Objetivo: explicar a importância de manter o pensamento harmonizado para ficar equilibrado e se manter em sintonia com os bons Espíritos. A pessoa desarmonizada está sujeita à influência de Espíritos ainda ignorantes. Essa influência se dá através do pensamento. Porém, não como marionetes sem vontade, usando nosso livre-arbítrio podemos escolher acolher ou não as sugestões dos Espíritos.
Subsídios ao evangelizador:
- O Livro dos Espíritos, questões 459 a 462, 464, 519, 530, 537, 538, 538 a 843;
- livro Sexo e Destino (André Luiz / F. C. Xavier e Waldo Vieira), cap. 6;
- livro Missionários da Luz (André Luiz/ F. C. Xavier), cap. 11;
- livro Nosso Lar (André Luiz / F. C. Xavier), cap. 50;
- livro Os Mensageiros (André Luiz / F.C. Xavier), cap. 41.
Aula baseada no site:
http://evangelizandoespiritos-rj.blogspot.com.br/2011/03/influencia-dos-espiritos.html
Primeiro momento: prece inicial.
Segundo momento: introdução ao tema.
Dois evangelizadores e um evangelizando farão a vivência.
O evangelizando sentará no meio dos evangelizadores, com olhos vendados, quando tentará montar um quebra cabeça. Um dos evangelizadores será a sintonia positiva e outro a sintonia negativa. Cada um tentará induzir a criança de forma positiva ou negativa.
Após será questionado e esclarecido:
- Como você se sentiu?
- Quem você ouvia mais?.
Terceiro momento: técnica/vivência - colocar uma figura bem colorida na parede. Ir passando pela figura quadros com pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente).
Indagar aos evangelizandos:
Enxergaram bem com todas as cores?
Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?
Com qual cor gostaram mais? Por quê?
- O evangelizador deve ajudar os alunos a concluir que era difícil enxergar através de cores mais escuras; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul, preto), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas.
- Explicar que os papeis celofanes simbolizam que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que possui, de acordo com as coisas que pensa. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.
- Lembrar a importância do pensamento e das palavras, modos como expressamos os sentimentos que temos no coração. O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando. Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas. Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.
- Diante de um mesmo problema um pode ver com esperança e outro com pessimismo...
- Mas como ter pensamentos bons? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades nossas atitudes devem ser de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.
- Quando temos atitudes voltadas para o bem e estamos com nossa consciência tranquila, sem culpas e sem remorsos, temos mais facilidade de entrar em sintonia com os bons Espíritos, sendo intuídos para fazer o bem. Se por outro lado, nossos pensamentos são voltados para o mal, ligamo-nos aos Espíritos que procuram nos induzir a fazer coisas erradas.
- Embora os Espíritos possam tentar nos influenciar pela força do pensamento, nosso livre-arbítrio, a nossa vontade e senso crítico entre o certo e o errado é que determinam se iremos atender ou não a essas influências.
- Explicar que quando pensamos é como que se uma televisão se formasse ao lado da nossa cabeça, permitindo que os desencarnados vejam tudo. Por isso, por mais que a gente não faça algo errado, o simples fato de pensar em vingança, no mal de alguém, ter ciúmes, pensar em brigas, assistir filmes ou jogar jogos violentos, falar palavrão já é suficiente para atrair Espíritos inferiores.
- Exemplificar a sintonia espiritual mostrando diferentes tomadas (com diferentes encaixes) ou algo que represente diferentes encaixes. As tomadas que se encaixam são como os nossos pensamentos que se ligam a outros pensamentos na mesma sintonia. Assim, bons pensamentos irão sintonizar com outros pensamentos também bons. Da mesma maneira, pensamentos e atitudes negativas irão atrair sintonia na mesma vibração.
- Por isso a prece é tão importante, ela é a nossa proteção. Quando oramos com fé afastamos os Espíritos inferiores. Quando brigamos, estamos nervosos ou com raiva não devemos falar palavrão, mas sim tentar acalmar a mente, fazer uma prece, substituir pensamentos ruins por outros de boa vibração, para não atrair Espíritos inferiores.
Quarto momento: atividade de fixação – responder:
O que precisamos pensar para que os bons Espíritos se aproximem de nós?