Amor à verdade III



         Prece inicial

         Primeiro momento: utilizando fantoches ou pequenos bonecos (de brinquedo) contar a história O doce de figos, retirada do roteiro sugestivo para os encontros de evangelização da FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Conduta Espírita e vivência evangélica. Módulo 3, 2º ciclo de infância, Plano de aula nº8, Anexo 3. Fizemos algumas alterações com o objetivo de reforçar o aprendizado.

         Segundo momento: comentários, com a participação dos evangelizandos.

          Mentir pode trazer prejuízos? Sim. Pode prejudicar a si mesmo e aos outros, mesmo sem intenção.

          O que acontece com a pessoa que mente? Fica sem amigos, os outros não confiam mais naquela pessoa, e quando falar a verdade podem achar que é mentira.

          Quando alguém nos conta uma fofoca, o que devemos fazer? Silenciar e não passar adiante o comentário.

          Quando não sabemos o que aconteceu com alguém, devemos ficar imaginando e comentando coisas com os outros? Não, principalmente não fazer comentários de situações que podem trazer prejuízo para a pessoa.

          Devemos falar sempre a verdade. Citar exemplos: se você, sem querer, perder um objeto (um CD, um brinquedo), não coloque a culpa em seu irmão (ou nos outros). Diga sempre a verdade, para não prejudicar aos outros e não prejudicar a si mesmo, pois quem mente acaba perdendo a confiança das pessoas, na escola, no trabalho, na evangelização, na família.

          Jesus nos ensinou a falar a verdade. Assim estaremos colocando em prática um dos grandes ensinamentos de Jesus e demonstrando o imenso amor que temos por Ele. Quem diz a verdade está praticando o bem, o amor e a caridade para consigo e para com seu próximo.

         Terceiro momento: ler o texto da atividade com os evangelizandos, reforçando o tema da aula e pintar o personagem da história.

         Clique aqui para conhecer a atividade.

         Quarto momento: levar um pote de doce de figos e dividir com todos os evangelizandos. O evangelizador pode levar outro doce (laranja, pêssego, ou qualquer outro de sua região) e substituir na história. Interessante é que as crianças comam o mesmo doce que Júlio, o menino da história.

         Prece de encerramento.

         Evangelizadoras: Larissa e Lúbia.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]