Objetivo: lembrar a todos da existência do Mestre e amigo Jesus, que veio à Terra nos trazer ensinamentos preciosos. Ressaltar a bondade do Mestre e que sempre podemos contar com ele. Esta aula pode ter a presença dos pais (devem ser convidados previamente – por meio de bilhete ou mensagem de aplicativo), para que eles conheçam a história do nascimento de Jesus e tenham uma pequena ideia do que vem sendo estudado (e como é a dinâmica dos encontros de evangelização).
Prece inicial
Primeiro momento: retomada da aula anterior, falando de Moisés, qual sua missão. Ele veio preparar as pessoas para a vinda de Jesus.
Segundo momento: história utilizando bonecos:
O nascimento de Jesus
Há mais de 2000 anos atrás, veio à Terra um ser muito evoluído e de muita luz, ele tinha como missão nos trazer ensinamentos para nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes. Ele veio nos deixar uma importante mensagem de paz, amor, perdão e amizade. Todos somos filhos de Deus, nosso Pai Maior. Jesus também é filho de Deus, e podemos dizer que ele é como um “irmão mais velho”, que veio orientar sobre como devemos nos comportar para sermos felizes.
Os pais de Jesus eram José e Maria. José era carpinteiro e Maria cuidava do lar, era uma jovem muito bondosa. Um dia, um Espírito Celeste falou para Maria: Jesus vai nascer! Jesus vai nascer! E Jesus foi crescendo, dentro da barriga de Maria. Quando estava perto dEle nascer, Maria e José tiveram que fazer uma viagem! Deveriam ir para Belém.
E assim eles foram, Maria no Burrinho e José. Andaram muito até chegar em Belém. (Colocar ou cantar a música A caminho de Belém) Quando chegaram lá, (já estava quase na hora de Jesus nascer!) foram procurar um lugar para se hospedar, mas todos os lugares estavam cheios! Muitas pessoas também tinham que ir a Belém! José e Maria estavam preocupados, já estava quase anoitecendo! Então eles se abrigaram em uma gruta, que era utilizada por pastores para passar a noite e agasalhar os animais, como uma estrebaria.
Estava uma linda noite! Muitas estrelas brilhavam no céu! E sobre a gruta, havia um brilho muito forte! Muitos Espíritos celestes ali estavam auxiliando José, Maria e Jesus! E nessa noite tão linda e tão especial, nasceu Jesus! Maria vestiu o menino e arrumou a manjedoura (o lugar onde os animais se alimentam) para servir de bercinho para o bebê Jesus! E, nascendo em um lugar tão simples, Jesus nos ensina uma das suas maiores lições: a humildade!
A humildade é a chave de todas as virtudes! Não se sabe exatamente o dia em que Jesus nasceu, mas seu nascimento é comemorado sempre no dia 25 de dezembro de cada ano. Jesus recebeu visitas naquela noite! Os pastores foram visitá-lo. Ele também recebeu a visita de uns magos, que vieram do Oriente. Os magos não eram reis, mas sim estudiosos das ciências da época e que sabiam que nasceria um Mestre espiritual. Presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Um Espírito apareceu para os Pastores e convidou-os a visitar Jesus!
E hoje, também um Espírito nos convida: Venham! Nasceu Jesus! O enviado de Deus para nos ensinar a amar! Que alegria! Jesus é o grande amigo de todos nós, é sábio e bondoso, e é o maior Mestre que existiu, pois viveu o que ensinou e sua mensagem de amor permanece através dos séculos. Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho!!! Colocar a música “Jesus Nasceu”.
Deixar tocando enquanto o bebê Jesus (boneco) passa para que todos os evangelizandos possam abraçá-lo.
E quando Jesus cresceu cumpriu aquilo que se esperava Dele. Desde pequeno já demonstrava muita inteligência e bondade. Ajudava em casa nos afazeres do lar e aprendeu a ser carpinteiro, a profissão de seu pai, como era a tradição da época. Quando cresceu viajou por toda Galileia espalhando os seus ensinamentos de amor.
Cantar a música “O homem” de Roberto Carlos.
Terceiro momento - vivência: Assim como os magos levaram presentes para Jesus, nós também podemos presenteá-lo! Vocês sabem como? Sempre que praticamos os seus ensinamentos, auxiliamos um irmão necessitado, fazemos uma prece... estamos presenteando Jesus.
Distribuir para cada evangelizando uma caixinha em forma de presente. Dentro da caixa terá escrito uma virtude que eles deverão tentar exercitar durante a semana. Ex.: caridade, bondade, gentileza, amor, compaixão, perdão, humildade, fé...
Quarto momento - socialização: Abraço a Jesus. Colocar a música com este título e pedir que ouçam antes da prece.
Quinto momento - momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.
Pela estrada de Nazaré
Viajavam um burrinho, Maria e José
Pela estrada de Nazaré
Viajavam um burrinho, Maria e José
Dá prá ouvir o trotar do cavalinho
Carregando Maria com carinho
Dá prá sentir como é doce a emoção
De quem na vida ajuda seu irmão
E pela estrada empoeirada
Eles caminham sem parar
E o bom José sempre guiando
O burrinho a galopar
Chegou Belém...
Maria agora pode parar prá descansar
E foi ali numa casinha que se chama estrebaria
Que a história aconteceu
Enchendo o mundo de alegria
Foi tanta luz, foi tanta luz...
E tão feliz nasceu Jesus!!!