Pluralidade dos mundos 02

         Objetivo: explicar sobre os muitos mundos criados por Deus e a escala dos mundoso.

       Subsídios ao evangelizador: Questões 55 a 58 de O Livro dos Espíritos; O Livro dos Espíritos para infância e juventude – volume 1 (Allan Kardec); Prática Pedagógica da Evangelização, volume 1, Walter Oliveira Alves.

         Materiais: sistema Solar e figuras que representam as várias categorias de mundos habitados.

         Primeiro momento: prece inicial

         Segundo momento: usar nosso planetário, uma sombrinha com os planetas pendurados. Usar uma lanterna com efeitos luminosos.
         - Questionar:
         - Existe vida fora da Terra?
         - Em qual destes planetas vocês acham que existe vida?
         - Como são esses habitantes?

         Esclarecer alguns pontos comprovados pela ciência:
         - Apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol.
       - Há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis.

         Terceiro momento: apresentação de cartazes (em esferas de isopor), cada um representando um mundo, explicar suas características.
         a) Mundos Primitivos: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais. A Terra já foi um mundo primitivo. Destinados às primeiras reencarnações da alma humana onde a vida é toda material. Utilizam-se principalmente de instintos, não tendo desenvolvido a benevolência, nem sabem separar o justo do injusto. A força bruta é a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, os seres passam a vida em busca de alimentos.

         b) Mundos de Provas e Expiações: nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc, ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria, ainda domina o mal. Os Espíritos colhem os resultados de seus erros, predominando o mal porque há, ainda, muita ignorância. Os Espíritos possuem grande imperfeição moral. Neste tipo de Mundo, os Espíritos lutam, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da natureza, desenvolvendo as qualidades do coração e a inteligência.

         c) Mundos de Regeneração: são mundos onde os Espíritos já atingiram um mais alto grau de evolução, havendo, por isto mesmo, um ambiente de mais paz e entendimento entre os seus habitantes. Mundos onde virtudes e defeitos se mesclam, alternando momentos alegres e felizes com horas de amargura e sofrimento, onde o bem sobrepuja o mal. São mundos de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. Nestes mundos, os seres ainda se acham sujeitos às leis que regem a matéria, mas todos conhecem as leis de Deus e tentam cumpri-las. Os Espíritos superaram as paixões, o orgulho, a inveja e o ódio. Não existe a felicidade plena, mas um início de felicidade.

        d) Mundos Felizes: onde se vive num ambiente de amor e fraternidade, evidenciando-se, ali, todas as virtudes. Mundos onde há mais bem do que mal. Não há senhores, nem escravos. Só a superioridade moral e intelectual estabelece diferença entre os seres. Um laço de amor e fraternidade une os seres. Todos têm o necessário para viver, ninguém se acha em expiação (colhendo resultado de seus erros). Os seres buscam a perfeição espiritual, a fim de se tornarem Espíritos puros.

        e) Mundos Celestes ou Divinos: habitações de espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. Mundos onde só há o bem. Os Espíritos não estão mais sujeitos à encarnação em corpos perecíveis. Mundos onde habitam Espíritos puros. É o destino de todos os Espíritos, a ser conquistado através da evolução espiritual.

        Quarto momento: Quiz - nome dado a um jogo ou desporto mental no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas. Em alguns contextos, a palavra também é utilizada como sinônimo de teste informal para a avaliação de aquisição de conhecimentos ou capacidades em ambientes de aprendizagem.

         Que mundo pertenço?

         Questão 1
         - Mundos onde só há o bem; Os Espíritos não estão mais sujeitos à encarnação em corpos perecíveis. Destino de todos os Espíritos, a ser conquistado através da evolução espiritual.

         Questão 2
         - Nestes mundos, os seres ainda se acham sujeitos às leis que regem a matéria, mas todos conhecem as leis de Deus e tentam cumpri-las; Os Espíritos superaram as paixões, o orgulho, a inveja e o ódio; Não existe a felicidade plena, mas um início de felicidade.

         Questão 3
         - Os Espíritos realizam suas primeiras experiências no plano material; Utilizam-se principalmente de instintos, não tendo desenvolvido a benevolência, nem sabem separar o justo do injusto. A força bruta é a única lei.

         Questão 4
         - Os Espíritos colhem os resultados de seus erros, predominando o mal porque há, ainda, muita ignorância. Os Espíritos possuem grande imperfeição moral. Os seres encarnados têm a oportunidade de apagar o mal que realizaram através de boas atitudes.

         Questão 5
         - Mundos onde há mais bem do que mal. Só a superioridade moral e intelectual estabelece diferença entre os seres. Um laço de amor e fraternidade une os seres; Todos têm o necessário para viver, ninguém se acha em expiação (colhendo resultado de seus erros).

         Quinto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.




[Segundo Ciclo]