Evolução espiritual

        Objetivo: oportunizar aos evangelizandos entender que a evolução é uma lei a qual não se pode fugir e que o êxito em nossa evolução espiritual depende de nossa reforma íntima, que deve ocorrer através da mudança para melhor dos nossos pensamentos, sentimento e atitudes.

         Primeiro momento: música de acolhida e prece inicial.

         Segundo momento: recapitulação.
         Todos nós somos Espíritos imortais, criados por Deus para a felicidade.
         Para que possamos conquistar essa felicidade, Deus nos dá, em cada existência, um presente valioso, sem o qual não poderemos habitar aqui na Terra: o nosso corpo físico, que nos serve como instrumento de progresso.
         Nós somos Espíritos e estamos habitando um corpo físico. Cuidar do corpo físico e do Espírito é um dever de todos nós, pois precisamos de ambos para aprender e evoluir; e ambos estão ligados entre si.
         Falamos tanto em evolução, mas como acontece a nossa evolução espiritual? O que fazer para que o nosso querido planeta Terra possa ser um lugar melhor para se habitar? Essas reflexões vamos fazer em nosso encontro de hoje.

        Terceiro momento: dividir em grupos de acordo com o número de evangelizandos, onde através de um jogo, vamos ter a oportunidade de refletir sobre as nossas atitudes e o que podemos fazer pela nossa evolução espiritual, para que um dia possamos habitar um mundo mais evoluído, o Mundo de Regeneração.
       Vamos utilizar como dinâmica o Jogo da Evolução. Cada um deverá pegar uma cartinha e se for uma situação positiva, joga o dado e percorre o caminho (tipo Trilha). Quando for uma situação negativa, o evangelizando fica no mesmo lugar (não retroagimos em termos de evolução, apenas estacionamos). Lembrando que as situações apresentadas, tanto positivas, como negativas, são para nossa reflexão, não significando que já realizamos aquela atitude positiva ou negativa.

      Obs.: utilizamos uma adaptação do Jogo da Evolução e do Passatempo Espírita, disponível na internet para venda. O evangelizador poderá fazer um jogo utilizando situações simples do dia-a-dia do evangelizando.

        Quarto momento: conclusão do jogo - o jogo tem como objetivo mostrar que todos nós vamos evoluir, alguns vão chegar antes, outros juntos, outros vão chegar mais tarde, mas todos nós vamos evoluir e um dia ser Espíritos perfeitos assim como Jesus, o governador Espiritual do nosso Planeta, que continua evoluindo, porque o progresso é uma Lei de Deus. Através do Jogo da Evolução percebemos que somente evoluímos quando fazemos escolhas que vão trazer consequências positivas. Caso contrário, permaneceremos estacionados.

         Quinto momento: vamos ver se os Espíritos superiores têm alguma dica para nos dar a respeito desse assunto? Ler e comentar a questão 909 de O Livro dos Espíritos.
         909 - Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?
         “Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

         *A evolução somente acontece através da relação com o nosso próximo, mas depende, única e exclusivamente, do esforço individual de cada um de nós.

        Subsídio ao evangelizador: por que esperar pela próxima reencarnação, se podemos começar hoje mesmo nossa evolução? Precisamos nos esforçar, prestando mais atenção nas nossas atitudes, evitar queixas, reconhecer nossos erros, não querer mudar os outros e sim mudar a nós mesmos, dando o exemplo.

        Sexto momento: conclusão - é no nosso planeta, o planeta Terra, que encontramos as oportunidades de aprimoramento espiritual. E é através dos ensinamentos que Jesus nos trouxe e que Doutrina Espírita veio nos confirmar, que temos a oportunidade de fazer a diferença para melhor. Jesus é o modelo e guia da humanidade, Ele nos apresenta um caminho, um roteiro para evoluirmos e assim nos tornarmos Espíritos felizes. Esse é o destino de todos nós. Alguns vão demorar mais, outros menos, depende de nós, das nossas escolhas no bem. O destino de todos nós é o mesmo, é a evolução e a felicidade verdadeira.

         Sétimo momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento. Sugestão: cap. XV, item 03.




[Terceiro Ciclo]