
Jesus Guia e Modelo
Objetivo: através do personagem José, apresentar Jesus como guia e modelo da humanidade, que veio nos mostrar com o Seu viver e Seus ensinos, um roteiro para o desenvolvimento moral da humanidade, que passa pelo desabrochar das nossas virtudes.
Primeiro momento: música de acolhida e prece inicial.
Segundo momento: solicitar que os evangelizandos usem a imaginação... nós vamos receber um convidado muito especial que conviveu com Jesus quando Ele esteve entre nós, alguém muito especial na vida de Jesus. A história traz poucas informações sobre esse personagem, mas isso não diminui sua importância... É importante que todos prestem atenção para entender bem a história.
Distribuir perguntas para os evangelizandos. Solicitar que se reúnam com os colegas ao lado e escolham um para ler a pergunta ao nosso convidado. Esclarecer que vão exercer a profissão de repórter, por alguns minutos. AS PERGUNTAS DEVERÃO SER FEITAS NA ORDEM DE NUMERAÇÃO.
Obs.: colocar a música instrumental Sereno Vol. 1 Na Busca da Essência. Abrir a porta... Apresentar o convidado que irá participar do encontro. Iniciar as perguntas, conforme combinado.
Terceiro momento: entrevista com José.
O evangelizador pergunta: O senhor pode se apresentar para nós?
(José) Meu nome é José, sou conhecido como José da Galileia, fui o pai de Jesus quando Ele esteve encarnado no nosso planeta. Desde criança, eu lembro, ouvia as pessoas comentando sobre o Salvador/Messias*, o enviado de Deus, que nasceria na Terra para libertar o povo do sofrimento. E todos se perguntavam quem seriam os seus pais?
01) Como o senhor conheceu a sua esposa, a Maria? Na minha época eram as famílias que combinavam os casamentos entre os seus filhos. E foi assim que eu conheci a Maria. Logo que nos conhecemos, nos enamoramos. Nossos corações bateram mais forte e um sentimento de amor profundo renasceu em nós.
Mas houve um fato muito importante que aconteceu na minha vida. Eu recebi em sonho a visita de um anjo de Deus. E no sonho o anjo me disse que eu deveria aceitar a Maria como esposa, que ela daria à luz a um menino e Ele seria chamado Filho de Deus, e que essa criança faria grandes coisas pela humanidade.
02) Onde Jesus nasceu? Quando se aproximava os dias para nascer Jesus, todo o povo foi convocado para fazer o recenseamento. O Imperador queria saber quantas pessoas moravam nas terras da Palestina. E tivemos que ir de Nazaré, onde morávamos, para a cidade de Belém, onde nascemos. A viagem durou poucos dias, mas foi bem cansativa, principalmente para Maria que estava quase para dar à luz.
Chegando lá as hospedarias estavam cheias, devido ao grande número de pessoas que tinham ido para o recenseamento e não havia lugar para nós.
Aquilo foi nos deixando preocupados. Hoje eu sei que o anjo Gabriel e uma equipe de Espíritos bons estavam conosco e nos encaminharam para uma gruta muito bonita, que servia de abrigo para os animais do campo. Maria começou a sentir as dores do parto. Jesus nasceu ali mesmo, com o aconchego dos animais.
03) Conta a história que o senhor teve um sonho enquanto ainda estavam na gruta em Belém, pode nos contar o sonho? Apareceu em sonho um anjo e me alertou que eu não deveria voltar para Nazaré e sim ir para o Egito, porque Herodes, que era o rei da época, ficou sabendo que estava próximo o nascimento do Messias, e ele tinha medo de perder o poder, ele achava que Jesus queria um reinado material cheio de ouro e poder.
O anjo me avisou para tomar outro caminho, porque Herodes mandou matar todas as crianças com até dois anos de idade. E assim eu fiz. Quando Herodes morreu, o anjo me avisou em sonho que eu poderia retornar. Então voltei com Maria e Jesus para Nazaré.
04) O senhor tem alguma foto de Jesus quando era pequeno para nos mostrar? Tenho sim. Jesus era uma criança linda...alegre, amorosa, gostava muito dos animais...
*1 - Essa foto eu estou brincando com Jesus.
*2 - Uma foto das nossas refeições em família, onde sempre fazíamos uma prece antes de nos alimentarmos.
*3 - Jesus pequeno na carpintaria comigo. Essa era a minha profissão, construir peças em madeira, usando ferramentas manuais.
*4 - Jesus com um dos muitos animais, seus amigos.
*5 - Jesus e eu admirando a lua, as estrelas, a noite...
Obs.: poderão ser escolhidas imagens da internet.
05) E quando Jesus tinha mais ou menos 11 ou 12 anos, como Ele era? Ele ajudava nas tarefas do lar? Jesus cresceu sempre muito bondoso, atencioso com todos que Ele encontrava. Não perdia uma oportunidade de ajudar nas tarefas de casa. Era gentil, educado, carinhoso e obediente. Consolava os tristes, os doentes. Sempre atendia a todos, com muito carinho. Muitas vezes Maria ia procurá-Lo, pensando que Ele estava brincando e quando O encontrava, estava nas estradas conversando com mendigos, com lavadeiras, com lavradores, até com ladrões, consolando essas pessoas, falando de Deus.
Nessa época, quando Jesus completou 12 anos fomos com parentes e amigos para as comemorações da Páscoa em Jerusalém. Era um tumulto de gente, e quando chegamos de volta a Nazaré Jesus não estava conosco. Voltamos para procurá-Lo e Ele estava no Templo em meio aos mestres da Lei perguntando e respondendo questões muito complexas sobre a Lei que o povo seguia na época.
Todos estavam espantados com a compreensão daquele menino e as respostas que Ele dava a todas as perguntas.
Sabíamos que Jesus era diferente das outras crianças da época. Maria e eu ficamos aliviados ao ver que Jesus estava bem, mas o advertimos de que não deveria ter se separado de nós.
Foi quando nos disse pela primeira vez, que estava cuidando dos negócios de seu Pai e me pediu para trabalhar na carpintaria. E lá trabalhou até os 30 anos.
*6 - Tenho uma foto Dele quando começou a trabalhar na carpintaria comigo.
06) O que aconteceu quando Jesus completou 30 anos de idade? Começou a curar cegos, paralíticos voltaram a andar, alimentou multidões do corpo e do Espírito, acalmou tempestades. Jesus espalhava amor, esperança, consolo, despertava nas pessoas a fé em Deus, que é um Pai justo e bom.
As pessoas ficavam maravilhadas com o que Jesus dizia, e mais ainda com o que Ele fazia.
Até que chegou o dia doloroso em que Ele foi preso. Deixou-se prender e deixou que eles o crucificassem.
07) José, por que Jesus encarnou no nosso planeta? Jesus cuida do nosso planeta desde a sua formação. Ele encarnou para nos ajudar na nossa evolução espiritual e também para ajudar a evolução do nosso planeta. Jesus veio nos mostrar o caminho do bem, que nos leva à evolução e à verdadeira felicidade.
(JOSÉ FAZ A PERGUNTA AOS EVANGELIZANDOS) - Agora eu vou fazer uma pergunta para vocês? Como Jesus nos ensinou o caminho do bem? Através das suas histórias/ parábolas, das conversas, dos sermões, das curas e principalmente do seu exemplo de vida, da maneira como Ele viveu quando aqui esteve, vivenciando as virtudes que Ele ensinou como a humildade, o respeito, o perdão e o amor.
08) Seu José, pode nos deixar uma mensagem final?
É importante, meus queridos que entendamos que Deus sabe o que é melhor para nós, ou seja, a cima da nossa vontade há a vontade do Pai que é todo sabedoria e bondade, então sempre vai acontecer aquilo que for melhor para nós. Jesus foi escolhido por Deus, nosso Pai, para ser o Governador Espiritual do Planeta Terra e Ele cuida de todos nós com muito amor. Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho.
Jesus é o guia e modelo da humanidade, veio nos ensinar o caminho para evoluirmos, aprendendo a amar e para isso temos que desenvolver as virtudes que trazemos como sementes desde que fomos criados por Deus. Quando tivermos dúvida de como agir, pensemos: O que Jesus faria?
Fontes: Boa Nova, cap.30; Mateus, 2.19-23; Lucas, 2.41-47; Pérolas da série evangélica Amélia Rodrigues, vol. 1.
Obs.: o evangelizador coloca música (sugestão: A caminho de Belém, Cancioneiro Espírita), enquanto José se despede dos evangelizandos.
Quarto momento: rodada de conversa: questionar os evangelizandos sobre o que são virtudes. Virtudes são qualidades (coisas boas), que todos temos que aprender e vivenciar. Deus, nosso Pai, quando nos criou, já nos presenteou com essas sementes, que temos que deixar desabrochar, isto é, colocar em prática na nossa vida, no dia a dia.
*Vamos lembrar algumas dessas virtudes? (escrever no quadro) Perdão, paciência, respeito, humildade, amor, fé, resignação, tolerância, afabilidade, obediência, amizade, generosidade, doçura, coragem, caridade.
*Distribuir uma flor de girassol para cada um. Solicitar que escrevam o nome na frente da folha.
*Solicitar que, individualmente, façam uma reflexão e escolham uma virtude (pode ser uma das que foi citada ou outra), que irão se esforçar para desenvolver ou melhorar durante o ano. Escrever a virtude escolhida no outro lado da folha. Não há necessidade de contar qual escolheu.
*Levar um cartaz com a seguinte frase e uma imagem de Jesus: Educação com Jesus, a conquista do Reino de Deus.
No cartaz deverão estar colados potes em EVA, onde os evangelizandos colocarão o seu girassol. Explicar que esse é o tema geral do trabalho que vamos realizar nos nossos encontros de evangelização durante este ano. Educação com Jesus é muito mais que ter conhecimento, é vivenciar em nosso dia a dia, na família, na escola, com os amigos, na evangelização, em sociedade...os ensinamentos que Ele nos trouxe.
Obs.: o girassol é conhecido como a flor do sol. Durante o seu crescimento, o caule gira e posiciona a flor sempre na direção do sol.
Quinto momento: conclusão - assim como o girassol, está sempre voltado para a luz, precisamos estar com o nosso coração e a nossa mente, voltados para Jesus, para os ensinamentos que Ele deixou. Jesus é o nosso guia e modelo. Somente assim, através do nosso esforço, estaremos desenvolvermos as virtudes que Ele nos ensinou e conquistando o Reino de Deus em nosso coração.
Sexto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo de preferência sobre o tema estudado) e prece de encerramento. Sugestão: Cap. I, Eu Não Vim Destruir a Lei, item 9 A Era Nova, parágrafo 4).
*Messias: Vem do hebraico meshiha, que significa “o ungido”, derivado de mashah, que quer dizer “ungir”. Foi o título dado a Jesus, o salvador esperado pelo povo judeu. O título é citado na Bíblia no Antigo Testamento. Tem o mesmo significado de Cristo, a partir do nome grego Christós, que também que dizer “o ungido”.
[Terceiro Ciclo]