Família, o lar cristão (parentela corporal e parentela espiritual)

         Objetivo: ampliar o entendimento a respeito do significado de família e em especial da família cristã, bem como da importância de cada um dentro do grupo familiar. Entender que a família é formada não só por laços materiais como também por laços espirituais.

         Primeiro momento: música de acolhida e prece inicial.

         Segundo momento: distribuir papel e caneta e pedir que escrevam o que significa família para eles.

         Terceiro momento: fazer uma roda de conversa e incentivar a todos a lerem o que escreveram. Durante a conversa introduzir comentários e perguntas conforme o subsídio abaixo.

         Subsídio ao evangelizador:
         *Não existem respostas erradas.
         *Deus criou os homens, os animais e as plantas. * Todos os elementos da Sua criação foram reunidos em famílias. * Assim, existem as famílias dos seres humanos, as dos animais e as das plantas.
         *As pessoas de uma mesma família vivem, na maioria das vezes, juntas (estamos falando do núcleo familiar onde moramos). * As famílias podem ser formadas pelo pai, pela mãe, pelos irmãos ou por aquelas pessoas que são responsáveis por nós. * Também fazem parte da família o vô e a vó.
         *Qual a função das casas? Têm por função proteger as famílias do sol, do calor, do frio e da chuva.
         *A família é uma reunião de Espíritos que renascem juntos para trabalhar, aprender e progredir. A família é a nossa primeira escola, onde temos a oportunidade de aprendermos a desenvolver as virtudes que necessitamos para evoluirmos e sermos felizes: como o amor, respeito, paciência, perdão, humildade, cooperação. Os elementos de uma família têm o dever de se auxiliarem mutuamente.
         *Todos nós pedimos para nascer? Pedimos para reencarnar na família que temos? Sim. Com certeza imploramos por esta oportunidade. Estamos na família certa, com as pessoas certas e as condições necessárias para aprender a desenvolver as nossas virtudes e evoluir. Não é por acaso que cada um tem a família que tem.
         *Perguntar se sabem que tipo de laços unem os membros de uma mesma família. Laços espirituais e corporais.
         *Laços espirituais são os verdadeiros laços de família, podem ser entre pessoas do mesmo sangue ou não. Se revelam pela simpatia e comunhão de ideias, isto é, pelo afeto, afinidade de gostos, interesses e pelo amor que expressam entre si. Na maioria das vezes os Espíritos que encarnam em uma família são ligados por laços de afinidade, tendo assim, além dos laços corporais, os laços espirituais.
         *Laços corporais existem entre as pessoas que tem o mesmo sangue, são da família corporal. Pode acontecer de reencarnar na família Espíritos estranhos, que não se conheceram em outras existências ou que não tem afinidades. Sempre temos oportunidade de aprender uns com os outros e desenvolvermos as nossas virtudes.

         Quarto momento: agora que já refletimos sobre esse tema tão importante que é a família, vocês vão receber material, cartolina, canetinhas, adesivos, lápis de cor e cada um, individualmente, vai fazer um cartão de gratidão para a família. Colocar uma música.

         Quinto momento: conversa com os evangelizandos.
         *Será que a nossa família é um lar cristão? O que é um lar cristão? É quando os membros da família se esforçam para viverem os ensinamentos que Jesus nos ensinou.
         *O que eu posso fazer para que a minha família seja ou continue sendo um lar cristão? Colaborando nas tarefas no lar, seguir as normas e orientações da família, participando das tarefas religiosas (evangelização, Evangelho no lar...), participar dos programas em família, participar de ações voluntárias no bem. Ser paciente, perdoar, conversar e não gritar...

         Sexto momento: conclusão - a harmonia no lar é o resultado do esforço individual dos seus membros em vivenciar a Lei de amor ensinada por Jesus e confirmada pelos Espíritos superiores. Os verdadeiros laços familiares não começam com o nascimento e não são destruídos com a morte do corpo físico.

         Sétimo momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento. Sugestão: cap. XI, item 04.




[Terceiro Ciclo]