Forma do Espírito e do perispírito

         Objetivo: assimilar a importância do perispírito como intermediário entre o corpo físico e o Espírito, sentindo a sabedoria de Deus que criou esse corpo para vivermos no mundo espiritual, após a morte do corpo físico.

         Subsídios para o Evangelizador: O Livro dos Espíritos, questões 88 a 95, Livro dos Espíritos para infância e juventude, e páginas da internet: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/04/plano-de-aula-tema-espirito-e.html

         Primeiro momento: prece inicial.

         Segundo momento: apresentar aos evangelizandos a gravura da Laurinha e contar-lhes a história:
         Essa é a Laurinha (o desenho deve ser duplo, um sobreposto ao outro, colado com uma fita durex, onde o primeiro corpo do desenho – que é o corpo material (ou físico) é papel – e o segundo corpo, o corpo espiritual – que é o perispírito, é de plástico - esse será descolado durante a história).
         Laurinha participa da evangelização espírita durante os sábados. Ela tem 8 anos e, além de participar da evangelização, estuda na escola, está no 2º ano. Ela tem um cachorrinho e um gatinho, e cuida muito bem do seu corpo físico porque ela sabe que o corpo é um presente de Deus.
         Quando Laurinha vai dormir, o corpo dela fica na cama quentinha, e ela em Espírito deixa o corpo (descolar um desenho do outro, e segurar na mão o ‘Espírito’ – de plástico – da Laurinha). O Espírito passeia, estuda, visita as pessoas que já estão no mundo espiritual, e de manhã cedo, volta para o corpo físico, se levanta e vai para mais um dia de estudo na sua escola.
         Mas o Espírito da Laurinha parece estar ‘colado’ com alguma coisa no corpinho dela (mostrar aos evangelizandos que um desenho está colado no outro com um durex). O corpo físico se liga ao períspirito por meio de um fio prateado (que representa o cordão de prata). Falar que o nosso corpinho é igual ao da Laurinha, que todos nós temos Espírito e corpo, e para colar um no outro, temos o perispírito, (que é o Durex) e o cordão de prata também.

         Terceiro momento: desenvolvimento do tema com ilustrações:
         O homem reencarnado é composto de três partes distintas:
         1. Espírito – É uma chama, um clarão com a cor que varia de acordo com a pureza do Espírito. É o ser inteligente que existia antes do corpo físico e que continua a existir depois dele. Não podemos vê-lo, pois não tem forma definida. Ele se manifesta através do corpo espiritual ou perispírito.
         O Universo é povoado de Espíritos. Nem todos os Espíritos desencarnados vão a toda parte, há regiões que os menos adiantados não alcançam. Eles podem estar em muitos lugares ao mesmo tempo (como o sol que irradia luz em todos os sentidos, sem se dividir).
         Somos criados simples e ignorantes e, através dos pensamentos e ações, vamos adquirindo conhecimento e evoluindo.
         Todos evoluem, alguns mais rápido, outros com mais dificuldade, e demoram mais tempo.

         2. Perispírito – É um corpo espiritual, envoltório do Espírito ou corpo de substância vaporosa (para nossos olhos) que envolve o Espírito, como uma capa ou um revestimento. Pode elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira na velocidade do pensamento e atravessar paredes e objetos. Tem a forma que quisermos e pode se tornar visível e ser tocado.
         O cordão de prata liga o perispírito ao corpo físico. Esse cordão pode se esticar, permitindo que o Espírito se afaste, e somente os reencarnados na matéria o possuem. O perispírito é o elo de ligação entre o Espírito e a matéria.

         3. Corpo físico – É o corpo material ao qual o Espírito fica ligado durante toda a sua reencarnação. Nosso corpo é um presente de Deus para a evolução do Espírito. Depois que acordamos, guardamos algumas lembranças do que experimentamos durante o sono. Essas lembranças são os sonhos. Se acordamos alegres ou tristes, calmos ou preocupados, pode ser em consequência de encontros realizados durante o sono.
         Então, enquanto o corpo físico descansa, o Espírito pode se libertar parcialmente do seu corpo. O Espírito aproveita estes momentos para:
         *passear pelo espaço;
         *trabalhar e estudar no mundo espiritual;
         *comunicar-se com outros Espíritos;
         *encontrar seu Espírito Protetor.

      Quarto momento: cada evangelizando confeccionará bonecos com corpo físico (papel pardo), perispírito (papel branco), espírito (plástico). Cada um se desenhará no papel, representando a sua individualidade.

       Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.




[Segundo Ciclo]