Muitos estão aflitos buscando o restabelecimento da saúde debilitada e querem isso da forma mais rápida e menos dolorosa possível. A busca do equilíbrio físico, quando na medida certa e não desesperada, é justa, natural e recomendável.
Novos medicamentos surgem diariamente, novas técnicas cirúrgicas e terapias honestas eclodem nos laboratórios e mentes dos cientistas expondo a bondade de Deus, que permite à humanidade sofredora sanar ou minorar as aflições do corpo.
Paralelo a isso, milhares de pessoas acorrem às Casas Espíritas a procura de soluções para suas enfermidades. Os benfeitores da espiritualidade, por misericórdia do Pai, acolhem, muitas vezes, suas súplicas, atendendo seus pedidos no momento do passe, durante a oração, no transcurso da palestra ou na intimidade da sessão mediúnica.
Segundo Philomeno de Miranda toda reunião espírita séria e nobre é de cura, porque as energias que se movimentam no ambiente possuem qualidades para proporcionar o refazimento das organizações física, emocional, psíquica e espiritual daquele que ali se encontra…1
Emmanuel, na condição de amigo que já se vestiu de vários corpos2 alerta que, depois de longas lutas, compreendeu que a verdadeira necessidade é de saúde espiritual.
Realmente, já experienciamos, nas múltiplas reencarnações, a saúde e a doença; a beleza e a fealdade; a riqueza e a miséria; o poder e a subalternidade; sendo os primeiros de cada dupla, fatores preferidos pelas pessoas na pretensa conquista da felicidade plena. Chegou o momento de buscar efetivamente algo ainda não experimentado: a harmonia para o Espírito que é, verdadeiramente, o agente imortal.
O corpo doente é reflexo da Alma enferma e, para se atingir a verdadeira cura, deve-se buscar a melhor terapia e o melhor terapeuta: Jesus e o Seu Evangelho.
A terapia mais eficaz é o Amor e, a Boa Nova do Cristo, a receita de saúde para toda a humanidade.
O motivo das aflições físicas são as atitudes e pensamentos em desencontro com o pensamento do Mestre, quando não desta, de outras reencarnações, pois nada é por acaso e tudo tem uma causa justa e de equidade.
É deveras importante combater as moléstias do corpo, mas jamais eliminaremos as doenças se as causas não forem identificadas.
A farmacologia, a tecnologia, a ciência humana deve ser utilizada, todavia, inclina-te para Jesus e renova-te espiritualmente, nas lições do seu amor.2
A verdadeira terapia curadora inicia com a imprescindível renovação mental como melhor meio de recuperação da harmonia.
Práticas que podem favorecer:
a) cultivar a bondade;
b) ter a consciência reta (não praticar atos ilícitos nem contra si, nem contra o próximo);
c) promover estudos e leituras edificantes para a alma;
d) ser operoso no bem, ter atitudes pró-ativas;
e) praticar a caridade nas suas mais diversas formas;
f) exercer a compreensão, a tolerância e o perdão;
g) manter pensamentos elevados e disciplina mental;
h) adotar a oração sincera como rotina;
i) buscar no autoconhecimento as informações necessárias para a reforma íntima.
Eis algumas sugestões de como conquistarmos a verdadeira saúde que consiste na harmonia interior e na paz de consciência, cujos reflexos também irão se traduzir no equilíbrio físico.
Luis Roberto Scholl
1FRANCO, Divaldo. Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. Salvador,BA:LEAL, 2008
2XAVIER, Francisco C. Coletânea do Além. Autores Diversos. 5. ed. São Paulo: LAKE