Oração Dominical

         Jesus estava conversando com seus apóstolos, quando Pedro lhe perguntou:
         - Mestre, será que Deus ouve todas as nossas preces?
         - Como não, Pedro? Respondeu Jesus. Então Jesus lhe contou que o homem sempre orou e sempre acreditou que existe, sim, um poder maior que ele e que lhe proporciona viver aqui neste mundo. Pedro, ainda com muitas dúvidas, continua perguntando:
         - Se Deus ouve todos nós, por que existem tantas diferenças? Por que tenho que trabalhar tanto com meu barco para meu sustento enquanto Levi tem um trabalho mais leve?
         Jesus ouve pacientemente e responde:
         - Não se esqueça, Pedro, que o mundo pertence a Deus e que todos somos seus trabalhadores e os trabalhos são variados conforme a capacidade de nosso esforço. Hoje você tem que pescar, amanhã vai construir o Reino de Deus no coração dos homens através do Evangelho. Todo trabalho útil é de Deus e todo trabalho é importante, desde limpar uma casa até o trabalho dos Sacerdotes, os Doutores da Lei. Todos nós somos filhos de Deus e estamos aqui para servi-lo, seja como rei ou como escravo, pois o Pai conhece a cada um de nós e nos conduz ao trabalho que merecemos.
         E Jesus continua explicando para Pedro:
         - A oração, Pedro, é a maneira que temos de conversar com Deus, nosso Pai que está nos céus, e nesse momento devemos sempre mostrar o que sentimos em nosso coração, nossos medos, nossas esperanças, dúvidas, tristezas, assim Deus poderá nos trazer a paz, a calma e nos mostrar o melhor caminho que devemos seguir. Devemos cultivar o hábito de fazer nossas preces todos os dias, assim como respiramos todos os dias também e não fazer preces somente quando algo de ruim nos acontece.
         Passado alguns dias, Pedro se queixa para Jesus que não tem recebido o que pede em suas preces. Jesus pergunta para ele:
         - E o que tens pedido a Deus?
         Pedro lhe diz que pede para que sua condição financeira seja melhorada (que ganhe mais dinheiro), pois tem muitas dificuldades em sua casa. Jesus, demonstrando seu profundo amor e bondade, diz a Pedro que não devemos orar pedindo a satisfação de nossos desejos e caprichos, pois só Deus sabe o que é melhor para nós. O certo é pedirmos a benção de Deus para compreendermos a Sua vontade, que é sempre justa e sábia. Assim, nosso coração ficará em paz.
         Foi quando outro apóstolo, que escutava a conversa, pede a Jesus:
         - Senhor, ensina-nos a orar!
         Então Jesus colocou os apóstolos em círculo, fechou os olhos, elevou seu pensamento ao Pai Celestial e disse:
         - Pai nosso que estas nos céus, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céus, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai nos do mal.
         Nessa história, optamos por não explicar o que cada verso da oração significa devido à idade, mas se forem mais velhos, pode ser feito.

         Vivência: um evangelizador, se veste de Jesus e convida um dos evangelizados por vez a entrar em uma barraquinha e conversar com Jesus por meio de um telefone ligado por um barbante em cada ponta. Estimular que por meio da oração, da prece, podemos conversar com Jesus, a oração é um meio de nos LIGAR a Deus e a Jesus. Sempre que precisamos, é só fazer uma prece para conversar com o nosso querido e amado Mestre.

         Referência: Lucas 11: 1-13/ Mateus 6: 9-15
         Evangelho Segundo o Espiritismo – cal XXVIII
         Boa Nova (Humberto de Campos) – cap. 18 “A Oração Dominical”
         Pelos Caminhos de Jesus (Divaldo/Amélia Rodrigues) – cap 16 “A Arte de Orar”
         Trigo de Deus(Divaldo/Amélia Rodrigues) – cap. 17 “A Oração Dominical”

         Sugestão enviada pelo Jardim


         [Vivências]