Seres orgânicos e inorgânicos

         Objetivo: compreender a diferença existente entre os seres orgânicos e inorgânicos.

         Subsídios ao evangelizador: O Livro dos Espíritos, questões 61 e seguintes; Prática Pedagógica na Evangelização, de Walter Oliveira Alves.

         Primeiro momento: prece inicial

         Segundo momento: tem como objetivo separar as crianças em três grupos – reino mineral, reino vegetal e reino animal.
         Em uma mesa colocar vários objetos para cada reino.
         Mineral: sal, areia, pedra, água e carvão;
         Vegetal: plantas, flores, folhas, galhos, frutos;
         Animal ou de origem animal: ovos, penas, insetos, e se possível um animalzinho.
         Pedir para cada evangelizando ir até a mesa e pegar algo. Conforme o reino a que pertence o que pegaram representa, formar grupos, identificando os três reinos.

         Terceiro momento: conversar com as crianças e esclarecer as dúvidas.

         Questionar:
         Qual a diferença entre a pedra e a flor (plantada)?
         Qual a diferença entre a pena e o passarinho?
         Qual a diferença entre o pássaro e um colega?
         Qual a diferença entre a pedra e maçã?
         Qual a diferença da flor e da pessoa?

         Obs.: os seres que não têm vida (minerais), os serem que têm vida e não andam (vegetais), seres que têm vida e andam, nadam ou voam (animais).
         Identificar que existe uma diferença entre uma pedra e uma planta.
         A planta tem algo que a pedra não tem, e é o que lhe dá vitalidade (princípio vital) - as plantas têm vida orgânica, mas não pensam.
         Identificar que existe uma diferença entre uma planta e um animal.
         O animal tem algo que a planta não tem - uma inteligência, chamada instinto. O instinto é uma inteligência não racional.
         Identificar que existe uma diferença entre o animal e o homem. O homem tem algo que o animal não tem - uma inteligência mais aprimorada.

         Seres Orgânicos: são seres que possuem uma atividade especial, que lhes dá vida, eles nascem, crescem e morrem. Ex.: o ser humano, as plantas, os animais.
         Seres Inorgânicos: são seres que não possuem nenhum princípio especial que lhes dá vida, são apenas um aglomerado de matéria, eles possuem o poder de atração da matéria. Ex.: os minerais.
         O que tem de igual: são feitos da mesma matéria, tudo vem da mesma matéria, só que cada um está em um estágio na evolução.
       O que tem de diferente: os seres orgânicos possuem o princípio vital que lhes dá vida, ou seja, eles se movimentam por eles mesmos, ao contrário dos seres inorgânicos que precisam que alguém os movimente. Ex.: não preciso empurrar um animal para que ele ande, ao passo que preciso empurrar uma pedra para que ela role.

         Quarto momento: vivência - caixinha de música. Colocar uma música, passar uma caixa com perguntas dentro, quando a música parar o evangelizando que tiver a caixa na mão deverá retirar uma pergunta e responder, dizendo o que é, e se é orgânico, inorgânico e a que reino pertence ou deriva.

         Perguntas:
         - Estou nos rios e nos mares. Posso subir aos céus e depois voltar a terra. Sem mim não haveria vida na terra. (água - inorgânico/mineral)
         - Enfeito a natureza e perfumo o ar. De mim nasce o fruto. (flor/orgânico/vegetal)
         - Sou muito veloz. Tenho pelos, quatro patas e cauda engraçada. Orelhas compridas e adoro cenouras. (coelho/orgânico/animal)
         - Sou muito saborosa e nutritiva. Estou nos pomares e cresço em árvores. Sou rica em vitamina C. (laranja/orgânico/vegetal)
         - Sou muito brilhante e valioso. Sou tão duro que até posso cortar vidros. Muitos me usam em colares ou anéis. (diamante/inorgânico/mineral)
         - Venho dos mares, mas todos me usam. Sem mim o arroz, o feijão e toda alimentação fica sem graça. (sal/inorgânico/mineral)
         - Nasci nos campos. Depois que me colhem me transformam num pozinho branco. Comigo fazem pãezinhos deliciosos. (trigo/orgânico/vegetal)
         - Sou muito feroz e vivo nas matas. Tenho pelos listrados e dentes afiados. (tigre/orgânico/animal)
         - Sei voar pelos céus e dizem que represento a paz. (pomba/orgânico/animal).

         Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.




[Segundo Ciclo]