Virtudes II


         Prece inicial:

         Primeiro momento: questionar os evangelizandos sobre o que são virtudes. E o oposto de virtude? VIRTUDE é tudo aquilo que ajuda na evolução. VÍCIO é tudo aquilo que atrasa a evolução.

         O evangelizador deve explicar aos evangelizandos que virtude é tudo aquilo que definitivamente adquirimos, jamais deixamos de possuir. Assim, não perdemos paciência, fraternidade, amor, caridade, tolerância, idealismo, determinação, coragem e outras tantas conquistas nobres e sublimes, quando realmente as detemos.

         Segundo momento: Atividade de Caça ao Tesouro/Mapa da Mina. O evangelizador deve pendurar, antes do começo da aula, os cartazes contendo as virtudes por todas as paredes.

         Clique aqui para ver a lista das virtudes sugeridas para essa atividade.

         Obs.: o evangelizador deve dar somente a primeira pista para que os evangelizados encontrem qual deve ser a virtude correspondente. Deve-se salientar que as crianças não estão competindo umas com as outras, mas sim trabalhando em equipe. Dessa forma, trabalha-se nessa atividade a cooperação.

         Os evangelizandos deverão achar a primeira virtude e retirá-la da parede. Atrás do papel com a virtude, encontra-se a pista para a próxima virtude a ser encontrada. Durante a atividade, favor ressaltar a necessidade das crianças não competirem umas com as outras. Que as crianças que pegam uma pista deem oportunidade para as outras crianças pegarem as próximas.

         Clique aqui para ver as pistas referente a cada virtude.

         Esse jogo, quando bem feito, fica sendo um sucesso e todos ficam com "gosto de quero mais", desperta muito interesse entre os participantes, além de ser muito divertido e criativo.

         Terceiro momento: conversar com os evangelizandos sobre a dinâmica. Podemos dizer a todos que A vida na Terra é valiosa oportunidade de aprendizado. Retorna o Espírito para a vida física, vestindo nova roupagem carnal, trazendo no bojo da reencarnação os propósitos de crescimento interior. Dependendo da maturidade da turma pode-se explicar o conceito de evolução, não esquecendo de comentar da necessidade do esforço íntimo.

         Importante mencionar que devemos estar sempre atentos na busca de reconhecer os pontos falhos no nosso dia-a-dia para fazermos melhor nas outras oportunidades.

         Quarto momento: perguntar quais os pensamentos, atitudes e sentimentos que devemos conservar em nossos corações? Exponha todas as virtudes no chão para que as crianças possam visualizar as palavras.

         Quinto momento: converse com os evangelizandos para que eles peguem as palavras e as pintem uma cada um; que eles expliquem com as suas próprias palavras o que a virtude que eles tem nas mãos significa. Posteriormente pode-se pegar cada virtude, recortar e colar em um papel maior, formando um grande cartaz.

         Caso haja a necessidade de unir a turma crianças que não são totalmente alfabetizadas, o evangelizador deve ler a virtude para que a criança possa participar igualmente dessa atividade.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim, 1o. ciclo ou 2o. ciclo de acordo com a maturidade/condições da turma.

         Subsídios para o evangelizador: O Livro dos Espíritos - C A P Í T U L O X II - Da perfeição moral - As virtudes e os vícios.

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.



         

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