Espírito - existência e sobrevivência


         Prece Inicial

         Primeiro momento: mostrar um boneco de inflar murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho, o que ele precisa para que possamos brincar? Encher de ar. Nós vemos o ar que está no boneco? Nós podemos ver o ar? E nosso corpo físico precisa de que para ter vida? Do Espírito.

         Segundo momento: explicar que somos formados de corpo e Espírito. Pedir para pegarem nos braços e nas mãos uns dos outros. Vemos e sentimos o corpo. Pedir para que peguem o Espírito de um colega. Nós enxergamos o nosso Espírito? Não. Explicar que há muitas coisas que existem, mas que não enxergamos: os micróbios, a poeira, o ar, as estrelas de dia (convidar as crianças para irem até a janela ou lá fora em silêncio, olharem para o céu e perguntarem se vêem as estrelas ou os planetas que existem). Assim como não vemos o ar no boneco, não vemos o nosso Espírito. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes; não levamos os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, tv, nossa casa).

         Terceiro momento: perguntar como podemos cuidar do nosso Espírito. Tendo boas atitudes. Pedir para citarem exemplos: ser amigo, não mentir, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da evangelização infantil, não brigar, ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, ser o ajudante da aula, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo.



[Clique para imprimir atividade]

Sugestão de texto:

Cuidados com o Espírito

         Todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Cuidamos de nosso Espírito quando temos boas atitudes, estudamos, obedecemos aos pais, não desejamos mal as pessoas, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo.

         Prece de encerramento



[Aulas]    |    [Imprimir]