Objetivo: compreender como Deus, através de sua vontade, formou os mundos.
Primeiro momento: prece inicial
Segundo momento: explicar para as crianças que o Universo foi criado por Deus pela sua vontade. No início, a matéria cósmica e descargas elétricas, que aos poucos foram-se aglutinando e formando os corpos celestes. Deus está sempre a renovar os mundos que criou. E somente Deus sabe a duração da formação dos mundos.
Terceiro momento: soprar um pouquinho de argila em pó, fazendo poeira no ar. Comparar com a matéria cósmica. Molhar a argila em pó e modelar uma bola. A matéria cósmica se condensando, surge então o sol. Destacar uma porção dessa massa e modelar uma pequena bola. O orbe terrestre se desprende da nebulosa solar. Durante as atividades, destacar que desde que a Terra se desprendeu da Nebulosa Solar, Jesus e uma equipe de Espíritos superiores trabalham em sua formação, auxiliando a evolução dos seres.
Quarto momento: dividir os evangelizandos em grupos, cada cada grupo receberá um disco de isopor e papel seda nas cores azul e verde, para confeccionar o planeta Terra.
Cada grupo também receberá tiras de papel para escrever algo que eles podem colaborar com Jesus na harmonia do planeta. Colar no planeta e compartilhar com o grupo.
Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.
Subsídios para o evangelizador: questões 37 a 42 de O Livro dos Espíritos; O Livro dos Espíritos para infância e juventude – volume 1, A Gênese, cap. 6.
A formação dos mundos ocorre por um ato da vontade de Deus. Na condição de cocriadores, inteligências superiores, em estreita comunhão com Deus, condensam o fluido cósmico universal, dando origem aos diversos mundos que povoam o Universo.
Os mundos se renovam de forma Física, por meio de mudanças geológicas, climáticas, ou mesmo pela interferência dos próprios seres vivos, ou de forma moral, pela transformação comportamental de seus habitantes.
O orbe terrestre nasceu do desprendimento de parte do núcleo central da nebulosa solar, sob o comando de uma comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, da qual Jesus é um dos membros divinos e o governador espiritual da Terra. Parte da massa incandescente foi retirada para a formação da Lua. Com o resfriamento das matérias incandescentes do orbe terrestre, surgiu a diferenciação da matéria ponderável, como o hidrogênio e outros (Fonte: A caminho da luz).