Técnica – União e Cooperação


         A técnica inicia com um cartaz que tenha alguma mensagem ou figura edificante. O evangelizador irá recortar o cartaz num número de partes equivalente ao número de jovens que freqüentam o grupo de jovens, mesmo que no dia não estejam presentes alguns deles. Sugere-se que se recorte em quadrados e não em formas mais complexas para que se torne mais fácil a montagem, já que aqui o objetivo não é dificultá-la.

         Colocar as partes do cartaz recortadas coladas embaixo das cadeiras da sala ou em outros lugares que os jovens possam procurar. Cada um irá procurar e trazer apenas uma parte, não podendo pegar mais do que um pedaço do todo.

         Quando retornarem da busca, o evangelizador solicitará que os jovens tentem montar o cartaz no chão ou em uma mesa, e se quiserem sobre um papel maior para que seja possível a colagem (O resultado final ser fixado ou desmontado não interfere no restante do processo, por isso, ficará a critério do evangelizador).

         Cada um de posse de sua peça, os jovens irão tentar montar o quebra-cabeça. Eles só conseguirão montá-lo perfeitamente se todos os jovens que participam do grupo estiverem presentes neste dia. Senão, muitas peças irão faltar, mas mesmo assim deverão montar como puderem.

         Observar o resultado final e fazer a reflexão sobre união e cooperação a partir dos seguintes aspectos:

         *Se todos vieram e, por isso, conseguiram montar o cartaz com todas as peças, refletir sobre a importância de cada um ter contribuído com sua parte para a montagem. Essa peça representa a individualidade, as experiências de cada um, o trabalho e as idéias que cada um traz para o grupo.

         *Se alguns não vieram e, por isso, não conseguiram montar o cartaz com todas as peças, colocar que seria importante para a realização da tarefa que todos estivessem presentes, sem deixar de valorizar o que pôde ser feito. Para o Grupo de Jovens, cada um é importante porque sempre terão dúvidas, experiências, vivências a compartilhar e alguém sempre terá vivido ou está vivendo situação parecida, trazendo algum relato ou informação, o que pode auxiliar o grupo como um todo. Também colocar a importância da participação de todos nas discussões.

         * Ressaltar também a importância de todos auxiliarem com seu empenho e trabalho para a montagem do cartaz e não somente com sua parte do quebra-cabeça, para que chegassem a um bom resultado final.

Carina Streda
Antônio Escobar
Juventude 1 – Evangelização Juvenil do Grupo Espírita Seara do Mestre




         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]