solicitar que os evangelizandos escrevam o nome e uma virtude da lista que mais chamou a atenção.

         O evangelizador deverá levar um cartaz para completar com os evangelizandos em aula, com a frase Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho e colado uma imagem de Jesus ao centro. Explicar que vamos fazer um cartaz da nossa turma, colar o cartaz na parede e convidá-los a colarem o seu coração, dizendo o nome da virtude que escolheram. Os evangelizadores também devem fazer o seu coração.

         Clique aqui para conhecer os nossos cartazes.

         Sétimo momento: perguntar se eles concordam com a frase do cartaz – pedir que alguém leia. (Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho).

         Oitavo momento: contar a história Quem tem Jesus no coração..., da escritora Cláudia Schmidt, que consta no periódico Seara Espírita de fevereiro/2011 de responsabilidade do Grupo Espírita Seara do Mestre/Santo Ângelo/RS. Dizer que esta história foi baseada em um fato que realmente aconteceu, um fato real.

         Observação: a história poderá ser adaptada de acordo com a idade e maturidade da turma.

         Clique aqui para ver a adaptação que fizemos para a aula.

         Nono momento: convidá-los a desenvolverem a virtude que escreveram no coração, durante o ano. Quem ama, vai amar mais; quem tem fé, vai ter mais fé; quem é alegre, vai ser mais alegre... quem ainda não tem a virtude que escolheu vai se esforçar por desenvolvê-la.

         Questionar os evangelizandos para saber como pensam que as aulas de evangelização pode ajudá-los a desenvolverem as virtudes. Vir nas aulas, prestar a atenção, respeitar os colegas e evangelizadores, fazendo perguntas, colaborando com o trabalho, esperando sua vez para falar.

         Décimo momento: entregar um bombom com um recadinho de boas vindas.

         Clique aqui para ver sugestão.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro e segundo ciclos.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]