Prece - valor e ação da prece III

         Prece inicial

         Primeiro momento: conversar sobre o conceito de prece com a turma, de acordo com a Doutrina Espirita.

          O que é prece?

          Quando fazemos uma prece?

          Por quem podemos fazemos prece?

         Obs.: favor notar que essa aula foi planejada para que o evangelizador fique em torno de 10 minutos em cada atividade no máximo. Se o Evangelizador sentir a necessidade de passar mais tempo com uma ou outra atividade, por favor adapte de acordo com o seu sentimento e a necessidade da turma.

         Segundo momento: fazer a atividade na qual se utiliza a técnica da "Caixinha Musical" - uma música espírita conhecida pelas crianças é tocada. Quando a música para, quem está com a caixinha tira uma pergunta dela e responde. Se acertar a criança ganha uma chance de desenhar algo pelo qual eles fariam prece, em um quadro que deverá estar previamente pendurado na parede. Esta técnica também é conhecida com o nome de "Batata Quente". Abaixo segue as sugestões de perguntas a serem feitas as crianças pelo evangelizador.

         1. O que é prece?

         2. Temos que ter um local especial para fazer prece?

         3. Diga o nome de alguma pessoa que voce gostaria de fazer uma prece?

         4. Quando fazemos uma prece?

         5. Por quem podemos fazer prece?

         6. A prece nos faz sentir melhor?

         7. Pode-se fazer prece todos os dias?

         8. Pode-se orar antes de dormir?

         9. Pode-se orar antes de levantar da cama?

         10. Pode-se orar antes das refeições?

         11. Pode-se orar por uma pessoa que desencarnou?

         12. Pode-se orar pelo nosso anjo da guarda?


         Depois que as perguntas terminarem, pode-se fazer um quadro com os desenhos que a turma fez e fixar o mesmo na sala. Dessa forma, as crianças trabalham a cooperação e o conceito de trabalhar em grupo.

         Terceiro momento: mostrar aos evangelizandos um “telefone” (este montado com dois copinhos e um fio grande ligando um ao outro). Perguntar quem conversa ao telefone, e dizer que vamos começar a falar ao telefone ali na nossa aula, através do nosso telefone!

         Escolher um evangelizando e quando ele “atender”, perguntar algumas coisas: o nome, idade, nome dos pais, quantos anos tem, se tem irmãos, etc... Dessa forma, o evangelizador engajará as crianças na brincadeira.

         Quando a brincadeira acabar, falar aos evangelizandos que a oração é como este nosso telefone: sempre que discamos para alguém, teve este alguém do outro lado da linha que nos atendeu, e com a oração é a mesma coisa: sempre que oramos com o coração, tem alguém no plano espiritual para nos ouvir, nos ajudar a enfrentar nossas dificuldades, nos dar forças; alguém que podemos contar.

         Para finalizar a comparação, dizer que um lado do telefone somos nós, encarnados, do outro lado quem atende é o nosso anjo da guarda, Jesus, Deus, enfim, àquele que estamos pensando durante a prece, e o fio é a prece em si! Também acrescentar que a prece pode ser feita em qualquer lugar, e em qualquer hora, é só termos pensamentos bons, e orarmos com amor!

         Quarto momento: mcada criança deverá receber um papel A4 para que elas possam desenhar algo que gostariam de agradecer a Deus por ter aqui na Terra (pais, casa, teto, comida, animais de estimação, aula de Evangelização, etc). Pedir para as crianças mostrarem os seus desenhos umas para as outras e depois mostrar para os pais, engajando-os no assunto.

         Subsídios para o evangelizador: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVII", especialmente o título Ação da prece – Transmissão do pensamento, itens 9 e 15 e O Livro dos Espíritos – Livro 3, cap. 2 - Da prece.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e/ou 1o. ciclo, de acordo com a maturidade/condições da turma.

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]