Espírito e matéria

         Objetivo: conscientizar os evangelizandos de que todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Que cuidamos de nosso Espírito quando temos boas atitudes, estudamos, obedecemos aos pais, desejamos o bem aos nossos semelhantes, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo.

         Primeiro momento: prece inicial

         Segundo momento: colocar 05 envelopes no quadro com as perguntas abaixo, pedindo aos evangelizadores que citem exemplos de: (utilizar a conhecida técnica da caixinha de música).
         01 – Coisas que podemos pegar, ver e sentir (qualquer tipo de matéria: cadeira, mesa, roupa).
         02 – Coisas que podemos ver, algumas até sentir, mas não conseguimos pegar (fumaça, água, luz, nuvens, fogo...).
         03 – Coisas que podemos ouvir, mas não podemos pegar e ver (música, trovão, vozes, barulhos diversos).
         04 – Coisas que podemos sentir e sabemos que existe, mas não podemos pegar ou ver (ar, vento, os gazes, eletricidade).
         05 – Algo que sabemos que existe, mas não podemos ver, ouvir, pegar e sentir, exceto é claro, raras pessoas (Espírito).

         Obs.: para aplicar o exercício acima, o evangelizador deverá começar pela pergunta nº 01 e pedir para alguém ir anotando as respostas corretas no quadro, e assim consecutivamente na sequência numérica das perguntas, sempre dando um tempo para que os evangelizandos pensem para responder corretamente.
         Na pergunta nº 05, se não souberem a resposta (ou mesmo antes de responderem), o evangelizador deverá dar dicas para que possam descobrir a resposta correta.

         Dicas para a pergunta nº 05: quem souber a resposta deverá escrever no papel que receberá previamente do evangelizador e aguardar para que o evangelizador observe se a resposta está certa, ficando calado até que os demais descubram por si mesmos a resposta correta.
         1ª Dica: habitam por toda a parte.
         2ª Dica: são diferentes uns dos outros (perfeitos ou puros, bons e imperfeitos).
         3ª Dica: é a parte inteligente do corpo (é ele quem pensa, fala e sente).
         4ª Dica: quando nasce, reencarna (encarnados: almas revestidas de um corpo material para evoluírem).
         5ª Dica: quando morre, desencarna (só o corpo físico morre, pois ele continua vivo).
         6ª Dica: É imortal (nunca morre).

         Obs.: é provável que os evangelizandos acertem logo, nesta situação o evangelizador deverá ler as dicas e perguntar se concordam/entendem que são características do Espírito.

         Terceiro momento: Vivência – o evangelizador pode aplicar a vivência que melhor se adapte à maturidade/conhecimento dos evangelizandos.
         Vivência 1 - Mostrar um balão murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito.
         * Após as perguntas o evangelizador deverá encher um balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga:
         * O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades.
         * Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado.

         Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida.

         Explicar que somos formados de corpo e Espírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa).
         Apresentar um boneco, representando o corpo, períspirito e Espírito. Explicando cada uma das partes e sua ligação entre as partes.

         Vivência 2 - Chamar cada uma das crianças que escolherá uma ficha contendo uma palavra, que identificará se é um atributo do Corpo (Matéria) ou do Espírito.

Audição Carne Conhecer
Tato Sangue Vontade
Visão Ossos Alegria
Gosto (paladar) Pensar Tristeza
Olfato Raciocinar Amor
Ódio Discernir Medo
Consciência Confiança Adoração
Inteligência Intuição
Pensamento Sentimento Perdão
Beleza física Beleza Espiritual Prece
Fome Sono Banho
Preguiça Atividade Física Escovar Dentes
         Quarto momento: perguntar:
         * Como podemos cuidar do nosso Espírito? Tendo boas atitudes, pensamentos e sentimentos.
         * Citar exemplos de atitudes positivas: ser amigo, falar sempre a verdade, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da Evangelização Infantil, ser pacífico (não brigar), ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, ser o ajudante da aula, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo.

         Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.

         Subsídios para o evangelizador: questões 21 a 34 de O Livro dos Espíritos; O Livro dos Espíritos para infância e juventude – volume 1.
         Matéria: é o que pode ser visto, tocado e sentido.
         Espírito: não podemos ver nem tocar. Somente através da mediunidade. (Algumas pessoas, chamadas médiuns, podem ver, falar e se comunicar com os Espíritos, é uma situação normal.
         A matéria é formada por um único elemento primitivo (original). Esse elemento multiplica-se, mistura-se, transforma-se, originando inúmeras coisas. Os corpos podem ter forma e volume ou serem totalmente transparentes, mas tudo partiu do mesmo elemento primitivo.




[Segundo Ciclo]