
Reencarnação - Espírito Protetor 02
Objetivo: compreender que todos nós temos um Espírito protetor que nos indica e nos orienta o caminho.
Subsídios ao evangelizador: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, item 11; O Livro dos Espíritos, questões 489 a 521.
Dinâmica adaptada da página:
http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2012/05/anjo-guardiao-espirito-protetor.html.
Primeiro momento: prece inicial, com relaxamento - imaginar um lugar bem bonito, com cachoeira, árvores altas verdejantes, pássaros, borboletas, flores...
Segundo momento: dinâmica/vivência.
Perguntar: Será que existe algum lugar no mundo em que alguém estará sozinho? Sem ninguém?
Organizar a dinâmica:
Separar duplas em que um evangelizando será vendado e o outro será seu espírito protetor. A missão do guia será orientar a criança vendada, sem pegar nela, só com palavras, a encontrar a evangelizadora que estará em um ponto da sala (pode ser feito uma dupla de cada vez).
Terceiro momento: questionar: Foi fácil ou difícil? Teriam conseguido sozinos? A ajuda do guia foi importante? O Criador, sabendo que nós, sozinhos, teríamos dificuldade para enfrentar as dificuldades da vida, permite que alguns Espíritos mais evoluídos tenham a missão de nos ajudarem em nossas caminhadas.
Quem é esse guia? Como ele é? Nosso Anjo Guardião, mas também chamado de Espírito Protetor.
Como ele é um Espírito desencarnado, nós não conseguimos ver, mas podemos sentir sua presença com o coração. Antes de nascermos ele já assume a missão de estar sempre presente quando precisarmos para nos orientar e ajudar.
Ele está sempre está conosco? Todos os dias? Todas as horas? Sempre que precisamos estará disposto a ajudar. Ele não fica colado como uma sombra, enquanto estamos em paz, seguindo por nós mesmos os melhores caminhos, ele poderá se afastar para ajudar outras pessoas, principalmente em ocasiões de tragédias como enchentes, acidentes de avião, etc. Mas entre nós e nosso anjo, existe uma ligação que funciona como um alarme de carro para seu dono: ao primeiro sinal que algo não vai bem, ele volta para se dedicar a nós.
Ele pode nos abandonar um dia? Muitas vezes, as pessoas se afastam dele. Quando estão envolvidas por sentimentos de raiva, mágoa, revolta, tampam os ouvidos para os conselhos do seu protetor e, assim, acabam se afastando dele. Mas ele nunca as perde de vista. Quando vê uma oportunidade de ajudar, lá estará.
Quarto momento: conversar com as crianças, lembrando que Jesus tem muitas pessoas para cuidar e como ele quer que todo mundo se sinta bem protegido, e com um amigo bom de verdade, que cuida da gente, que nos alegra e que nos protege, ele deixou junto de cada um de nós um amigo invisível. Esse amigo é um Espírito que nos acompanha sempre, todos os dias, que chamamos de Espírito protetor ou anjo da guarda. Através da prece e das boas atitudes nos aproximamos dele.
Quinto momento: Jogo do Espírito protetor.
Jogo do Espírito protetor
Primeiro passo - Introdução ao jogo
01) Mostre a peça do Espírito obsessor e explique: "Este irmãozinho ainda não evoluiu e fica vagando por aí procurando Espíritos encarnados para dar maus conselhos."
02) Mostre a peça do Espírito protetor e explique: "Esse é nosso Espírito protetor, que cuida de nós e nos ajuda dando bons conselhos."
03) Mostre a peça dos Espíritos encarnados e explique: "Nós, encarnados, sofremos influência constante de Espíritos desencarnados, tanto bons quanto ruins, cabe a nós somente seguir o conselho dos Espíritos bons, afastando de perto de nós Espíritos menos esclarecidos, através do nosso bom comportamento"
04) Faça a pergunta: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós Espíritos menos esclarecidos"
05) Deixar que os evangelizandos respondam. Por exemplo: brigar com as pessoas, assistir, ler, falar e pensar sobre violência ou assuntos inferiores.
06) Depois perguntar: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós Espíritos bons?"
07) Deixar que eles respondam. Por exemplo: ler bons livros, ajudar os outros, ter bons pensamentos, ter o hábito da prece, etc.
08) Qual dos dois Espíritos vocês querem ter ao lado de vocês? Deixar que respondam.
09) Explicar que cada evangelizando vai receber uma cartela que poderá ser: o Espírito encarnado, o Espírito protetor ou o Espírito obsessor.
Segundo passo – jogando
10) Distribuir uma cartela para cada evangelizando.
11) Cada evangelizando deverá olhar sua cartela sem revelar qual tirou.
12) Os evangelizandos deverão circular livremente pela sala.
13) Quem tirou o Espírito obsessor deverá piscar discretamente para alguém, sem que os outros vejam.
14) Quem for Espírito encarnado, se receber um piscar de olhos do Espírito obsessor, deverá se abaixar, sem revelar quem é o Espírito obsessor.
15) O Espírito obsessor deverá continuar piscando para os outros evangelizandos, tentando não ser descoberto.
16) Sempre que alguém se abaixar o evangelizador diz: "oh! alguém foi influenciado pelo Espírito obsessor"
17) Quem recebeu a cartela do Espírito protetor deverá tentar descobrir quem é o Espírito obsessor e quando encontrar deve abraçá-lo.
18) Quando o Espírito obsessor for descoberto o evangelizador diz: "vejam o Espírito protetor conseguiu ajudar o espírito obsessor a se afastar de nós, pois estamos agindo no bem e pensando coisas boas."
19) Repetir o jogo enquanto haja interesse do grupo.
Sexto momento: pedir que as crianças façam silêncio, e quem quiser feche levemente os olhos, procurando ouvir as batidas do próprio coração. Nesse momento em que eles vão se encontrar mais tranquilos, o evangelizador deverá ressaltar a importância do Espírito protetor em nossas vidas. Nosso Espírito protetor é nosso amigo, quer que sejamos felizes, faz tudo para o nosso bem. É carinhoso, alegre e bondoso, sempre podemos solicitar a sua orientação através de uma conversa franca, de uma prece feita com o coração e ele nos auxiliará. É um amigo que Deus, em sua infinita bondade, colocou ao nosso lado para nos auxiliar a seguirmos o caminho do bem.
Sétimo momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.
[Segundo Ciclo]