Prece inicial
Primeiro momento:
iniciaremos a aula com a adivinhação "O quê é o quê é". De acordo com as respostas iremos montando no quadro uma paisagem. O evangelizador fará, previamente, desenhos e os fixará no quadro com durex, até a paisagem ficar pronta.
1 - Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar na jará, no copo, na natureza, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA.
2 - Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? SOL.
3 - Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.
4 - Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.
5 - Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é? ÁRVORE.
6 - Sou cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê é? FLOR.
7 - Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.
8 - Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é? BORBOLETA.
9 - Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.
10 - Nasço, cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?
SER HUMANO.
Segundo momento:
depois de montada a paisagem perguntar aos evangelizandos se eles gostaram, e se poderíamos acrescentar mais alguma coisa. Ver se as crianças percebem que poderemos acrescentar as nuvens, para ficar mais bonita.
Observação:
outra sugestão interessante é fazer com que os evangelizandos, construam sua própria paisagem com as coisas que foram criadas por Deus. Distribuir folhas em branco e canetas e lápis coloridos, para, a cada resposta dada, o evangelizando fazer o desenho. No final teremos várias paisagens diferentes, que poderão ser coladas em um cartaz com uma frase sobre o tema da aula “amor e sabedoria de Deus”.
Terceiro momento:
perguntar para os evangelizandos quem gosta de brincar na água, tomar sol, banho de chuva, ouvir o canto dos passarinhos, deitar na grama, comer mel, pescar, quem tem aquário em casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas.
Quarto momento:
questionar as crianças se eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para ter tudo isso.
Citar coisas que o ser humano pode criar, transformando a natureza (roupas, móveis. casas).
Conversar com os evangelizandos sobre quem nos deu esses presentes e por quê. Todas essas maravilhas da natureza foram nos dados por Deus, nosso Pai, porque Ele é sábio e nos ama muito.
Explicar que tudo tem um autor. Que Deus nos coloca a disposição todos os dias, sem nada nos cobrar, o sol, a chuva, as plantas, os alimentos. Deus nos criou para evoluirmos espiritualmente.
Deus é sábio e bom. Sua sabedoria se revela nas obras da criação. Deus provê as necessidades de todos os seres. Tudo o que Ele faz é para o nosso bem.
Quinto momento:
pedir para as crianças citarem coisas que Deus criou e coisas que o ser humano criou.
Sugestões de textos para as crianças colarem no caderno:
Deus é a fonte da vida, a origem de tudo. O ser humano transforma.
Sexto momento – atividade I: Jogo da memória.
1 - Baseado no jogo de mesmo nome, tem o objetivo de encontrar os pares de figuras.
2 - Utiliza-se pedaços de cartolina do mesmo tamanho, onde são coladas ou desenhadas as figuras de coisas que Deus criou e coisas criadas pelos seres humanos.
3 - Inicia-se o jogo com as figuras viradas para a mesa. Além de encontrar os pares, a criança deve dizer se é obra de Deus ou do homem (animais, natureza, prédios, sol, roupas, pessoas, carros...).
4 - Vence o jogo quem achar o maior número de pares e responder às perguntas corretamente.
Obs.: para os evangelizandos já alfabetizados, também pode ser usado com perguntas e respostas, sendo que de um lado são colocadas as peças do jogo com as perguntas e do outro as respostas. Cada criança vira uma pergunta e depois uma resposta. Outra sugestão é escrever palavras em pares e perguntar quem é o autor.
Atividades II: distribuir aos evangelizandos folhas em branco para que façam desenhos coloridos de coisas que Deus criou.
Atividades III: distribuir um desenho para pintar com as coisas que Deus criou, que fazem parte do desenho que foi montado.
Clique aqui para ver sugestão.
Prece de encerramento