Trabalho - Ocupação Útil


         Prece inicial

         Primeiro momento: pedir que os evangelizandos saiam da aula por alguns momentos. Desarrumar a sala, colocar papel no chão, mudar as cadeiras de lugar. Chamar as crianças e dizer que a sala de aula está um pouco diferente e para que a aula possa começar eles terão que colocar tudo no lugar. Quem tiver o CD Cancioneiro Espírita vol. 3, site www.cancioneiro.com.br, pode colocar a música nr. 11 - Colaboração, enquanto eles arrumam a sala. Após tudo no lugar pedir que eles tentem adivinhar o tema da aula.

         Segundo momento: contar a história a A formiguinha preguiçosa, utilizando os desenhos, através de uma apresentação em power point ou impressos e pintados.

         Terceiro momento: conversar sobre a história.

          Quem era Liloca?

          Qual era sua dificuldade?

          O que aconteceu com Liloca?

          O que representou o sonho para Liloca?

         Quarto momento: conversar com os evangelizandos sobre as profissões.

          Qual a profissão mais importante? Todas as profissões são importantes e necessárias.

          Perguntar o que costumam comer no almoço. Comem arroz, por exemplo. Várias pessoas tiveram que trabalhar em suas profissões, desempenhando suas tarefas para que eles tivessem arroz para comer. Alguém teve que plantar o arroz, colher o alimento, outras pessoas armazenaram, venderam. Em outros lugares e envolvendo outras pessoas, como em uma indústria, o arroz foi ensacado, um motorista transportou o arroz, o dono do mercado comprou, a moça do caixa vendeu o arroz, alguém preparou o arroz (a cozinheira, a mãe, a empregada ou os próprios evangelizandos). Também assim com o feijão, a carne, a batata, a salada...

          Como chegaram no Centro Espírita? Vieram a pé? De carro? Usando tênis? Chinelo? Quantas profissões foram necessárias para eles chegarem até o Centro Espírita? Se vieram a pé alguém confeccionou o tênis ou o chinelo que eles usam. Se vieram de carro ou de ônibus falar sobre a gasolina, que é feita de petróleo, que é retirado de grandes profundidades, que é elaborado até se transformar em gasolina, para ser vendida para postos de gasolina, para que o frentista encha o tanque...

          Como devemos agir no nosso trabalho? Com responsabilidade, honestidade, valorizando o trabalho nosso e dos outros, respeitando os colegas.

          Qual a profissão das crianças? Estudar.

          Estudar é trabalho? Com base em que? Mostrar O Livro dos Espíritos questão nr. 675, que diz:

         Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais?

         “Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”

          Conversar com os evangelizandos sobre o que entendem por ocupação útil. Citar exemplos: ler um bom livro, ver um filme positivo, brincadeira saudável, uma prece, participar da evangelização, auxiliar em casa, visitar um doente, cuidar dos animais, tomar conta do irmão, arrumar as cadeiras no Centro Espírita, cantar na hora da música, colaborar com a limpeza colocando o lixo no lixo. Tudo o que for para o bem, que nos acrescentar algo de positivo é uma ocupação útil.

         Quinto momento: explicar a diferença entre trabalho remunerado e voluntário.

         Trabalho remunerado: é aquele que recebemos dinheiro, isto é, um salário para executá-lo. O evangelizador poderá citar como exemplo o sua profissão.

         Trabalho voluntário: é aquele que fazemos espontaneamente, sem receber dinheiro para realizá-lo, deve ser feito com amor e por amor. Traz a quem o pratica a paz ao coração, aproxima mais de Deus, traz alegria e bem estar.

         Lembrar que no Centro Espírita não existe trabalho mais importante do que o outro, todos são importantes. Todos podem ser trabalhadores no Centro Espírita independente da idade (se necessário relembrar o que eles podem fazer no Centro Espírita).

         Sexto momento: clique aqui para ver a sugestão de atividade. Após os evangelizandos terem respondido, deve-se corrigir e conversar a respeito das respostas.

         Prece de encerramento.

         Sugestão: segundo ciclo.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]