O que faço para iniciar no espiritismo?

Orson Peter Carrara1, respondendo a similar questão a ele dirigida, esclarece que:

Não há qualquer tipo de iniciação. O caminho é estudar para conhecer…

Para tanto, devemos é começar pelo começo mesmo! Estudando as obras de Allan Kardec, iniciando com O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Depois de formada a base, aí sim virão as obras complementares e outras leituras mais amenas, informativas, e até os famosos romances.

O ideal é estudar em grupo. Procure um grupo sério que realmente estude o Espiritismo. Não se iluda com Centros que se denominam espíritas e adotam posturas místicas e autoritárias que são práticas distantes do Espiritismo. Também não siga líderes. Forme sua própria consciência espírita, através do estudo ponderado, refletido, continuado, perseverante. Ao mesmo tempo, procure ouvir palestras (elas são constantes na maioria dos Centros), para tirar suas próprias conclusões com o estudo que vem fazendo. E, se possível, participe de eventos que são realizados, para você ir percebendo a riqueza do conhecimento espírita. Mas também engaje-se em alguma atividade de auxílio ao próximo, pois isto tem grande validade para seu amadurecimento perante as questões doutrinárias do Espiritismo.

Finalmente, entendamos que o Espiritismo veio para esclarecer, jamais para arrebanhar adeptos. Coloca o conhecimento à disposição, mas respeita profundamente todas as crenças. Você pode apenas conhecer, sem ter que mudar de religião.

1www.orsoncarrara.hpj.ig.com.br