Lei de sociedade 02

         Objetivo: compreender conceitos básicos de convivência em sociedade e a importância de vivermos juntos.

         Preparação para a aula: deixar a sala de aula desorganizada, com cadeiras viradas, papéis jogados no chão, deixar um pano ao lado de água derramada no chão, deixar vassoura com pazinha com lixo próximo, etc.

         Primeiro momento: comentar com os evangelizandos sobre a bagunça da sala. Perguntar o que acham que podemos fazer. Observar se alguém tem iniciativa para arrumar...

         Segundo momento: Aguardar que as crianças organizem a sala.

         Terceiro momento: prece inicial.

         Quarto momento: perguntar como se sentiram quando chegaram na sala e viram tudo desorganizado? Por que arrumaram a sala?

         Quinto momento: apresentar a gravura de um bebê. Esse bebê consegue sobreviver sozinho sem o auxílio de outra pessoa? Por quê?
         - O que é preciso para que o bebê sobreviva e se desenvolva?
         - E vocês, precisam dos outros para viver?
         - E um adulto precisa de alguém para viver/sobreviver? (pais, avós, evangelizadoras)?
         - Por que precisamos uns dos outros?
         - Falar da Lei de sociedade. A sociedade é um conjunto de pessoas que convivem num mesmo lugar, e não pessoas que frequentam um clube.

         Desenvolvimento da conversa.
         Falar que o bebê precisa do pai, da mãe, do médico e de muitos cuidados especiais.
         Nós precisamos das outras pessoas para nossos alimentos chegar até a nossa mesa. Quantas pessoas participaram, deram sua contribuição?
         Vivemos uns no meio dos outros, porque precisamos uns dos outros.
         Depois que crescemos, precisamos da escola, do ônibus, do professor, e assim é a nossa vida toda. Por isso temos que respeitar o nosso semelhante.
         É muito importante a nossa colaboração para a organização, limpeza e equilíbrio do nosso lar, e nos locais onde convivemos com outras pessoas...

         Sexto momento: estudo de casos. Dividir a turma em grupos para estudar os casos e apresentar uma solução para o grande grupo.

         1 - Mãe serve a mesa do café. Só há um biscoito no prato e João o pega.
         João: - Oba! O último biscoito!!! E é meu!
         Maria: - Olha, mãe! Só tem um biscoito e o João pegou pra ele!!!
         João: - É meu!!!! Tô em fase de crescimento, preciso comer bem!
         Maria: - Só se for crescimento para os lados!!! Guloso! Eu quero o biscoito!!!!
         João: - Ô, mãe, por que a senhora não comprou mais biscoito? Tá cansada de saber que eu gosto desse...
         Mãe: - João e Maria, é final de mês, o pai de vocês ainda não recebeu, enquanto isso comemos o que tem.
         Qual a solução mais justa na opinião de vocês?

         2 - Avó assiste TV, as crianças chegam à sala e começam a brincar falando alto.
         Avó: - Crianças, falem baixo! A vovó está assistindo televisão...
         João: - Ah, vó esse programa é muito chato!
         Avó: - Mas eu gosto, Joãozinho!
         Maria: - Deixa a gente ver desenho animado então! A gente não pode brincar, não pode ver desenho... Que meleca!
         Qual a solução mais apropriada na opinião de vocês?

         3 - Pai chega cansado do trabalho e as crianças o chamam para brincar.
         João: - Pai!!! Pai, me carrega de cavalinho!!!
         Maria: - Não!!! Eu primeiro!!! João, você nunca ouviu falar que primeiro são as damas?!
         João: - Você é uma pirralha!!!!
         Pai: - Crianças, não é hora pra brigar! Olhem, eu trabalhei o dia inteiro. Estou muito cansado, não dá para brincar agora.
         Maria: - Ah, pai... Você ficou o dia fora, agora tem que brincar com a gente!!!
         João: - É, pai!!!! Vamos brincar agora já!!!
         Qual a solução mais apropriada na opinião de vocês?

         4 - Na casa de Rosane de 9 anos, moram ela seus pais e mais dois irmãos de 7 e 12 anos.
       Eles deram férias para a empregada. Ao chegarem em casa da escola, sua mãe havia chegado há pouco do serviço, estava atarefada, não havia terminado o almoço, havia louça do café na pia, mesa para arrumar, calçados pelo chão, o pote de ração e de água do cachorrinho estavam vazios...
         Maria e seus irmãos estavam cansados e com muita fome, pois a manhã de estudos foi intensa...
         Qual a solução mais apropriada para resolver esta situação?

         Sétimo momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.

         Subsídios ao evangelizador: O Livro dos Espíritos, questões 766 a 772.




[Segundo Ciclo]