Queridos evangelizadores,

         Vamos incluir nesse espaço as dúvidas que forem surgindo em nossas aulas, bem como questões e assuntos interessantes que foram indagados por evangelizandos e que tivemos que pesquisar para responder. É importante sermos sinceros quando não sabemos a resposta e nunca ficar no “achometro”. O ideal é pesquisar a resposta, e trazê-la na próxima aula, retomando o assunto.

  Quantas vezes Jesus reencarnou?


         Jesus esteve encarnado na Terra apenas uma vez. Ele é um espírito superior, o governador da Terra, e acompanha e auxilia os que aqui reencarnam desde a formação do planeta. Jesus é um espírito que, como todos os espíritos, foi criado por Deus simples e em ignorância. Reencarnou diversas vezes em outros planetas, a fim de alcançar a perfeição relativa.
         Sua vinda à Terra foi tão significativa que o tempo (calendário) se divide entre antes e depois de sua encarnação. Sua mensagem atravessa os tempos, sendo Jesus “o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo.” (O Livro dos Espíritos, questão 625)

  Maria, mãe de Jesus, era virgem quando Jesus nasceu? Jesus era filho do Espírito Santo?


         Jesus foi concebido como todos os bebês o são: através de uma relação sexual entre um homem e uma mulher. Jesus era filho de Maria e José. Maria e José tiveram relacionamento sexual e Maria ficou grávida. O bebê (Jesus) cresceu em sua barriga e nasceu de parto normal (naquela época não havia cesariana).

         (...) Primeiramente, foi feita pelo plano espiritual uma aproximação perispiritual entre Jesus e Maria, preparando a concepção física que, depois, se processaria de modo natural. Nisso consistiu a ação do "Espírito Santo" e por isso o anjo pôde anunciar antecipadamente a Maria que, em breve, seria mãe e qual a categoria do espírito que iria receber como filho. Depois, a concepção física teria ocorrido de forma natural, na coabitação entre Maria e José.

         Trecho extraído do livro Estudos Espíritas do Evangelho (Terezinha Oliveira – Editora EME), capítulo Jesus, O Cristo de Deus - I.

         Sugestões para pesquisa: Estudos Espíritas do Evangelho (Terezinha Oliveira – Editora EME), capítulo Jesus, O Cristo de Deus -I; e Paz na Terra (Richard Simonetti - Editora CEAC), capítulo A Virgindade de Maria; A Gênese, de Allan Kardec, cap. XIV, item 36 e seguintes; cap. XV, item 2 e 64 a 67.

  Se as bebidas de álcool não fazem bem ao nosso corpo físico, porque Jesus bebia vinho?


         Jesus falava por parábolas. Usava simbolismos e as situações do cotidiano como os peixes, a pesca, o vinho, as videiras, as noivas.Quando ele falou em partir o pão, significava que ele dividia a vida e os ensinamentos com os apóstolos e seus seguidores. Quando se referia ao vinho, representava o sangue que seria derramado porque ele sabia que as pessoas não entenderiam a sua mensagem e o condenariam à morte.

         Mas ele poderia referir-se ao vinho e não bebê-lo, pois as pessoas naquela época não sabiam o quanto as bebidas alcoólicas fazem mal à saúde (era um povo atrasado em conhecimento – ex: não sabiam que temos que comer frutas e verduras, que temos que fazer exercícios físicos).

         Alguns fatos não foram bem esclarecidos, ou foram confundidos com o passar do tempo. O importante não são os fatos e sim os ensinamentos de Jesus.

         Quando Jesus saciou a sede do povo não deve ter sido com vinho, até porque o vinho dá mais sede. Jesus saciou a sede do povo com a sua mensagem de amor, o seu magnetismo (estar na presença de Jesus é algo inexplicável).

         Apenas um dos apóstolos se refere à passagem da transformação da água em vinho. Alguns acreditam que pode ser uma parábola e quando dizem:

         Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora. Significa que o “vinho bom guardado até agora” são os ensinamentos de Jesus (superiores aos recebidos anteriormente, por meio de Moisés que seria simbolicamente o vinho de pior qualidade). Até mesmo porque, e sem querer desmerecê-la, a humanidade daquela época não estava preparada para receber vinho de melhor qualidade.

         Fonte: A Gênese, capítulo XV, Os Milagres do Evangelho, itens 47 e 48.

  O que significa Mestre, discípulo e apóstolo?


         Mestre é aquele que pode ensinar a outros, porque tem maior sabedoria.

         Discípulo é quem aprende com o Mestre, que procura agir de acordo com o que aprendeu.

         Apóstolo é aquele que divulga uma ideia ou doutrina. Do grego “enviado”.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Os seguidores de Jesus.

  Como era Jesus fisicamente?


         Os evangelistas não descreveram Jesus fisicamente, e os relatos históricos também não descrevem o corpo de Jesus. Apenas Lucas, em seu evangelho, diz que Jesus começou a pregar quando tinha 30 anos. O Senador Públio Lentulus, em carta ao Imperador Tibério Cezar, relata que Jesus era um homem belo, olhar expressivo, cabelos castanho claro e longos, rosto alongado, usava barba. A aparência física de Jesus não é importante, poderia ter sido loiro, moreno, com cabelos compridos, o que importa é a sua mensagem.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Jesus, o Cristo de Deus - II

         Para ver o teor da Carta de Públio Lentulus ao Imperador Tibério Cezar clique aqui

  Em que lugar, ano, mês e dia Jesus nasceu?


         Os pais de Jesus moravam em Nazaré, mas como houve um censo, e cada família deveria se alistar na cidade de origem do pai. A família de José era de Belém.

         Jesus nasceu entre 8 anos antes e 4 anos depois do ano zero – com base no ano em que houve o censo e o aparecimento de fenômenos que pudessem dar origem à estrela que anunciou o nascimento de Jesus.

         Jesus não nasceu em dezembro, porque entre dezembro e fevereiro é muito frio, e por isso não há pastores no campo. No local onde Jesus nasceu faz dois graus negativos nessa época.

         O Mestre provavelmente nasceu em setembro ou outubro e não em 25 de dezembro. Essa data foi fixada pelo Papa Pio I, no ano de 360 d.C para substituir festas pagãs que aconteciam em dezembro.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Jesus, o Cristo de Deus - II

  Que língua Jesus falava?


         Jesus devia falar em aramaico (falado por todos os povos da Palestina) ou em hebraico popular.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Jesus, o Cristo de Deus - II

  Jesus sabia ler e escrever? Em que escola estudou?


         Ele sabia ler e escrever, porque João conta em uma passagem que “Jesus inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”.

         Não fez estudos especiais, provavelmente aprendeu a ler e a escrever em casa, pois não havia escolas como existem hoje. É um Espírito evoluído, tendo o amor e a sabedoria como conquistas eternas.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Jesus, o Cristo de Deus - II

  Como Jesus era chamado?


         Jesus = Jeová é a salvação. Jesus era um nome bastante comum naquela época.

         Cristo = ungido – que tem autoridade (em grego) e o mesmo que Messias (em hebraico).

         Rabi = doutor ou mestre em coisas espirituais. Era chamado assim pelos discípulos, apóstolos e pelo povo, que reconhecia Jesus com autoridade espiritual para ensinar.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Jesus, o Cristo de Deus - II

  Quantos eram os apóstolos? Quais os seus nomes?


         Eram em número de doze: André (filho de Jonas), Bartolomeu (conhecido por Natanael), Filipe, João (filho de Zebedeu), Judas (Iscariote), Mateus (Levi, filho de Alfeu), Simão Pedro (filho de Jonas), Simão (Zelote ou Cananeu), Tadeu (Judas), Tiago (filho de Zebedeu, chamado Maior por ter nos relatos evangélicos maior destaque), Tiago (filho de Alfeu, chamado Menor para se distinguir do outro) e Tomé.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Os seguidores de Jesus.

  Como os espíritas consideram Jesus?


         Como modelo e guia – o mestre, conforme a questão 625 de O Livro dos Espíritos.

  O que significa o termo cristão?


         Era um termo utilizado para designar os seguidores do Cristo. Surgiu na Antioquia, em 43 d. C e era usado de forma negativa (pejorativa), pelos inimigos de Jesus. Na sua origem era um apelido depreciativo, uma forma de zombar daqueles que tinham fé em Jesus Cristo.

         Fonte consultada: Estudos Espíritas do Evangelho, de Therezinha Oliveira, Editora EME, capítulos Os seguidores de Jesus.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]