Virtudes III


         Prece inicial:

         Primeiro momento: questionar os evangelizandos sobre o que são virtudes e paixões. Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? Não são os seres humanos movidos a paixões? Pontos a serem abordados, bem como as respostas contidas em O Livro dos Espíritos, para serem expostas aos evangelizandos:

         * Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? As paixões são como um cavalo, que é útil quando governado. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perigosa no momento em que deixais de poder governa-la, e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro”. (Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, questão 908.)

         * Como definir o orgulho? “O Orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então ? Entregai-vos à cólera”. (Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo IX - Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos - A Cólera.)

         * Como trabalhar as paixões carnais? Que tipos de paixões poderemos ter? O Evangelizador pode comentar que as paixões são boas para dar estímulo ao nosso desenvolvimento, mas devemos ter equilíbrio, que vai sendo adquirido com o tempo. Pode-se mencionar as paixões comuns, como videogame, leitura, esporte, comida, assistir a TV, etc. O evangelizador pode dividir a seguinte passagem do Evangelho para elucidar essa questão: “Aquele que não encontra a felicidade senão na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz quando não os pode satisfazer, enquanto que aquele que não se interessa pelo supérfluo se sente feliz com aquilo que, para os outros, constituiria infortúnio”. (Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos - parte dos comentários à resposta da questão 933.)

         * Comentar sobre o conceito de virtude, com base na questão 893 - “Qual a mais meritória de todas as virtudes? Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada”. (Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos - questão 893.)

         * Como podemos vencer os males do mundo? “Os males deste mundo estão na razão das necessidades artificiais que criais para vós mesmos. Aquele que sabe limitar os seus desejos, e ver sem cobiça o que está fora das suas possibilidades, poupa-se a muitos aborrecimentos nesta vida. O mais rico é aquele que tem menos necessidades.” (Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos - parte da resposta à questão 926.)

         Segundo momento: pedir para que cada evangelizando enumere quantas virtudes puderem no caderno. Solicitar que eles fiquem nessa atividade por cinco minutos. O evangelizador deve estimular para que cada criança apresente uma virtude e explique com as suas palavras o significado da mesma, incentivando, a seguir, o grupo a dar um exemplo de como colocar essa virtude em prática. Por exemplo, coloca-se a HUMILDADE em prática quando evitamos nos sobressair sobre o outro.

         Terceiro momento: dividir os evangelizandos em pequenos grupos, distribuindo a cada grupo o conceito de uma virtude. Pedir que a analisem, entendam a virtude e, após relatem o que aprenderam ao restante do grupo.

         Clique aqui para ver sugestões.

         Quarto momento: atividade sobre Capítulo IX. Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Injúrias e Violências – fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

         Clique aqui para ver a atividade.

         Clique aqui para ver a resposta da atividade.

         Quinto momento: montar um cartaz em papel pardo com colagens que representem as virtudes estudadas em salas de aula. Para tanto, o evangelizador deve levar revistas e/ou jornais. Interessante incentivá-los a escreverem mensagens positivas no painel para que o mesmo possa ser mostrado aos pais, a fim de que conheçam o que foi estudado na aula de evangelização.

         Sexto momento: existem muitas formas de ensinarmos virtudes para as crianças. Uma delas é através de dinâmicas. Segue abaixo uma sugestão.

Dinâmica das virtudes

         Para esta dinâmica dar certo, o evangelizador deverá escrever o nome das virtudes em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber uma virtude, mas ela/ele não poderá saber qual a sua virtude..

         O evangelizador irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o nome da virtude nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome da virtude. Peça a cooperação de todos para que a dinâmica fique bem divertida desde o início.

         A dinâmica começa quando todos possuírem a sua respectiva virtude grudada nas costas. Assim que o evangelizador dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra qual a virtude que tem grudada nas suas costas.

         A dinâmica somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome da sua virtude. O evangelizador deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade com a dinâmica. Pode-se dizer, por exemplo, que a virtude inicia com a letra P (paciência) ou termina com GEM (coragem).


         Clique aqui para encontrar uma lista com sugestões de virtudes para serem utilizadas nesta dinâmica.

         Sugestão: 2º, 3º ciclos e juventude, aprofundar de acordo com a maturidade/condições da turma.

         Subsídios para o evangelizador:

         KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Capítulo XII - Da perfeição moral - As virtudes e os vícios.
         KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX. Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos.

         Prece de encerramento

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]