Lei de Progresso

         Objetivo: lembrar a importância das invenções humanas para progresso da humanidade; como as invenções melhoram a nossa qualidade de vida, tornando tudo à nossa volta mais fácil e confortável. Mostrar a importância de aplicar nossa inteligência e nosso trabalho para o progresso, respeitando a lei do progresso. Falar também sobre progresso moral.

         Subsídios aos evangelizadores: O Livro dos Espíritos, questões 776 a 802.
         O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap III - Há muitas moradas na casa de meu Pai;
         cap. XI- item 8- A Lei de Amor.
         A Gênese, cap. XVIII - Os tempos são chegados.
         O Céu e o Inferno, 1ª parte - cap. III item 7 e seguintes.

         Primeiro momento: prece inicial

         Segundo momento - dinâmica: identificação de imagens de criações humanas.
        Apresentar várias imagens de criações humanas em uma caixa, pedindo que alguns evangelizandos retirem da caixa e, sem dizer que objeto é, apresentem para os demais, dizendo para que é útil, quando podemos usar, para que serve, até que os outros descubram. Só dicas, para os demais adivinharem.
         Exemplos de imagens que podem ser usadas: Telefone, Computador, Lâmpada, Geladeira, Fogão, Televisão, Carro, Metrô, Avião, Fogo, Roda, Rádio, Skate, bola, injeção, chuveiro, secador de cabelo, barbeador, caderno, moto, sapato, casaco, óculos, remédio, ferro de passar roupa, ventilador, panela de pressão, fone de ouvido, aparelho de audição.

         Terceiro momento - desenvolvimento de ideias acerca do tema:
         Peguntar se todos perceberam o que todas as imagens possuem em comum. Perguntar quem criou tudo aquilo. Comentar sobre quantas coisas boas o homem já criou e até hoje continua criando, para tornar sua vida melhor, mais confortável, melhorando a qualidade de vida.
         Antes, tomávamos banhos em rios, depois com bacias, (com água gelada mesmo) e o homem inventou o chuveiro, a eletricidade, e hoje podemos tomar banho quentinho!
         Deus deu ao homem o desejo constante de melhorar, que o motiva à pesquisa dos meios de melhorar a sua situação, levando-o às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento da ciência, pois é a ciência que lhe proporciona o que lhe falta.
         Por isso precisamos usar a nossa inteligência e nossa capacidade de trabalhar para criar coisas boas, que sirvam para melhorar nossa vida e a vida de nosso próximo.
       Essa é uma lei natural. As leis naturais são leis feitas por Deus, e servem para orientar a nossa vida. Essa é a Lei do Progresso, e diz que o homem deve sempre aprimorar seus conhecimentos, progredir, tornando sua vida melhor.
         Então devemos fazer tudo para progredir? Melhorar nossa vida, viver confortavelmente, só?
         Não devemos esquecer também o lado moral.
         Para progredirmos materialmente, precisamos de trabalho, estudo, força, perseverança, coragem, ânimo, entusiasmo e amor ao que fazemos.
       Para progredirmos moralmente, precisamos melhorar nossos pensamentos e atitudes, tirando tudo o que é ruim de nosso coração, substituindo por coisas boas, melhorando a convivência com nosso próximo, exercitando os ensinamentos de Jesus.

         Quarto momento: Jogo das Virtudes na Evolução - por Rita Foelker (Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.)
         Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução espiritual.
         Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
         1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhar, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
         2) Entregar dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
       3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:.

         Questões e Respostas para o evangelizador.

         1 - Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram, são mostras desta virtude. Como se chama? PACIÊNCIA

         2 - Ajuda-nos a colocar ideias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é, o que é? TRABALHO.

         3 - Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.

         4 - Saber agradecer pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude. Como se chama? GRATIDÃO.

         5 - Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pede para cumprir nossos deveres e promessas. Quem a possui faz sempre o melhor possível. Qual é ela? RESPONSABILIDADE.

         6 - Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Qual é ela? CARIDADE.

         7 - Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.

         8 - Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude, que é a... DISCIPLINA.

         9 - Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é, o que é? CORAGEM.

         10 - Querer bem e gostar são parte de um sentimento que faz a vida valer a pena, e que se chama... AMOR.

         As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. As respostas erradas não serão usadas. Vence a equipe que chegar mais alto.

         Ao final, pedir para um representante de cada equipe desenhar uma pessoa no degrau onde conseguiram chegar.

         Quinto momento diálogo: olhando para estas escadas, podemos compreender um pouco como é que os Espíritos evoluem moralmente. Quanto mais virtudes conquistamos para nosso coração, significa que mais evoluímos. Mas não basta tê-las, é preciso agir de acordo com elas e sempre aprimorá-las.
         Opção: a equipe que se lembrar das virtudes que faltaram na sua escada e podem escrever e completar a escada.

         Sexto momento: atividade da florzinha da virtude.
         Cada criança ganhará uma florzinha com uma virtude no centro, onde deverá, por em um recipiente com água para abrir. A virtude que recebeu e que abriu em forma de flor é a virtude que o evangelizando deverá dar atenção no desenvolvimento/prática no decorrer da semana.

         Sétimo momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.




[Segundo Ciclo]