Diante de determinadas situações da vida, sentimo-nos pequenos e amedronta-nos ter que enfrentá-las: uma situação de desemprego obriga-nos a buscar novo ramo de atividade; a oportunidade de retomarmos estudos ou iniciá-los somente agora; aprendermos um segundo idioma ou entrarmos no universo da informática; mudarmos de cidade; prepararmo-nos para as provas de um concurso.
A vida oferece-nos múltiplas oportunidades de crescimento em atividades enobrecedoras, mas quantos não se sentem em condições de aproveitá-las?
Apesar de muitos que ainda insistem em permanecer na ignorância ou alegarem que não conseguem entender, que não gostam ou que não querem saber, hoje percebe-se que a educação e o aprendizado devem ser contínuos na caminhada evolutiva do espírito encarnado.
Durante muito tempo valorizou-se e buscava-se um diploma como o passaporte para uma existência tranquila. Entretanto, ao lado de uma preparação para exercermos alguma atividade profissional regular, sabemos que múltiplos pequenos desafios são fundamentais serem equacionados para promoverem uma existência harmônica.
Todo homem tem na Terra uma missão, grande ou pequena; qualquer que ela seja, sempre lhe é dada para o bem: falseá-la em seu princípio é, pois, falir ao seu desempenho. (ESE, Cap. XVII, item 9).
Disponha-se a falar melhor, pois comunicando-se melhor, entenderá e será melhor entendido. Adquira o hábito da leitura. Um bom livro, revistas e jornais ajuda-nos a perceber outros ângulos de diversas situações da vida.
Não se permita acomodação, má vontade ou desinteresse, mostrando-se sempre incapaz.
No capítulo 8 do livro “Para Uso Diário”, o Espírito Joanes, através de J. Raul Teixeira incentiva-nos: “Esforce-se, aprenda, supere-se e experimentará o que significa penetrar os segredos da vida ou os mistérios de Deus. Descobrirá, por fim, como é bom enxergar através de horizontes mais amplos, como é bom aumentar a própria luz para andar com segurança e firmeza pelos caminhos humanos.”
Desejamos que 2002 o encontre “No Rumo da Felicidade”. Nesse livro, de Divaldo Franco, à página 63, Joanna de Ângelis lembra-nos: “Jesus, o ser mais perfeito que esteve na Terra, afirmou que todos estamos destinados à grandeza espiritual, e que o Pai espera por nós, razão pela qual, também, Ele se empenha em nos ajudar, realizando a vontade superior que O enviara ao planeta de sombras e de provas.
Apesar disso, se desejares apressar a tua conquista, embora disponhas dos instrumentos da ciência e do conhecimento, recorre ao amor, que é a resposta de Deus a todos os anelos humanos, e que somente está esperando, que esse ser desejoso de felicidade, que és tu, se empenhe na conquista de ti mesmo e do teu irmão, dessa forma atingindo o momento culminante, que é a total entrega a Deus.”