Vida de Jesus



         Prece Inicial

         Primeiro momento: contar a vida de Jesus até os 12 anos de idade. Utilizamos os tópicos abaixo. As palavras em negrito perguntamos se eles sabiam o que significava.


         Tópicos:

         1 - Maria e José moravam em Nazaré.

         2 - Quando Maria estava grávida, ela recebeu a visita de um (anjo), ser espiritual, no caso um espírito superior, que informou que em breve ela seria mãe, daria à luz a um menino. Ela deveria chamá-lo de Jesus, Ele teria uma missão muito importante no mundo.

         Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus.
         Jesus = Salvação - designava Sua missão.
         Cristo = ungido (em grego); o mesmo que Messias (em hebraico).

         3 - Antes de Jesus nascer, seus pais foram até Belém para o censo determinado por César Augusto, imperador de Roma. A família de José, que era descendente de Davi, era de Belém.

         4 - Jesus nasceu em um lugar simples, uma estrebaria. Já no nascimento nos deu uma lição de humildade.

         5 - A notícia de que havia nascido um grande salvador se espalhou e o menino recebeu a visita de pastores e magos (eram sacerdotes muito conceituados, e se ocupavam de medicina, astrologia e coisas espirituais).

         6 - Jesus cresceu em Nazaré e aprendeu a ser carpinteiro como o pai. Era um menino educado e ajudava a mãe nas tarefas domésticas. Jesus aprendeu a ler e a escrever e estudou as escrituras na Sinagoga de Nazaré.

         7 - Quando Jesus tinha 12 anos, foi com seus pais a Jerusalém para uma das festas religiosas dos israelitas. Maria e José se perderam de Jesus, encontrando-o entre os doutores da lei, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam de sua inteligência e das suas respostas.

         8 - Perguntar aos evangelizandos como eles pensam que foi a concepção e o nascimento de Jesus. Após ouvir as respostas, salientar ou esclarecer que Jesus foi concebido como eles, através do ato sexual de seus pais Maria e José, nasceu de parto normal, sendo provável que José tenha ajudado Maria na hora do parto.

         Subsídios ao evangelizador:

         Conclusão: “...desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa, pelo que respeita à sua mãe, como nas condições ordinárias habituais da vida” e que “Jesus, pois teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico”. (A Gênese, cap. XV, itens 65/66).
         * Estudos Espíritas do Evangelho, Terezinha Oliveira, Coleção: Estudos e Cursos, cap. 8 e 9, editora Allan Kardec - CEAK;
         * Livro Paz na Terra (Richard Simonetti - Editora CEAC), cap. A virgindade de Maria.



         Segundo momento: como era Jesus quando esteve encarnado entre nós e seu relacionamento com as crianças. Para abordar este assunto usamos os tópicos abaixo:


         1 - Jesus foi e é alguém muito especial para todos nós. Podemos dizer que Ele é o nosso irmão mais velho, mais evoluído.

         2 - Jesus é só bondade, não se magoa, não se estressa, está acima do mal.

         3 - Jesus é chamado de Mestre, porque ensinava os outros, tinha muita sabedoria e vivenciava seus ensinamentos. Ele ensinava a respeito do amor, perdão, caridade, humildade, ajudar o próximo, não mentir.

         4 - Jesus era muito amigo das crianças e jovens, as crianças gostavam de Sua companhia. Adorava contar histórias para elas, foi o maior e melhor contador de histórias que já existiu.

         5 - Podemos contar sempre com Jesus, quem tem Jesus no coração jamais está sozinho. Nos ligamos a Ele através da prece.

         6 - Tudo que fizemos está sendo observado por Jesus. Quando prejudicamos o nosso próximo, maltratamos os animais, mentimos, quando praticamos qualquer ação negativa, podemos esconder de nossos pais, avós, amigos, tios, porém de Jesus jamais, pois Ele está sempre a nos observar. Jesus quer que tenhamos atitudes no bem, pois nos ama e sabe que tudo que fizermos de negativo vai retornar a nós e nos fará sofrer. Assim, também, quando praticamos coisas boas, Ele se alegra e fica mais próximo de nós.

         7 - Jesus gosta e protege os animais, pois sabe que são criados por Deus, seres em evolução como nós e merecem nosso respeito e carinho.

         Obs.: para o primeiro e segundo momento utilizamos uma apresentação em Powerpoint com imagem colhidas da internet. Podem ser usadas, também, figuras que mostrem o nascimento de Jesus e várias imagens de Jesus com crianças, jovens e animais.

         Terceiro momento: distribuímos papel de carta e envelopes coloridos para que os evangelizandos escrevessem uma cartinha para Jesus.

         Obs.: as cartas ficaram maravilhosas.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]