Os Espíritos influenciam em nossas vidas muito mais do que imaginamos, chegando muitas vezes a nos dirigir. (O Livro dos Espíritos – Questão 459).
Baseando-nos nessa afirmação, alguns questionamentos nos surgem: Como ocorrem essas influências? A responsabilidade é nossa ou é do espírito que nos influencia?
Vivemos em permanente sintonia com o mundo espiritual, sendo influenciados desde pequenas atitudes até grandes decisões, mesmo não percebendo e até ignorando essa relação.
As influências podem ser boas ou más. São influências negativas aquelas proporcionadas por espíritos inferiores, que assim permanecem estacionados ou agravam sua situação; e acontecem devido as nossas imperfeições e não vigilância, podendo ser esporádicas ou constantes (que é o caso da obsessão). São espíritos desencarnados que, cultivando ainda vícios, agem sobre os encarnados que também os cultivam, mesmo momentaneamente.
Nenhum ser espiritual recebe a missão de fazer o mal. Deus permite que o faça para nos por à prova. As influências espirituais que sofremos servem para experimentar nossa fé e a nossa constância no bem; elas ocorrem de acordo com nossa evolução espiritual, sendo que a responsabilidade das ações é sempre nossa, pois são conseqüências de nossos atos no decorrer das encarnações.
Com o esclarecimento, compreendemos que precisamos aprender a selecionar os nossos pensamentos e as vibrações que nos acompanham. A Espiritualidade Superior trabalha incessantemente nos intuindo e orientando-nos no bem. Na medida em que nos esforçamos para melhorarmos moralmente, amando e perdoando, nossos protetores poderão agir positivamente sobre nossos pensamentos, e em conseqüência teremos melhores atitudes conosco e com o próximo. Porque somos muito apegados ainda à matéria é que freqüentemente nos deixamos influenciar negativamente.
A Doutrina Espírita orienta que temos nosso livre arbítrio e através dele pensamos e agimos. Sigamos portanto os ensinamentos de Jesus na sua mensagem “vigiai e orai”, evitando a maledicência, a calúnia, a palavra indigna, cultivando bons pensamentos, com vontade e fé. Assim teremos condições de receber as boas sugestões da Esfera Superior e ser úteis na construção de um mundo melhor.