Objetivo: entender como foi o processo de formação dos seres vivos.
Subsídios ao evangelizador: questões nº 42 a 49 de O Livro dos Espíritos; O Livro dos Espíritos para infância e juventude – volume 1 (Allan Kardec); Prática Pedagógica na Evangelização (Walter Oliveira Alves) – págs. 228 a 233.
Prece inicial
Primeiro momento: se o evangelizador achar interessante e necessário, recapitular a aula anterior – formação dos mundos – pode utilizar como base o livro Prática Pedagógica na Evangelização (Walter Oliveira Alves) – págs. 227 e 228.
Segundo momento: vivência. O evangelizador deve optar por uma das sugestões abaixo, conforme a maturidade/conhecimento dos evangelizandos:
Vivência 1 - Teatro de fantoches com explicação sobre a evolução, narrado conforme apresentado no livro Prática Pedagógica na Evangelização (Walter Oliveira Alves) – págs. 228 a 233.
Após o teatro de fantoches, representar através de um tapete e objetos que representam o planeta Terra, sol, lua, estrelas, animais, plantas, sementes, como aconteceu a formação dos seres vivos. Separar as crianças em quatro grupos (as grandes vegetações; era dos répteis; era dos mamíferos, e os primeiros homens), dando a cada grupo objetos que representam as quatro etapas da formação dos seres vivos. Na sequência, pedir que identifiquem a que grupo pertencem o material recebido e compartilhem as informações. O evangelizador pode auxiliar, se necessário.
Vivência 2 - Contar a história abaixo. Após, distribuir várias gravuras e recortes de vegetação, répteis, mamíferos e homens para que os evangelizandos pintem e montem uma maquete tendo por base a história.
História (utilizando o tapete de contação de histórias)
Deus, nosso Papai do Céu, criou todo o Universo há muitos milhões de anos atrás (mostrar móbile dos planetas), criou o sol, e da nebulosa do sol se desprendeu um pedacinho, que iria se transformar no nosso Planeta Terra. Deus entregou de presente para Jesus (boneco de Jesus) cuidar e organizar, (olhem o nosso planeta! Nossa casa! – estimular a tocar nosso Planeta, o Planeta Terra - envolto em papel celofane azul). Jesus é o nosso amigo mais importante, filho de Deus como todos nós, mas, muito mais evoluído, por isso que Deus, nosso Papai do Céu entregou o nosso planeta pra Ele governar!! Pedir para as crianças auxiliarem Jesus a moldar o planeta Terra mandando boas vibrações (passe). Abrir o papel de presente e mostrar o Planeta Terra formado. Deus também criou a lua e as estrelas para iluminar a nossa noite.
Um dia. o nosso planeta estava tão quente, tão quente que Deus nos deu de presente a água, a água do reino mineral, para refrescar o nosso mundo, então Ele criou os rios, os lagos e os mares! O sol aquece a água lá na terra e aí ela evapora e sobe lá no céu para formar sabem o quê? As nuvens!! Sabem o que acontece então? O sol aquece as nuvens também e elas viram chuva!! (spray de água)
Então Deus criou o REINO MINERAL que não tem vida, mas é muito importante, faz parte da nossa evolução. E criou as pedras. Depois que as pedras se formaram foi chovendo nas rochas, nas pedras e foram se formando lugares gostosos, fofinhos que são a terra e também a areia!
A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL, e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital. (bolhas de sabão)
Então a sementinha começou a crescer, a crescer, a crescer e virou uma planta!
Algumas plantas têm folhas muito gostosas e nutritivas, outras nos dão legumes para nos alimentar.
O tempo foi passando, e muitas outras espécies vegetais foram criadas por Deus, as plantas foram aumentando de tamanho e então surgiram as árvores. (colocar árvore no planeta)! Tem árvores bem grandes, árvores menores, as árvores tem um tronco grosso, tem árvore com flores...e frutas.
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... mas faltava movimento, mais sons... Então Deus criou o REINO ANIMAL!
Os primeiro animais surgiram na água, eles eram tão pequenos que não poderíamos enxergá-los. (Passar a água com as bolinhas para cada um tocar). O que foi que Deus deu de presente para o Reino Animal além do fluido vital? O princípio inteligente! Cantar e soprar com o canudo.
Mas, depois de um tempo alguns animais da água quiseram conhecer o mundo lá fora, que estava tão lindo e colorido, não queriam mais viver só na água. Então, Deus é tão bom que soprou mais princípio inteligente na água do nosso planeta, junto às substâncias elementares e surgiram os animais que nadam e caminham na terra (anfíbios: sapo, rã). Como todo na criação evolui os anfíbios foram evoluindo, surgiram os répteis (lagartos, tartarugas e jacarés) os dinossauros! (colocar dinossauros e depois retirar)! Que eram enormes e por isso não continuaram vivendo no nosso planeta! Os insetos, que nascem de ovos bem pequenininhos, as aves que nascem de ovos um pouco maiores como os pintinhos, os patos, os cisnes...
E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então Deus criou os animais que não nascem de ovos, mas sim, da barriguinha de suas mães, como a girafa, o macaco, o leão, a vaca, o cavalo, o porco, o cão, o gato, o coelho que são nossos amigos e nos servem e ajudam! (colocar os animais no planeta).
Nosso Papai do céu viu que o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência então, foi aí que Ele deu de presente para o nosso planeta o ESPÍRITO! “Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!”
O Espírito tem um corpo espiritual (lembram da aula passada?) É assim que ele vive no Mundo Espiritual. Para nascer na Terra ele precisa de um corpo. Foi aí que Deus deu de presente ao Espírito o corpo. Deus criou o corpo, o corpo Humano, o nosso corpinho!! Ele nos deus de presente para que possamos viver na Terra, para viver e evoluir!
Então nós seres humanos temos o corpo, que tem o fluido vital, e o Espírito, cujo principal atributo é o pensamento contínuo!.
Vocês sabem porque Papai do céu nos criou? Para que a gente pudesse evoluir, sermos pessoas melhores.
Terceiro momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.