O início de cada ano é sempre um período em que pensamos o que fizemos no ano anterior, o que deixamos de fazer e planejamos o ano que se inicia. Aproveitando a expectativa de renovação que o novo ano cria, este é o melhor momento para repensarmos nossa vida. Os erros cometidos são parte do passado. Se temos condições de corrigi-los, façamo-lo. Porém, o mais importante são as atitudes que tomaremos daqui para frente.
Allan Kardec, em o Evangelho Segundo o Espiritismo, nos diz “Se reconhece o verdadeiro espírita pela sua renovação moral e pelos esforços que faz para superar suas más inclinações”. Sigamos o mestre lionês, procurando melhorar cada vez mais, esforçando-nos para superar nossas más tendências e defeitos. Somente através da meditação, da oração, analisando nossos atos e pensamentos podemos nos compreender e renovar atitudes, fortalecendo-nos na fé, no amor, na caridade.
Porém, não procuremos modificar os outros. Se nós melhorarmos, aqueles que nos cercam também se sentirão motivados a transformar hábitos e comportamentos.