Lei de Conservação

         Objetivo: explicar a terceira lei moral, que é a Lei de Conservação e a necessidade de conservação da própria vida.

         Materiais utilizados: frutas maduras em demasia e alimentos vencidos; frutas e alimentos saudáveis e próprios para consumo.

         Primeiro momento: prece inicial

       Segundo momento: colocar os evangelizandos sentados no chão e convidá-los para um piquenique. Oferecer alimentos vencidos e frutas maduras em demasia. E também frutas e alimentos bons para consumo. Solicitar que eles escolham algo para comer.

         Terceiro momento: conversar sobre os cuidados de conservação que devemos ter em relação ao que ingerimos e ao nosso corpo físico.

        Quarto momento: realizar o Jogo da Vida (antiga Forca), com a palavra tema da aula: "Desperdício". Conversar sobre o significado da palavra: ação ou efeito de desperdiçar, de não aproveitar da maneira como deveria; falta de proveito; perda: desperdício de água. Despesa exagerada; gasto excessivo; esbanjamento: a compra deste carro foi um desperdício de dinheiro!
         Obs.: o Jogo da Vida utiliza a mesma sistemática do Jogo Forca, mas no lugar de desenhar o bonequinho quando erram a letra, deve ser desenhado quando acertam (sem a forca!), com o objetivo de concluir o desenho do bonequinho. Quem acertar a palavra vai ao quadro e completa o desenho. As crianças gostam muito! O desenho pode ser iniciado pelos pés, ou pela cabeça.
         Explicar, se necessário, que não se trata de Jogo da Forca, porque não devemos enforcar ninguém, nem em uma brincadeira.

         Quinto momento: propor a elaboração em grupos de um quadro:

         Desperdícios x Ações para evitar
         Levar faixas com ações que caracterizam o desperdício e distribuir para um grupo e faixas com ações que caracterizam ações para evitar para distribuir a outro grupo.
        Ir chamando o grupo com as ações que caracterizam o desperdício e perguntar quem do outro grupo tem a ação para evitar aquele desperdício. No decorrer da atividade ir conversando e esclarecendo – ver questões 711 a 716 de O Livro dos Espíritos.

         Exemplos que podem surgirem na aula:
         ü desperdício de água - não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, banhos mais rápidos, não deixar torneiras pingando, não usar a água como vassoura para lavar as calçadas.
         ü não deixar comida no prato - servir apenas o que vai comer ou em pequenas quantidades.
         ü não deixar as roupas amarelarem no armário sem uso - doar as roupas que não nos servem mais ou que não são usadas.
         ü guardar brinquedos que não usamos mais - doar às crianças que não tem brinquedos para que elas possam brincar.
         ü lâmpadas acessas ou TV ligada sem ninguém no ambiente – apagar a luz, desligar a TV se ninguém estiver assistindo.

         Sexto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.

         Subsídios ao evangelizador: questões 702 a 716 de O Livro dos Espíritos. Site www.akatu.org.br.




[Segundo Ciclo]