Objetivo: apresentar as diversas ordens dos Espíritos, classificando-os em três: puros, bons e imperfeitos.
Subsídios: Questão 110 de O Livro dos Espíritos; O Livro dos Espíritos para infância e juventude, vol. 1, pg. 16 e 17; e na aula baseada em uma aula do site: Educação Espírita Infantil e Juvenil.
Primeiro momento: prece inicial.
Segundo momento: conversa explicativa.
Nem todos os Espíritos são iguais, há uma escala espírita. Podemos dizer que eles são: puros, bons e imperfeitos. Conversa tem como base O livro dos Espíritos para infância e juventude, vol. 1, pg. 16 e 17.
Terceiro momento: atividade. Deixar sobre a mesa papéis com várias características das diferentes ordens de Espíritos. Depois pedir para cada evangelizando pegar uma característica e colocar no cartaz, conforme a definição dos Espíritos puros, bons e imperfeitos.
Características previamente impressas:
Espíritos Imperfeitos
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Predomínio da matéria sobre o Espírito.
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Propensão ao mal; têm a intuição de Deus, mas não o compreendem;
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Apresentam ideias pouco elevadas.
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O mal é o objeto de suas preocupações.
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Sua linguagem é grosseira e revela a baixeza de suas inclinações.
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São Espíritos ignorantes e inconsequentes.
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Espíritos mais maliciosos do que propriamente maus, linguagem alegre, irônica e superficial.
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Possuem grande conhecimento, mas julgam saber mais do que sabem.
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Sua linguagem tem caráter sério, misturando verdades com suas próprias paixões e preconceitos.
ü
Apegados às coisas do mundo.
Espíritos Bons:
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Predomínio do Espírito sobre a matéria.
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Desejo do bem.
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Compreendem Deus e o infinito, mas ainda terão de passar por provas.
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Alguns Espíritos possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade.
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Os Espíritos mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais.
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A bondade é a qualidade dominante destes Espíritos.
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Têm amplitude de conhecimentos aplicados em benefício dos semelhantes.
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Possuem elevadas qualidades morais e capacidade intelectual que lhes permitem analisar com precisão os homens e as coisas.
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Reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade.
Espíritos Puros:
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Não sofrem nenhuma influência da matéria.
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Possuem superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.
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Espíritos que a compõe percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria.
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Espíritos que alcançaram a soma da perfeição possível, e não têm mais que sofrer provas nem expiações. Não estão mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis.
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Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material.
Quarto momento: vivência. Colocar sobre a mesa duas jarras, uma contendo água pura e outra água com limão. Cada evangelizando provará das duas águas.
Questionar:
- Qual água é mais agradável, qual vocês gostaram mais?
Fazer um comparativo:
Água pura - Bons Espíritos.
Água com limão - Espíritos imperfeitos.
Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.
Subsídios ao evangelizador:
Diferentes ordens de Espíritos: escala espírita e progressão dos Espíritos.
Existem entre os Espíritos diferentes ordens, de acordo com o grau de perfeição que tenham alcançado. Esse grau de perfeição pode ser maior ou menor, dependendo das qualidades que os Espíritos já adquiriram e das imperfeições de que ainda não se despojaram.
Como não há linhas de demarcação definidas entre essas diferentes ordens, o seu número é ilimitado, podendo ser aumentado ou diminuído, conforme o critério adotado.
Considerando-se, todavia, os caracteres gerais dos Espíritos, pode-se classificá-los em três ordens principais, a saber:
Primeira Ordem: Espíritos Puros - os que já chegaram à perfeição;
Segunda Ordem: Bons Espíritos - aqueles nos quais o desejo do bem é predominante;
Terceira Ordem: Espíritos Imperfeitos - aqueles em que predomina a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o progresso.
Esta classificação geral pode desdobrar-se em nuances que variam ao infinito. Existem, contudo, caracteres bem definidos que permitem agrupar os Espíritos de acordo com suas tendências e aptidões, constituindo-se numa escala ou num quadro que, no dizer do Codificador, (...) é, de certo modo, a chave da ciência espírita, porquanto só ele pode explicar as anomalias que as comunicações apresentam, esclarecendo-nos acerca das desigualdades intelectuais e morais dos Espíritos. (...)
Com base nessas considerações, Kardec subdividiu as três ordens supracitadas em dez classes, como segue:
Terceira Ordem: Espíritos Imperfeitos
Caracteres Gerais: Predomínio da matéria sobre o Espírito; propensão ao mal; têm a intuição de Deus, mas não o compreendem; apresentam ideias pouco elevadas.
Esta ordem apresenta cinco classes principais:
Décima Classe: Espíritos Impuros: o mal é o objeto de suas preocupações; sua linguagem é grosseira e revela a baixeza de suas inclinações;
Nona Classe: Espíritos Levianos: são ignorantes e inconsequentes, mais maliciosos do que propriamente maus, linguagem alegre, irônica e superficial;
Oitava Classe: Espíritos Pseudo-sábios: possuem grande conhecimento, mas julgam saber mais do que sabem; sua linguagem tem caráter sério, misturando verdades com suas próprias paixões e preconceitos;
Sétima Classe: Espíritos Neutros: apegados às coisas do mundo, não são bons o suficiente para praticarem o bem, nem maus o bastante para fazerem o mal;
Sexta Classe: Espíritos Batedores e Perturbadores: podem pertencer a todas as classes da Terceira Ordem; sua presença manifesta-se por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas e deslocamento de corpos sólidos; são agentes dos elementos do globo; deles se servem os Espíritos Superiores para produzir esses fenômenos físicos do planeta.
Segunda Ordem: Bons Espíritos
Caracteres Gerais: predomínio do Espírito sobre a matéria; desejo do bem; compreendem Deus e o infinito, mas ainda terão de passar por provas; uns possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais.
Esta ordem apresenta quatro classes principais:
Quinta Classe: Espíritos Benévolos: seu progresso realizou-se mais no sentido moral do que no intelectual; a bondade é a qualidade dominante;
Quarta Classe: Espíritos Sábios: amplitude de conhecimentos aplicados em benefício dos semelhantes; têm mais aptidão para as questões científicas do que para as morais;
Terceira Classe: Espíritos de Sabedoria: elevadas qualidades morais e capacidade intelectual que lhes permitem analisar com precisão os homens e as coisas;
Segunda Classe: Espíritos Superiores: reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade; buscam comunicar-se com os que aspiram à verdade; encarnam-se na Terra apenas em missão de progresso e caracterizam o tipo de perfeição a que podemos aspirar neste mundo.
Primeira Ordem: Espíritos Puros
Caracteres Gerais: Nenhuma influência da matéria; superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.
Esta ordem apresenta apenas uma única classe:
Primeira Classe: Classe Única: - Os Espíritos que a compõe percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma da perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.
Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. (...).