Somos contemporâneos de uma nova era. Muitos ainda não perceberam, pois as mudanças acontecem sutilmente, de maneira gradual.
A dinâmica do pensamento humano modifica-se, evolui, derrubando barreiras criadas pelas antigas crenças irracionais. Os horizontes se alargam, aumentando as percepções do ser humano às sensações mais sutis. Ele começa a perceber-se um ser holístico, mais do que somente matéria, e o cuidado com o espírito já faz parte de suas preocupações.
Durante muito tempo acreditou-se que o desenvolvimento intelectual e tecnológico seria suficiente para livrar a humanidade da dor e do sofrimento, proporcionando-lhe a felicidade plena. Hoje percebe-se que a ciência e a tecnologia por si mesmas não levam à felicidade. Elas podem ser utilizadas tanto para o bem como para o mal. Os benefícios que poderão advir dependem do desenvolvimento moral e da vontade das pessoas em promover a paz.
Mais do que nunca, a humanidade deve buscar o seu desenvolvimento ético-moral, o autoconhecimento e a religação a Deus, não em rituais ou misticismos, mas através da fé raciocinada, do conhecimento das leis naturais e da compreensão e vivência das leis de amor.
O ser humano só evolui quando busca dentro de si as respostas, pois faz parte do progresso conhecer-se e ao universo. Assim, o presente momento é uma época especial para analisarmos as questões relevantes a cada um de nós: Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Para onde vou? Quais os meus objetivos na vida?
O SEARA ESPÍRITA, em seu sexto ano de existência, renova sua proposta de levar conhecimento espírita de forma simples e acessível a todos a fim de proporcionar informação e consolo para que possamos viver melhor.
Que tenhamos um novo ano de muitas conquistas na seara do bem e muita paz!
1FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.