Algumas pessoas perguntam: que prova o Espiritismo tem da imortalidade da alma e da reencarnação? Com toda segurança, podemos dizer que a maior prova é a própria razão do homem. Senão vejamos:
* O homem, ser inteligente, foi criado por um ser superior, que é a fonte de tudo. Colocar no acaso a responsabilidade da criação do universo e o surgimento do homem é apenas dar outro nome à Deus. As leis naturais que regem a criação são tão perfeitas, que o criador, inevitavelmente, deve ser perfeito. “Todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente, tem uma causa inteligente”.
* Sendo o homem dotado de razão e senso moral, não foi criado do nada para o nada. Há um objetivo na sua vivência. As conquistas intelectuais e morais são adicionadas no processo evolutivo do ser. Os erros e desacertos deverão ser reparados. A boa lógica nos faz refletir desse modo. Como a vida não se extingue no túmulo, as boas ações e os reajustes a serem feitos são levados para o além da vida corpórea. É a imortalidade da alma.
* Sendo as imperfeições ainda uma constante e as reparações uma necessidade, se faz premente a oportunidade de novas encarnações para os acertos entre as criaturas. A imagem de um Deus justo e bondoso para com todos seus filhos, não se confirmaria, se não houvesse a reencarnação para explicar tantas diferenças: um nasce fisicamente perfeito e o outro, paraplégico; um é gênio e o outro, deficiente mental; alguns nascem na riqueza, enquanto outros na miséria absoluta; uns, em meio favorável ao seu desenvolvimento psico-intelecto-moral, outros em meio a intermináveis guerras genocidas. As vidas sucessivas justificam as diferenças como sendo o resultado dos diversos níveis evolutivos de cada espírito, tendo, as ações equivocadas de vidas anteriores, conseqüências que surgem agora, não como castigo, mas como oportunidade de reparo e crescimento.
A Doutrina Espírita retirou o véu que separava o mundo espiritual do mundo dos encarnados nas inúmeras comunicações de almas que já viveram na Terra. As provas irrefutáveis dessas comunicações estão ao alcance de todos.
Mas a verdadeira prova da existência e preexistência da alma, como afirma o Espírito Miramez “somente encontraremos o mundo interno das nossas consciências sendo, essas experiências, individuais.”
O tempo é o nosso maior professor. O homem, quando volta para dentro de si, remove o entulho de idéias preconceituosas, o orgulho, a vaidade, sente a presença dos espíritos auxiliando-o no dia-a-dia e compreende mais profundamente a existência de Deus.
O Espiritismo desfraldou a bandeira da imortalidade, com provas mais lúcidas. Ao contrário do que se imagina, ele vem confirmar o que as outras religiões vêm propagando há milênios: a vida continua! Só que de maneira razoável, com uma amplitude de consciência e responsabilidade.