Prece



         Prece Inicial

         Primeiro momento: é dado a cada criança um pequenino pedaço de chocolate e pede-se que ela engula inteiro (um pedaço bem pequeno, assim que colocar na boca, sem nem sentir o gosto, rapidamente mesmo).
         Depois, dá-se a cada criança um outro pedaço de chocolate do mesmo tamanho do anterior e pede-se que ela saboreie o chocolate, deixe-o derreter na boca, enfim, que coma bem devagar.

         Segundo momento: explicar que, quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido.
         Se oramos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.

         Mostrar gravuras de Jesus e ir perguntando:

         Vocês sabem quem é Ele? Jesus. O que Jesus é nosso? Irmão.

         Comentar: Jesus é o nosso Mestre. Sabem o que significa ser Mestre? Mestre é aquele que pode ensinar. Jesus é o Mestre para nossa vida e deve ser seguido porque fez somente o que é certo, através de palavras e atitudes. Nunca prejudicou ninguém.

         Perguntar aos evangelizandos: Jesus fazia prece? Sim. Mostrar gravuras em que Jesus está fazendo prece junto com outras pessoas. Onde ele está? Em pé em cima de um monte. Que roupa está usando? Igual a dos outros. Aqui está sozinho. Onde? Sentado em uma pedra na beira de um riozinho junto com os animais. Na época de Jesus não existiam as religiões de hoje. Ele nos mostrou que é assim que devemos orar, com simplicidade, humildade e amor. Os rituais para fazer orações foram criados pelas religiões com o passar dos anos.

         Terceiro momento: explicar, com muito amor, que prece é uma conversa com Deus; que podemos orar em qualquer lugar e em qualquer momento, na rua, em casa, no Centro Espírita, na escola; que a oração pode ter três objetivos: agradecer, louvar e pedir; que uma prece pode ser espontânea ou decorada (dar como exemplo de prece decorada o Pai Nosso); que devemos orar com palavras simples e sinceras, saber o que dizemos e orar com o coração, com sentimentos verdadeiros; uma oração não precisa ser bonita ou comprida para ser atendida; que Deus sempre ouve nossas preces.

         Quarto momento: trazer para a aula, já previamente gravado, em fita cassete, várias pessoas fazendo preces, umas decoradas, outras de agradecimento, pedindo algo, louvando a Deus. Pedir às crianças que ao final de cada prece identifiquem que tipo de prece é: se decorada ou expontânea e se de agradecimento, pedido ou louvor.


Sugestão de texto para as crianças colarem no caderno:

PRECE

Prece é uma conversa com Deus.
Podemos orar em qualquer lugar e em qualquer momento,
sempre que nos ligamos a Deus.
A oração pode ter três
objetivos: agradecer, louvar e pedir.
Uma prece pode ser
espontânea ou decorada.
Devemos orar com palavras
simples e sinceras.
Uma prece não precisa ser
bonita ou comprida para ser atendida,
o importante é que ela
expresse os nossos sentimentos.
Deus sempre ouve nossas
preces.



***************************************************************

         Quinto momento: sugestões de atividades.

         Atividade 1: para crianças do maternal, jardim e 1º Ciclo é interessante ilustrar a idéia de que podemos orar com palavras ou pensamentos, através de um rosto de boneco feito com rolo de papel higiênico.

         Podemos fazer a cara do boneco com um rolo de papel higiênico, olhos de botão, cartolina ou papel, cabelos de restos de lã. É feito um corte um pouco abaixo do meio do rolo para fazer a boca. O resultado é um mini-fantoche, que abre e fecha a boca. Assim, podemos exemplificar que é possível orar com palavras (o boneco abre e fecha a boca) ou em pensamento (o boneco fica de boca fechada).

         Atividade 2: desenhando ou escrevendo uma prece.

         * Cada evangelizando recebe uma folha em branco onde deverá escrever ou desenhar um prece, louvando, agradecendo e/ou pedindo algo. No caso de desenhar a prece, explicar que deve ser desenhado o que se deseja agradecer (a família, o corpo, a casa onde moramos...) louvar (a natureza, o sol, a lua, as estrelas...) ou pedir. Se o evangelizando não souber escrever, na parte de cima da folha onde for desenhada a prece, o evangelizador pode escrever: Através de uma prece podemos louvar, agradecer e/ou pedir.

         Atividade 3: distribuir folhas com uma gravura de Jesus e um coração colado em cartolina e enfeitado com cola em gliter. Pedir que se desenhem fazendo uma prce para Jesus, reforçando o ensinamento de que toda prece dever ser feita com o coração, com muita humildade e amor.

         Clique aqui para ver os desenhos feitos pelo primeiro ciclo de evangelização, do Centro Espírita Caminho da Prece da cidade de Santo Ângelo/RS.

         Prece de encerramento


[Aulas]    |    [Imprimir]