Prece inicial:
Primeiro momento: perguntar às crianças se elas conhecem alguma palavra mágica. Explicar que existem algumas palavras que, quando faladas, demonstram boa educação e respeito e por isso são consideradas "mágicas". Perguntar novamente se os evangelizandos conhecem algumas dessas palavras.
Segundo momento: explicar que as palavras mágicas são:
Terceiro momento: encenar, com fantoches, situações em que devemos usar as palavrinhas mágicas, pedindo que, ao final de cada situação, eles repitam a palavra usada.
Quarto momento: perguntar a cada criança se ela costuma usar as palavrinhas mágicas, indagando, por exemplo: "Você diz por favor quando pede que sua mãe lhe alcance o lanche?" Quando a criança responder que sim, dar a ela uma medalha por usar as palavras aprendidas (em cartolina, um círculo escrito "Medalha Palavrinhas Mágicas", amarrado a um pedaço de lã ou linha para ser pendurado no pescoço).
Quinto momento: colar no caderno o texto sobre a aula.
Exemplos de situações:
*Na calçada, se alguém esbarrar em você, diga desculpe, mesmo que a culpa não tenha sido sua;
*Sempre que pedir que lhe alcancem algo (um copo de água, a borracha, o saleiro, um livro, etc) diga por favor; ao lhe alcançarem o que foi pedido diga obrigado(a);
*Ao entrar em uma sala ou uma casa, diga com licença.
Sugestão de texto:
Existem algumas palavras que devemos usar com todas as pessoas, na rua, na escola, em todos os lugares. São chamadas de Palavras Mágicas, porque elas significam que somos educados e respeitamos as pessoas com quem convivemos.
A palavras mágicas são:
Com licença
Desculpe
Por favor
Obrigado - Obrigada
Prece de encerramento
Observação:
pode-se pedir as crianças que encenem (com fantoches ou em pequenos grupos) as situações em que as Palavras Mágicas são usadas. As situações também podem ser sugeridas em pequenos bilhetes sorteados.
Colaboração: Profe Pricila